Diego Renan e Lorran colocam fim a rodízio das laterais, mas ainda preocupam Joel

Segunda-feira, 22/09/2014 - 08:43
comentário(s)

Diego Renan pela direita e Lorran pela esquerda emendaram uma sequência de cinco jogos nas laterais do Vasco na reta final do Brasileiro da Série B. Desde o início da temporada, quando o próprio Diego Renan ocupava a lateral esquerda e André Rocha era o titular do outro lado que o time vascaíno não contava com posições definidas na defesa. A instabilidade nas laterais pode ser medida pelas quatro contratações para o setor e o número de seis atletas utilizados.

Indicado por Adilson Batista, o lateral-direito André Rocha chegou ao Vasco para ser titular ao lado de Marlon, que fez bom Brasileiro no ano passado pelo Criciúma. A chegada de Diego Renan, outra contratação sugerida pelo ex-treinaor do Vasco, era uma alternativa para os dois lados, já que o destro jogador emprestado pelo Cruzeiro atua nas duas laterais. Com 34 jogos, Diego foi reserva apenas duas vezes e é o lateral que mais atuou pelo Vasco no ano.

Outro que chegou e parecia que ia assumir de vez a posição era Carlos César, contratado na paralisação para a Copa, que depois de 11 partidas como titular foi para a reserva. A constante troca inclui até relevante número de substituições durante a partida, por opção técnica, não necessariamente por lesão.

No lado esquerdo, Marlon fez bons jogos - fez dois gols no Carioca, mais dois no Brasileiro -, mas caiu muito até perder a posição para Diego Renan. Contra o Náutico, Joel elogiou a entrada de Marlon, que roubou a bola no meio de campo e ligou o contra-ataque, passando para Douglas lançar Thalles, em jogada que resultaria no gol da virada do Vasco.

A personalidade para atacar, o bom passe e à disposição ofensiva fizeram com que Lorran "furasse" a fila e ultrapassasse Henrique, outra revelação do clube, como opção para a o lado esquerdo. Com apenas 1.63m - 20 cm mais baixo que Marlon -, o garoto, porém, mostra dificuldades na marcação, compensando com cruzamentos precisos e uma participação constante em jogadas de ataque. No primeiro tempo, de seus pés saíram pelo menos três jogadas perigosas do Vasco - chances desperdiçadas por Douglas, Kleber e Thalles. Mas foi também nas suas costas que o camisa 20 Crislan, de 1.86m, conseguiu incomodar a defesa, como Joel alertou após o jogo.

- Nosso lateral (Lorran) ia muito e estávamos com trabalho danado por ali na defesa. Aí quando colocamos um mais forte (Marlon) ele não conseguiu mais render. O bom disso tudo é que os jogadores que entraram foram bem - disse o treinador do Vasco.

Contra o Sampaio Correa, Joel terá três desfalques pelo terceiro cartão amarelo: Thalles, Edmilson e Dakson. Nas laterais, Diego e Lorran, apesar de saído com dores na partida de sábado, continuam na equipe. Outra dúvida é o zagueiro Rodrigo, que se queixou ao fim do jogo, mas ainda será reavaliado pelos médicos do clube. Após muitas mexidas, o setor defensivo ganha corpo e entrosamento para os últimos dois meses de competição na Série B.

Confira abaixo o número de jogos dos laterais do Vasco em 2014:

Diego Renan - 34 jogos - 32 vezes como titular, 5 vezes substituído.
André Rocha - 30 jogos - 28 vezes como titular, 5 vezes substituído.
Marlon - 26 jogos - 21 vezes como titular, 4 vezes substituído.
Carlos César - 12 jogos - 11 vezes como titular, 5 vezes substituído.
Lorran - 8 jogos - 7 vezes como titular, 1 vez substituído.
Henrique - 4 jogos - 2 vezes como titular, 1 vez substituído.

Fonte: GloboEsporte.com