Futebol Americano: Há 5 anos entre os melhores do Brasil, Vasco Patriotas espera sobreviver após eleições

Sexta-feira, 26/09/2014 - 16:08
comentário(s)

O Vasco é uma potência, que disputa títulos todos os anos e está invicto até aqui na temporada. Não, não é do futebol disputado com bola redonda que estamos falando, e sim do futebol americano.

O Vasco da Gama Patriotas é um dos principais times de futebol americano do país. Fundado em 2010, a equipe disputa o Torneio Touchdown, competição nacional mais importante do esporte da bola oval, há cinco anos. Nas outras quatro edições, dois vices (2010 e 2012) e dois terceiros (2011 e 2013).

Na competição deste ano, o Vasco está invicto após cinco rodadas, já está classificado para as quartas de final e enfrenta o Flamengo neste sábado. "Apesar dos dois times estarem classificados é um jogo que vale muito do ponto de vista de valores do confronto, da rivalidade", explicou Thiago Prates, técnico vascaíno.

Apesar do nome, os Patriotas não contam com nenhum apoio financeiro do clube cruz-maltino, apenas utilizam a marca. Mesmo assim, a equipe do futebol americano é autossustentável.

"O time já tem alguns apoios que conseguem manter a equipe. Ninguém é remunerado, mas ninguém tira dinheiro do bolso para pagar passagem de ônibus, avião", contou Prates.

Apesar do time ser amador, dois integrantes são remunerados e vêm do berço do esporte da bola oval: Joshua Canup e Lucas Scott Shaw, ambos norte-americanos com passagens pelos times de colegial e universitários dos Estados Unidos.

Canup e Shaw são os únicos que recebem apoio financeiro do time, um custo não muito alto apenas para sobreviverem em terras brasileiras, já que vivem do futebol americano daqui.

Prates admite que às vésperas de eleições no Vasco e com três chapas diferentes há um receio do time de futebol americano não sobreviver dependendo de quem for eleito. "Temos alguns receios. Tem três chapas, a gente busca se aproximar das três mostrando toda a importância do futebol americano dentro do clube. A gente tem um público bem cativo, torcedor mesmo do clube. A nossa média em jogos no Rio é de 800 pessoas por jogo".

"Oficialmente ainda não temos uma posição das três chapas. Não oficialmente tem uma boa aceitação", completou Prates.




Fonte: ESPN.com.br