Antônio Gomes da Costa, que conduziria eleição após renúncia de Olavo, deixa vice-presidência da Assembleia Geral

Sexta-feira, 26/09/2014 - 12:50
comentário(s)

Depois de Olavo Monteiro de Carvalho renunciar à presidência da Assembleia Geral do Vasco após Roberto Dinamite não ter mandato prorrogado no Conselho Deliberativo - reunião que depois seria anulada na Justiça e ainda está em discussão nos tribunais -, o vice-presidente eleito em 2011 para o cargo também entregou a função no Vasco. Antonio Gomes da Costa enviou carta ao presidente Roberto Dinamite na última quarta-feira e pediu renúncia da presidência da Assembleia Geral no clube.

Com limitações físicas de nascimento, Gomes da Costa sofreu um acidente no início do ano e preferiu entregar o cargo pouco menos de dois meses antes de um dos mais tumultuados processos eleitorais da história de São Januário. A eleição, preliminarmente marcada para 6 de agosto, foi adiada para o dia 11 de novembro pelo então presidente da Assembleia Geral Olavo Monteiro de Carvalho. O clube conseguiu na Justiça a manutenção do adiamento depois da chapa política que apoia Eurico Miranda obter uma liminar que mantinha o pleito para agosto.

- Entreguei minha renúncia ao presidente. Não estou em condições físicas para conduzir essa eleição - disse Gomes da Costa, por telefone ao GloboEsporte.com.

Sem presidente e vice-presidente da Assembleia Geral, o clube deve eleger novos representantes para os cargos no Conselho Deliberativo, conforme prevê o estatuto do clube no artigo 81, inciso VI: "compete ao Conselho Deliberativo eleger o presidente e o vice-presidente da Assembleia Geral, se ocorrer a vacância de qualquer desses cargos".

O GloboEsporte.com tentou contato com o presidente do Conselho, Abílio Borges, mas não conseguiu encontrá-lo. A última reunião na sede da Lagoa foi realizada em agosto e terminou, depois de muita tensão, ofensas e intimidações na chegada e saída de conselheiros, com o veto à prorrogação de mandato de Dinamite.

Olavo apoia Brant

O ex-presidente da Assembleia Geral Olavo Monteiro de Carvalho, que renunciou ao cargo na reunião de agosto, declarou apoio ao candidato Julio Brant, da chapa "Sempre Vasco". O movimento provocou reações em outras correntes, que acusam Olavo de favorecer a candidatura de Brant com o adiamento do pleito para novembro.

O presidente do Conselho de Beneméritos, Eurico Miranda, que também é candidato à sucessão de Dinamite, criticou Olavo.

- O que me causa estranheza é que ele (Olavo) renunciou ao cargo e depois conduziu reuniões referentes a recadastramento e depois compareceu ao evento do Julio Brant. Depois, eles querem falar em ética e respeito ao sócio.

Em participação no programa na internet da Cruzada Vascaína, que apoia Brant na chapa "Sempre Vasco", Brant rebateu as críticas que ligavam sua corrente à situação e disse que ninguém abriria mão de contar com o apoio de "um dos maiores empresários do Brasil".

- Qual clube vai abrir mão de ter um dos maiores empresários do país ao seu lado? Quem fala o contrário (que não quer o apoio) está fazendo politicagem, está com ciúmes, porque não teve esse apoio declarado. Se tivesse apoio da família Setubal, do Itaú, eu ia querer, se tivesse do Bill Gates, se fosse vascaíno, eu iria querer e tenho certeza que estaria com a gente. O problema é que o medíocre tenta desqualificar o vencedor. Tem gente que não consegue nem trabalho, nem fazer um currículo. Ele tem o que mostrar, tem um passado de vitórias, de conquistas. Baixa o currículo dos outros e compara com o meu, do Olavo. Esquece o discurso político e vamos olhar o fato, a realidade - desafiou Brant.

Fonte: GloboEsporte.com