Confira a íntegra da entrevista coletiva de Joel Santana após Vasco 1 x 0 ABC

Sábado, 08/11/2014 - 19:33
comentário(s)

Vitória sofrida, casa cheia e mais três pontos da tabela. Apesar da atuação irregular, o Vasco deixou o Maracanã com motivos para comemorar. O triunfo por 1 a 0 sobre o ABC na tarde deste sábado (veja os melhores momentos no vídeo abaixo), gol de pênalti de Douglas, levou o Cruz-Maltino aos 59 pontos na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe se manteve na terceira posição, mas viu a vantagem sobre o quinto colocado (Atlético-GO) subir para seis pontos. Nas palavras do técnico Joel Santana, falta pouco para alcançar o objetivo de voltar à elite do futebol brasileiro. Mais precisamente duas vitórias.

- Jogo sofrido, difícil. Adversário difícil que nos eliminou da Copa do Brasil, difícil de ser batido. Jogo de sofrimento, forçamos e fizemos o gol. No segundo tempo eles jogaram por uma bola, e não demos oportunidades. Começaram agredindo com um cara grandão, depois com um cara de velocidade. De qualquer forma acho que a vitória foi boa em momento difícil. Estamos na nossa caminhada bem perto daquilo que queremos. Ainda não chegamos, mas estamos bem perto de chegar. Acho que com mais duas vitórias deve dar para garantir o acesso - disse Joel.

Após a vitória, o elenco vascaíno folga neste domingo e se reapresenta na próxima segunda-feira, no CFZ. O Vasco volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Ceará, às 16h20 (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza.

Confira a entrevista do treinador:

Reencontro com a vitória

É uma competição muito longa. Nosso time oscilou muito durante ela. Só dormiu na liderança uma vez, perdeu jogos infantis, tomou gols bobos... Quem chega como eu, há apenas dois meses, tem que conhecer muito bem o elenco e suas limitações. Temos exemplos fortes no futebol brasileiro. Falam muito sobre jogar para a frente e vem acontecendo certas coisas, não gosto de falar desgraças. É uma palavra muito forte. Prefiro dissabores. Seja na Libertadores, em Mundiais... Não quero nem falar da Copa do Mundo para não ficar pragmático. Tem um determinado momento que o time precisa vencer. O que marca é o resultado final. Eles souberam bloquear o jogo. Botamos o resultado, eles perderam um jogador expulso. Mesmo assim levaram perigo em duas oportunidades. É normal o relaxamento na postura e na marcação. Mas conseguimos vencer, fomos para 59 pontos e estamos perto de chegar na pontuação ideal. Faltam mais dois jogos em casa, dois fora de casa perigosos. Podemos definir o acesso em casa antes do último jogo. É o que estamos precisando.

Vila Nova e Icasa no Maracanã?

Não sou do marketing, não sei o que representou o lucro desse jogo para nós. Mas que estava bonito o Maracanã, estava. Quem não gosta de jogar assim? Com público grande, vibrando, cantando, às vezes até mesmo vaiando. O que passa com o torcedor se passa com o treinador. Todos queriam decidir o jogo logo, mas o gol não saia. Passa agonia de dentro para fora. Mas a festa foi bonita. Estávamos precisando disso. A torcida está de parabéns. Veio, acreditou e vencemos. Se a direção achar conveniente, seria ótimo.

Vitória para dar tranquilidade?

Desde que cheguei, não saímos do G-4. Oscilamos sim, mas no momento que achamos que o time iria disparar perdemos duas seguidas no Nordeste. Uma com gol no fim, outra jogando muito mal. Depois empatamos com o líder, um time que venceu hoje novamente e é muito perigoso. Logo depois jogamos com o Paraná e li no jornal que foi a melhor atuação deles no campeonato. Jogar contra o Vasco é diferente, como estar em uma loja de luxo e fazer a vitrine. É uma oportunidade. Acho que com mais duas vitórias deve dar para garantir o acesso.

Anderson Salles

Jogou bem, firme, seguro, bom na cabeça, ataca bem as bolas ofensivas e defensivas. E é rápido apesar de não ser muito alto. Zagueiro tem que ser rápido, conheço bem a posição. Anderson tem boa impulsão e fez uma estreia de gala. Não me lembro dele falhando. Tem muita personalidade. Se ele foi campeão paulista em uma equipe de médio porte não foi à toa. Mas é preciso mais jogos para podermos fazer uma avaliação melhor. Temos errado pouco nas nossas escolhas.

Douglas

Tem certas coisas que é preciso trabalhar com números. Seja individualmente ou coletivamente. Ele pode ter seus defeitos, mas tem números bons. Se não é o primeiro no quesito, é o segundo. Uma série de situações importantes para um jogador que atua em um setor difícil do campo. E são poucos que se destacam ali. Se pegarmos as Série A, B, C e D, é difícil falar dez. A qualquer momento o Douglas pode resolver o jogo. Tem talento e qualidade. Não é rápido, mas sabe o que faz com a bola. Tem toque refinado. Se estiver no dia dele, vira festa. É um jogador que todos querem ter, para nós é muito importante. Tomara que ele siga fazendo seus golzinhos.

Fonte: GloboEsporte.com