Titular do gol do Vasco neste sábado, Charles é elogiado por Raul Plassmann, coordenador das divisões de base do Cruzeiro

Sábado, 06/06/2015 - 09:22
comentário(s)

De anônimo a solução emergencial. Atualmente considerado o terceiro goleiro do Vasco, o jovem Charles, de uma hora para outra, viu cair em seu colo a chance de ser titular pela primeira vez como profissional. Escolhido pelo técnico Doriva para ser o camisa 1 contra o Atlético-PR, neste sábado, na Arena da Baixada (PR), ele compensa sua inexperiência com um currículo de respeito na base, onde foi campeão sul-americano com a Seleção Brasileira sub-17 e disputou uma Copa do Mundo na categoria. Além disso, conta com o aval de um ícone da posição no futebol brasileiro.

Raul Plassmann, que foi campeão mundial com o Flamengo em 1981, o conhece desde novo do Cruzeiro, clube onde hoje é coordenador das divisões inferiores e que revelou o agora vascaíno.

"Ele é um campeão sul-americano. Esteve na seleção e sempre foi um bom goleiro. É muito rápido e tem certa experiência porque jogou vários torneios na Europa. Tecnicamente muito bom", elogiou o ex-goleiro.

Embora tenha uma trajetória vencedora na base, Charles não conseguiu se profissionalizar no Cruzeiro. Após o destaque na Seleção sub-17, perdeu espaço para seus companheiros da Raposa, o que culminou com sua transferência para o Vasco em janeiro do ano passado, ainda como júnior.

"Na época tínhamos três goleiros, sendo que um inclusive está na Seleção, o Georgemy, que tem 1,99m. Depois veio outro goleiro do Londrina para base, o Allan. Então ficamos cheios de goleiros. Para não prejudicar o menino, acabamos liberando-o, pois não adianta ficar com quatro goleiros e não ficar nem na reserva. Ele saiu por causa disso e também por questão de contratos, valores... Mas é um goleiro muito bom", disse Raul, sem entrar em detalhes.

A titularidade de Charles neste sábado se dá em função dos desfalques do dono da posição, Martín Silva, e de seu substituto imediato, Jordi. O primeiro está servindo a seleção do Uruguai, enquanto o segundo foi expulso no jogo da última quarta-feira, contra a Ponte Preta, em São Januário. Na ocasião, o ex-cruzeirense estreou em partidas oficiais, num duelo onde nada deu certo para o Cruzmaltino: ele levou dois gols e a equipe perdeu por 3 a 0.

"Para tudo na vida é preciso uma boa dose de sorte. Não adianta ser um bom goleiro e ser azarado. Se depender somente da técnica dele, vai se dar muito bem. Tem tudo para fazer um bom jogo contra o Atlético-PR e seguir bem na carreira", avaliou Raul Plassmann.

Ainda na base da Raposa, Charles se caracterizou por ser um pegador de pênaltis. Campeão brasileiro sub-20, ele chamou atenção ao defender duas penalidades contra o Fluminense na Copa São Paulo de juniores de 2013.

Plano "B" era ser locutor de rodeio

Com uma voz imponente, incapaz de passar despercebida pelos zagueiros, o goleiro tinha como plano "B", caso não desse certo no futebol, ser locutor de rodeios.

"Eu tinha um plano B. Se não desse certo no futebol, eu ia tentar ser locutor de rodeio. Falam que minha voz é muito grossa. Sempre tem que ter um segundo plano na vida, e o meu era ser locutor de rodeio", revelou à TV Globo em 2012.



Fonte: UOL