Futebol Americano: Técnico Gabriel Mendes fala sobre o Clássico dos Milhões do próximo sábado

Quinta-feira, 25/09/2014 - 11:27
comentário(s)

Rivais centenários, que têm se enfrentado nas mais variadas modalidades, desde as regatas, passando pelo futebol, basquete, vôlei, natação, futsal e outros, Vasco e Flamengo vêm se enfrentando, desde o ano passado, em mais um esporte: o futebol americano. No próximo sábado, o Vasco da Gama Patriotas e o Flamengo Futebol Americano farão o clássico carioca da todada do Torneio Touchdown, o campeonato nacional da bola oval. A partida será no sábado, dia 27, a partir das 14h, no principal palco deste esporte na cidade, o Estádio Luso-Brasileiro, da Portuguesa, na Rua Haroldo Lobo, 400, com ingressos a R$ 10.

Líderes das Conferências Oeste e Norte, respectivamente, Flamengo e Vasco já estão classificados para os playoffs, e este confronto será muito importante visando a um melhor posicionamento das equipes na fase decisiva do torneio. Ao longo da história da competição, o primeiro campeão foi o extinto Fluminense Imperadores, em 2009. O Vasco ficou em segundo em 2010 e 2012, e o Flamengo, no ano passado. O atual campeão é o Jaraguá Breakers. Nesta temporada, os rubro-negros tem quatro vitórias e uma derrota, e os vascaínos estão invictos com quatro triunfos em igual número de partidas. No único confronto entre eles, também no estádio da Portuguesa, a 20 de outubro de 2013, o Flamengo ganhou por 14 a 12.

— Um grande jogo entre dois times. Sem dúvida o favoritismo é do Vasco pelo retrospecto, mas estamos treinando forte pra segurar o poderoso ataque da Colina. Sabemos que haverá pontos pros dois lados, com isso quem ganha é o público que assistirá a um espetáculo digno do nosso futebol americano — declarou o treinador rubro-negro, Otavio Roichman, cujo qurterback, KC Frost, vai estrear no Rio neste fim de semana.

Do lado vascaíno, o quarter back é Lucas Shaw. Para o técnico vascaíno, Gabriel Mendes, seu time está muito confiante para devolver a derrota sofrida em 2013:

— Será um jogo muito disputado, decidido nos detalhes. No ano passado, cometemos erros básicos e acabamos perdendo o jogo com um field goal errado no último segundo. Aquela derrota nos custou o primeiro lugar geral e nos colocou num caminho mais complicado nos playoffs. Desta vez, não vamos repetir os erros e estamos muito confiantes na vitória.

A semana 18 do torneio também prevê para este sábado, pela Conferência Sul, o confronto entre o São José Bulls diante do Jaraguá Breakers, no Parque Esportivo da Puc, na grande Porto Alegre-RS, às 14h. Já em Campo Largo-PR, o Paraná HP vai receber a equipe do Juventude FA, com partida iniciada às 14h, na Arena Top Line.

Entre as mulheres, o Estádio da Portuguesa, na Ilha do Governador, será palco de um evento inédito noe domingo, dia 28, às 9h: o primeiro Campeonato de Futebol Americano Feminino. Em partida válida pelo Torneio Endzone, em que as atletas atuam com equipamento de segurança utilizado nos EUA, o time do Cariocas F.A. receberá em casa o Cuiabá Angels, de Mato Grosso. Além de ter a vantagem de jogar em casa, o Cariocas F.A. ainda conta com cinco convocadas pra seleção brasileira de flag football (outra modalidade de futebol americano): Caroliny Machado (Colina), wide receiver; Fernanda Di Lorenzo (Pato), defensive back; Fernanda Pessanha (Estrela), wide receiver e safety; Mariana Teixeira (Man), running back e linebacker; Rachel Jacob (Quel), quarterback.

As duas equipes já haviam se enfrentado anteriormente, em 2010 (sem equipamentos) e 2011(já equipadas). Como não havia outros times para disputar um torneio, nos dois desafios o time do Rio saiu campeão. Agora, com mais participantes e um campeonato oficial, o Cariocas quer manter a invencibilidade, como afirma Vanessa Loureiro (Tchutchu):

— Quando enfrentamos o Cuiabá Angels no primeiro jogo Full Pads Feminino (totalmente equipado) do país em 2011 pela Seleção Carioca, a gente tinha treinado pouco e ainda estávamos nos adaptando ao equipamento, mas estávamos confiantes. Na época fizemos dois jogos, sábado e domingo e saímos campeãs em ambos. Domingo agora as enfrentaremos de novo depois de quase 3 anos, só que dessa vez treinamos duro durante 9 meses e estamos preparadas para lutar pelo título para manter a invencibilidade. Tivemos o prazer de aprender com algumas feras do Flamengo FA, Vasco da Gama Patriotas e Botafogo Reptiles FA durante esse tempo e prometemos fazer bonito em casa, faça chuva ou faça sol.

Fonte: O Globo Online