Juniores: Vasco leva trio da Seleção Brasileira Sub-17 para Copa São Paulo

Sexta-feira, 02/01/2015 - 21:35
comentário(s)

Campeão da Copa São Paulo de juniores com a geração de Valdir, Leandro Ávila e Pimentel em 1992, o Vasco aposta numa fórmula antiga para a primeira competição disputada pela administração Eurico Miranda. Pouco depois de vencer as eleições, o novo presidente e sua diretoria modificaram quase tudo do futebol profissional à estrutura da base. Para treinar o sub-20, saiu o ex-atacante Sorato e entrou um antigo conhecido: Rodney Gonçalves, que trabalhou no clube entre 1998 e 2008. Era ele o treinador em 2007, quando o Vasco levou uma equipe com garotos promissores – Alex Teixeira, de 16 anos à época, estava inscrito, mas acabou não participando da Copinha para disputar o Sul-Americano com a seleção, mais Souza e Alan Kardec -, que foi eliminada na primeira fase na Copa São Paulo de juniores. Neste ano, a lista do Vasco, também bem jovem, traz destaques do cenário da base brasileira.

Autor de 26 gols em 2014 pela seleção brasileira, Evander, nascido em junho de 1998, é o caçula da turma, não deve ser titular, mas é praticamente um 12º jogador da equipe. Chegam também com 16 anos de idade e com a banca de convocados para a seleção sub-17 – que se apresenta para período de treinos logo após a Copinha - o lateral Alan e o meia Andrey. Matheus Pet, também nascido em 1998, é outro que vai ganhar a primeira oportunidade no torneio tradicional da base brasileira. Bruno Consendey, um dos jovens que podem subir ao profissional logo após a Copinha, é peça-chave no meio de campo.

Rodney, de 35 anos, que trabalhou na formação do trio de 2007 e conquistou títulos na base vascaína enfrentando Neymar, pelo Santos, com Phillipe Coutinho com a camisa do Vasco, destaca que há, evidentemente, uma diferença na "maturação física" de um time mais jovem que vai para a disputa da Copinha. Ele lembra que a formação dos garotos pode ser acelerada com a participação na Copinha um pouco mais precoce.

- Estamos levando uma equipe formada, em sua maioria, por atletas sub-18. Isso faz certa diferença, pois a força física nas categorias de base influencia no desempenho dos atletas. Mesmo sabendo disso, optamos pela escolha dessa equipe no intuito de aumentarmos o estímulo e o desenvolvimento destes jogadores para o futuro. Podemos ter uma desvantagem momentânea em relação à experiência, mas colheremos os frutos maiores em médio prazo. No momento atual do futebol, o quanto mais estimularmos o processo de desenvolvimento formativo do atleta, mais rápido eles estarão prontos para o profissional - aposta o treinador, sem descartar o título, apesar do grupo mais jovem.

De volta ao Vasco justamente para assumir a função de ponte entre as categorias inferiores e o profissional, Isaías Tinoco disse logo na apresentação que a ideia era “reabrir a fábrica de craques” do clube de São Januário. Ele lembra que a opção de levar jogadores mais jovens passa, evidentemente, pelas diretrizes do regulamento, que permite a inscrição de 25 jogadores nascidos entre 1995 e 1999, mas também se apoia nos casos de sucesso dos mais jovens convocados para seleções brasileiras.

- O regulamento não permite jogadores de 94 (nascido em 1994, que completariam 21 anos), então vamos aproveitar a força desses jogadores de 1995 a 1999 e levar alguns de destaque da seleção sub-17. É um time com muita capacidade e uma roupagem nova, diferenciada, para essa competição – aposta Isaías.

Na campanha de 2007, Alex Teixeira tinha apenas 16 anos, Souza e Alan Kardec, que iam completar 18 anos de idade no mês de janeiro, também jogaram numa campanha que terminou não sendo boa – o Vasco venceu uma e terminou em 3º lugar num grupo fraco com São José (SP), Tocantinópolis (TO) e Vitória (ES). Ao menos o torneio serviu para a primeira impressão sobre os garotos que, pouco depois, debaixo da pressão que terminou em rebaixamento num ano e retorno à Série A no outro, se tornariam indispensáveis ao time.

No amistoso de preparação para a Copinha, o time sub-20, com tempero sub-17, empatou com os profissionais do Tigres por 1 a 1, em São Januário. Evander, que começou no banco, fez o gol vascaíno de pênalti. O técnico Rodney Gonçalves escalou a equipe com Gabriel Félix, Richard, Ítalo, Kadu Fernandes e Márcio; Lucas Barboza, Bruno Cosendey, Andrey Ramos e Matheus Santana; Renato Kayzer e Daniel Pessoa.



Fonte: GloboEsporte.com