Jogadas de bola parada vêm sendo origem dos gols do Vasco no Estadual

Quinta-feira, 19/02/2015 - 10:33
comentário(s)

Mais da metade dos gols do Vasco no Campeonato Carioca saíram em jogadas de bola parada. Foram cinco em nove marcados no estadual. Nos últimos três jogos, dos cinco tentos vascaínos, apenas dois deles não saíram de faltas e escanteios. Foram as bolas paradas que deram a vitória sobre o Macaé (3 a 0) e um empate sofrido contra o Barra Mansa - aliás, a bola do gol anulado de Marcinho também veio de uma cobrança de falta. A falta de criação de jogadas preocupa o técnico Doriva. Ele disse que a equipe não repete nos jogos as jogadas que estão sendo treinadas no dia a dia de atividades no clube.

Sem meia de criação e com dois volantes mais presos - Lucas, anteriormente, Guiñazu e Serginho avançam pouco -, o técnico apostou no início em um quarteto veloz e com muita movimentação. Montoya, Marcinho e Bernardo tentavam alimentar um inquieto e improvisado Rafael Silva na frente. No último jogo, contra o Barra Mansa, ele deixou o time para a entrada de Thalles, mas a produtividade da equipe pouco mudou. O Vasco exagerou nas bolas aéreas - cruzou 22 bolas para cinco cabeçadas -, e só criou quatro chances reais de gol.

Montoya, principalmente, e Bernardo até tentam recuar um pouco mais para criar jogadas, mas as tentativas são quase sempre pelo meio, onde os times pequenos congestionam mais o espaço. Os dois armaram boas jogadas no primeiro tempo quando levantaram a cabeça e lançaram em profundidade nas laterais. Na primeira, Christiano dominou mal. Em seguida, Marcinho recebeu na ponta esquerda, driblou dois, mas perdeu a oportunidade.

- Nosso erro no primeiro tempo foi insistir em jogar por dentro. A alternativa era ir por fora, usar as ultrapassagens, ter mais contundência. Treinamos para jogar pelas beiradas e infelizmente não fizemos isso - disse o treinador, em discurso semelhante ao adotado após o empate contra o Tigres, pela terceira rodada.

No elenco, o treinador tem opções muito jovens. Os pratas da casa Guilherme e Matheus Índio não estão inscritos. A avaliação da comissão técnica é de que ainda não estão prontos para assumirem essa responsabilidade.

Sem Bernardo, expulso contra o Barra Mansa e ainda sem ter a certeza do retorno de Rodrigo, a arma da bola parada se enfraquece para o clássico contra o Fluminense. O técnico ainda busca alternativas dentro do elenco. Com Julio dos Santos e, por vezes, com Jhon Cley, Doriva vem ensaiando um jogador de estilo mais cadenciado à equipe. A ausência de Bernardo pode levar o treinador a experimentar um meia a mais ou voltar com Rafael Silva no ataque, ao lado de Thalles, com Marcinho recuando um pouco para armar as jogadas.

Confira abaixo a descrição dos gols marcados pelo Vasco no Carioca:

Cabofriense 0 x 2 Vasco - primeiro gol em passe de Montoya para Bernardo; segundo gol em jogada de Jhon Cley, ajeitada de Jean Patrick e chute de Marcinho.

Vasco 2 x 0 Madureira - primeiro gol passe de Montoya para Bernardo; segundo gol, escanteio cobrado por Bernardo e cabeçada de Marcinho (bola parada).

Tigres 1 x 1 Vasco - gol marcado em jogada individual de Rafael Silva.

Vasco 3 x 0 Macaé - primeiro gol em cobrança de falta de Bernardo; segundo gol em rebote de escanteio, marcado por Montoya; terceiro gol em cobrança de falta de Rodrigo.

Vasco 1 x 1 Barra Mansa - gol de Rafael Silva em desvio de cobrança de falta de Bernardo.

Fonte: GloboEsporte.com