Confira medidas tomadas pelas chapas após adiamento da eleição

Quarta-feira, 06/08/2014 - 16:37
comentário(s)

A decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro de adiar a eleição do Vasco para 11 de novembro promoveu uma série de ações e atitudes por parte do clube e de seus candidatos. O Cruzmaltino, por exemplo, sinalizou com a contratação de uma empresa de auditoria para regularizar o cadastro dos sócios. Já os pleiteantes ao cargo máximo, redefiniram suas estratégias e cronogramas para os próximos três meses.

Saiba abaixo quais são as medidas imediatas de cada candidato:

Embora tenha se mostrado completamente indignado com o adiamento, Eurico acatou, num primeiro momento, a decisão judicial. Seu grupo político demonstrou preocupação com a gestão do clube neste período, ressaltando que o Vasco ficará "acéfalo", já que, teoricamente, os mandatos do presidente, dos poderes cruzmaltinos e dos conselheiros se encerrarão agora (uma reunião no Conselho Deliberativo definirá pela prorrogação ou não dos mandatos). Pelo Facebook, a chapa ainda insinuou uma possível aliança entre o candidato Júlio Brant, da "Sempre Vasco", e Roberto Dinamite, colocando na conta do postulante, a "manutenção" do atual presidente no poder (o agravo que determinou o adiamento da eleição foi feito por advogados do Vasco e da "Sempre Vasco").

Também foi radicalmente contra o adiamento da eleição, classificada como um "golpe" de Roberto Dinamite e Olavo Monteiro de Carvalho, presidente da Assembleia Geral do clube. O candidato, porém, acatará a decisão judicial e informa que continuará sua campanha de mobilização de sócios. A "Identidade Vasco" também fez a ressalva de que se posicionará de forma contrária à prorrogação de mandatos em reunião a ser definida pelo Conselho Deliberativo.

Um dos articuladores do agravo que culminou no adiamento da eleição, o candidato, que mora em Lisboa, retornará até o fim da semana a Portugal onde resolverá todas as questões pendentes de sua mudança em definitiva para o Rio de Janeiro, o que deverá acontecer entre dez e 15 dias. A partir de então, ficará exclusivamente dedicado à campanha. Para concorrer ao pleito, o CEO da construtora "Andrade Gutierrez" havia tirado férias de dois meses da empresa.

Após retirar sua candidatura acreditando que a eleição aconteceria nesta quarta-feira, algo em que era contrário, ele voltou atrás e emitiu um novo comunicado informando que retorna à disputa "mais forte do que nunca", classificando o embate como uma luta contra o "mensalão", termo utilizado para se referir às denúncias que o próprio fez sobre os cerca de três mil sócios que aderiram em massa ao clube no mês de abril do ano passado, sendo supostamente financiados pelos candidatos Eurico Miranda e Roberto Monteiro.

Membro da comissão de sindicância que apurou as possíveis irregularidades na eleição, ele segue na disputa e, nesta segunda-feira, emitiu comunicado negando que tenha se aliado à chapa "Sempre Vasco", de Júlio Brant. O candidato também mantém uma ação paralela para excluir Eurico Miranda, da chapa "Volta Vasco! Volta Eurico!", do quadro de sócios do clube.

Último a lançar candidatura, o empresário, de 43 anos, recebeu de boa forma o adiamento da eleição, já que agora terá mais tempo para expor suas ideias e projetos. Ele intensificará sua campanha de mobilização e usa as redes sociais como uma das principais ferramentas.

Fonte: UOL