Vasco e Atlético-PR se enfrentam pela 1ª vez desde 2013, quando torcidas brigaram em Joinville

Sábado, 06/06/2015 - 08:58
comentário(s)

Até hoje, as imagens da briga generalizada entre torcedores de Vasco e Atlético Paranaense, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, chocam o país. Na época, correram o mundo e envergonharam o futebol. Neste sábado, às 22h, na Arena da Baixada, os dois times se reencontram pela primeira vez desde a tarde sangrenta em Joinville. Pouco mudou desde então.

A promessa de paz, por exemplo, é recorrente. Integrantes da Força Jovem Vasco e da Fanáticos do Atlético Paranaense, por intermédio da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg), chegaram a esquematizar uma ação conjunta antes da partida desta noite, como forma de simbolizar o hasteamento da bandeira branca entre as partes.

Entretanto, a polícia militar do Paraná não quis pagar para ver e comunicou à organizada vascaína que ela não poderá assistir à partida e nem sequer entrar na cidade hoje, como forma de evitar qualquer novo confronto entre as partes.

A proibição vale apenas para a FJV. As outras torcidas organizadas do Vasco estão liberadas para acompanhar a partida. Quem se dispor a ir, não deverá ter escolta da polícia. João Fiorentini, tenente-coronel da PM do Rio e comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), afirmou que o procedimento só é feito quando há uma solicitação por parte da torcida visitante. Segundo ele, até ontem, nenhuma facção havia entrado em contato em busca de proteção para ir à Arena da Baixada.

Um ano e sete meses depois do episódio, todos os envolvidos respondem a processo em liberdade. Os apelos para que penas pesadas fossem aplicadas não foram atendidos. Em fevereiro passado, 14 réus tiveram as acusações de formação de quadrilha e dano ao patrimônio público suspensas pelo Ministério Público de Santa Catarina, por falta de provas. Os envolvidos seguem sendo acusados pelos crimes de promover tumulto, praticar ou incitar a violência.

No Rio, depois da confusão em Joinville a principal torcida organizada do Vasco já se envolveu em outros episódios de violência. Em 2014, um problema na noite da final do Campeonato Estadual, nos arredores do Estádio Nílton Santos, fez com que a torcida tivesse ampliada o período de proibição de ida aos estádios. Este ano, um conflito com torcedores do Fluminense acabou na prisão de 99 pessoas.

Fonte: Extra Online