Abílio Borges, presidente do CD, pode substituir Dinamite e ficar como interino até as eleições

Sexta-feira, 08/08/2014 - 06:32
comentário(s)

Uma vez adiada a eleição do Vasco para 11 de novembro pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o foco se volta para a decisão sobre a permanência ou não de Roberto Dinamite na presidência do clube até lá. Com seu mandato se encerrando no próximo dia 19, ele presenciará o primeiro passo a ser tomado nesta sexta-feira à tarde, quando há a expectativa de que se baixe uma resolução de prorrogação de sua gestão bem como a dos conselheiros e presidentes dos poderes cruzmaltinos.

Uma vez feito isso, o objetivo é o de que já na quarta-feira da semana que vem, dia 13 de agosto, seja convocada uma reunião do Conselho Deliberativo onde será realizada uma votação pela continuidade ou não do mandatário no cargo máximo do Vasco.

"Ainda irei conversar com as partes envolvidas antes, mas a ideia é a de que se baixe esta resolução nesta sexta à tarde. Se tudo ocorrer como o esperado, já na quarta acontecerá a reunião do Conselho", informou ao UOL Esporte Abílio Borges, presidente do Conselho Deliberativo.

Embora esteja inclinado a fazer uma convocação para decidir a gestão do clube de forma democrática, Abílio, nos últimos dias, deixou no ar uma possibilidade de estender os mandatos sem a necessidade de se colocar em votação, baseando-se numa possível brecha do estatuto do clube. O mesmo, no entanto, fez a ressalva de que esta não era a melhor maneira de se solucionar o caso. De todo o modo, há quem prefira aguardar até a decisão oficial para se pronunciar.

Caso o pleito interno se realize e a prorrogação de Dinamite e a dos demais não seja aprovada, Abílio Borges, estatutariamente, assume o clube até a eleição de 11 de novembro. À pessoas próximas, porém, o presidente do Conselho Deliberativo já confidenciou que não tem o desejo de ser presidente interinamente.

Em entrevista ao UOL Esporte, Roberto garantiu que não abdicará de um possível prolongamento de seu mandato em função da campanha para deputado estadual do Rio de Janeiro, que executa em paralelo.

Assuntos pendentes por conta do imbróglio

Justamente em função da indefinição dos mandatos, uma série de questões ficaram pendentes e só poderão ser solucionadas a partir do momento em que for resolvida a permanência ou não das pessoas que hoje estão na gestão do Vasco. As principais delas são a aprovação das contas de 2012 e 2013, a votação sobre o novo estatuto e a votação pela suspensão ou não de Eurico Miranda do quadro de sócios do clube.

O candidato à presidência pela chapa "Volta Vasco! Volta Eurico" motivou a realização de um documento com mais de 70 assinaturas de conselheiros que sugeriram este debate ao Conselho Deliberativo em função de uma antiga dívida, não reconhecida pelo dirigente, e que ainda não foi paga.

Fonte: UOL