Joel Santana e Renato Gaúcho seguem sendo os nomes mais discutidos para assumir o Vasco

Quinta-feira, 04/09/2014 - 07:55
comentário(s)

Do lado de fora do portão de São Januário, a mensagem de protesto de torcedores tem como endereço o presidente Roberto Dinamite. “Larga o osso, Banana. Volta Vasco”, diz a pichação. No interior do muro, o fim melancólico da gestão que levou o clube à segunda divisão e a guerra política para assumir o poder fazem com que ninguém queira pegar o “osso” do futebol, que mergulhou na crise com a goleada para o Avaí e a eliminação na Copa do Brasil para o ABC-RN.

Ontem, a diretoria se reuniu depois de ser recebida de forma hostil por torcedores no aeroporto Tom Jobim e tratou das poucas opções que aceitariam comandar o Vasco até o fim do ano. Em três meses, um novo presidente será eleito. Os nomes que sobraram foram os de Joel Santana e Renato Gaúcho. Ambos com passagem no clube. Oswaldo de Oliveira seria a opção de consenso, mas a política o afastou do desafio.

Ao fim do encontro, o presidente Roberto Dinamite, o vice de futebol Ercolino de Luca e o diretor Rodrigo Caetano defenderam seus pontos de vista. O mandatário e seus aliados acreditam que Joel é o mais preparado para o momento conturbado. Caetano vê Renato como mais atualizado e com bom trato entre os jogadores.

— Não temos novidade e nem prazo para definir isso — informou o executivo.

A chegada de Joel Santana seria um claro sinal de enfraquecimento de Rodrigo Caetano, mas ele e outros executivos prometem se manter firmes até o fim do ano. A boa relação com Dinamite, porém, torna improvável a imposição do presidente. A grande questão é política. A escolha passa por um nome que tenha a menor rejeição por parte da torcida. Por isso, Celso Roth, citado entre os executivos, não foi à pauta.

Rodrigo Caetano tem a seu favor e a do lobby por Renato Gaúcho o bom ambiente com os jogadores. Algumas das principais peças do elenco trabalharam com Renato no Grêmio, como Douglas e Kleber. O empresário Gerson Oldemburg, contudo, não foi contactado pelo Vasco.

O barril de pólvora pode explodir se o desembargador Camilo Ruliere, da 1° Câmara Cível do Tribunal de Justiça, derrubar hoje a liminar que anulou a decisão do Conselho Deliberativo de eleger uma diretoria transitória. Dinamite teria que, de um dia para o outro, “largar o osso”.

Temendo mais protestos, time treina no CFZ

Depois de o time ser chamado de “sem vergonha” no aeroporto ontem e membros de torcidas organizadas cobrarem os jogadores em São Januário antes do jogo com o ABC-RN, a diretoria do Vasco decidiu transferir o treinamento de hoje para o CFZ. Há temor pela segurança de atletas e funcionários.

O técnico interino Jorge Luiz comanda a atividade de hoje e deve ficar à frente da equipe na partida com o América-MG, sábado, em Belo Horizonte, pela Série B.

Fonte: Extra Online