Juniores: Mateus Pet evita comparações com Petkovic e se espelha em Philippe Coutinho

Terça-feira, 13/01/2015 - 12:49
comentário(s)

Quando o meio-campo Mateus chegou ao Vasco em 2004, seu jeito de bater na bola e seu aspecto físico lembraram na hora um craque do Gigante da Colina: o sérvio Dejan Petkovic. A semelhança lhe rendeu o apelido Mateus Pet, que lhe acompanha até hoje. O problema é que o tempo passou e o ex-jogador virou ídolo do rival Flamengo.

Com 16 anos atualmente, o atleta tenta evitar as comparações com Pet e se espelha em outro jogador que se destacou de forma precoce na base do Vasco: Philippe Coutinho. Em 2009, Coutinho foi promovido ao profissional do cruz-maltino também com 16 anos. No ano seguinte, foi vendido à Internazionale de Milão e, hoje, defende o Liverpool, além de ter sido convocado recentemente para a seleção brasileira.

- Disputar a Copa São Paulo é importante para pegar experiência. Temos que mostrar serviço. Com 16 anos dá, sim, para subir ao profissional. Não acho cedo. Já conhecemos jogadores que assim que tiveram chance e vingaram, como Philippe Coutinho, que veio do Vasco, e Neymar - disse o jogador por telefone.

Ser apelidado de Pet é uma honra para Mateus, que considera ter um estilo de jogo semelhante, principalmente por treinar muitas cobranças de falta. Mas os torcedores do Vasco também se lembram que um dos gols mais marcantes da carreira do Pet foi pelo Flamengo na final do Campeonato Carioca de 2001, exatamente sobre o cruz-maltino.

- Cheguei no Vasco de 2004 para 2005. Me falaram que eu era muito parecido com o Pet. Alguns vascaínos me criticam por conta disso. Eu tiro de letra as críticas, mas tento deixar de lado essa comparação. Também não ligo para essas críticas. É legal ser comparado. Mas ele é o Petkovic, alguém que já fez história. Eu estou em busca do meu espaço. Tenho que ser o Mateus - afirmou.

Força da base do Vasco

Primeiro lugar do grupo P da Copa São Paulo, com 12 gols feitos e nenhum sofrido, o sub-20 do Vasco teve a segunda melhor campanha da primeira fase. Mateus Pet, que já assinou contrato até 2017, afirma que o grupo tem uma motivação extra: o respaldo do presidente Eurico Miranda.

- O Eurico sempre frisou. O filho dele (Eurico Brandão, o Euriquinho) também quer diminuir espaço, a lacuna entre a base e o profissional, tornar esse processo o mais próximo possível para revelar mais jogadores. O sub-17 fez um ótimo carioca, não fechamos com chave de ouro porque fomos vice-campeões - finalizou.

Na segunda fase da Copinha, o Vasco encara o Cruzeiro. A partida será na quarta-feira, dia 14, às 16h (de Brasília), em Taubaté.



Fonte: GloboEsporte.com