Martín Silva: 'Apenas arrancando pontos fora de casa que vamos conseguir subir na tabela de classificação'

Sábado, 09/08/2014 - 10:44
comentário(s)

Na parte intermediária da tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco entra em campo neste sábado, pela 15ª rodada, para medir forças com o ABC na Arena das Dunas, em Natal (RN), precisando de uma vitória para manter firme seu plano de ingressar logo no G-4, a zona de classificação para a elite do futebol nacional. O Cruz-Maltino, que tem 22 pontos, não conseguirá ingressar na área de acesso neste fim de semana mesmo que vença. Porém, um triunfo agora, aliado a uma vitória na terça-feira, em jogo reprogramado diante do Náutico, em Pernambuco, será suficiente para que os vascaínos alcancem seu objetivo. O ABC, que vem de derrota de 1 a 0 para o América-MG, em Minas Gerais, tem dois pontos a menos que o Vasco, mas também mira o G-4.

Adilson Batista, técnico do Vasco, conseguiu colocar na cabeça dos jogadores a necessidade de ganhar os dois próximos jogos e conseguir uma boa pontuação como visitante. Até o momento o Cruz-Maltino ganhou apenas um jogo como visitante, nos 2 a 0 sobre o Boa.

"O Vasco tem um time de qualidade e que pode brigar na parte de cima da tabela de classificação, conforme todos esperam e a tradição do clube determina. Porém, é fundamental que a gente passe a conquistar mais pontos longe do Rio de Janeiro, ganhando os jogos e fazendo a diferença. Apenas arrancando pontos fora de casa que vamos conseguir subir na tabela de classificação", disse o goleiro uruguaio Martin Silva.

Ao longo da semana, Adilson Batista estudou muito o ABC e treinou situações em que o estilo de jogar do adversário era copiado. Os atletas vascaínos entenderam a estratégia do comandante. Um dos líderes do grupo, o zagueiro Rodrigo, entende que o Cruz-Maltino precisa ficar em alerta com os contra-ataques do rival e se impor no momento certo.

"Mesmo jogando como visitantes temos que estar preparados para os contra-ataques do ABC, que tem isso como um ponto forte. O vasco é num time que joga de maneira ofensiva, independentemente de estar ou não atuando em casa. Portanto, não podemos ficar vulneráveis aos contra-golpes de um adversário. O Adilson vem trabalhando muito isso conosco e estou confiante de que vamos ter um bom desempenho no compromisso deste sábado. Precisamos ganhar fora para darmos um bom salto na tabela de classificação",disse Rodrigo.

Em termos de escalação o Vasco tem problemas para esta partida. Adilson não poderá contar com o lateral esquerdo Diego Renan e nem com o volante argentino Pablo Guiñazu, que receberam o terceiro cartão amarelo diante do Paraná e terão que cumprir suspensão. Assim, Marlon ganha uma oportunidade na lateral, enquanto que o também argentino Aranda assume o posto de seu compatriota. O atacante Thalles, servindo à Seleção Brasileira de juniores, é outro desfalque. O treinador, então, optou pela entrada de Lucas Crispim, que vai formar com Dakson e Douglas uma linha de meias, que terá a missão de não deixar muito isolado o único atacante de ofício que estará em campo: Kleber Gladiador.

Pelo lado do ABC, o técnico Zé Teodoro pretende usar o fator campo para construir a vitória. Ele não esconde que um triunfo neste sábado faz parte do planejamento do time potiguar.

"O Vasco é um dos times a ser batido nesta Série B e sabemos de sua grandeza e de sua tradição. Mas com todo o respeito que o adversário mereça, o ABC tem seu planejamento para esta temporada e o principal deles é conseguir o acesso para a Primeira Divisão. Portanto, entendo que isso passe por termos o melhor dos desempenhos jogando em casa e não podemos desperdiçar a oportunidade de somar mais três pontos em Natal. Portanto, dentro do nosso plano está ganhar o jogo deste sábado e encostar vum pouco mais na zona de classificação", analisou Zé Teodoro.

Para este compromisso, Zé Teodoro vai promover a entrada do meia Rogerinho na vaga de Somália, vetado por conta de uma lesão na perna direita. No ataque, João Paulo, que tem agradado nos treinos e quando entra no decorrer das partidas, ganha uma oportunidade, deixando, neste caso, Lucio Flavio como opção no banco de reservas.

Fonte: Gazeta Esportiva