Como em 2011, Conselho Deliberativo deve prorrogar mandato de Dinamite, desta vez até novembro; Abílio comenta

Quarta-feira, 06/08/2014 - 15:54
comentário(s)

Após a quarta mudança de data das eleições do Vasco, o clube está fechado nesta quarta-feira. Na noite de terça, o desembargador Camilio Ruliere determinou que o pleito seja realizado em 11 de novembro - derrubando a última decisão judicial que determinava a eleição durante esta quarta. Na sentença, o desembargador pede ao clube que resolva a questão de vacância de cargos, pois o mandato de Dinamite vai até o dia 19 de agosto e do presidente do Conselho Deliberativo e de todos conselheiros até o dia 8 deste mês. Não é novidade na gestão do atual presidente uma prorrogação de mandato. Em 2011, em outro conturbado processo eleitoral, 119 conselheiros votaram a favor da extensão de mandato contra cerca de 80 que votaram contra.

Abílio Borges, presidente do Conselho Deliberativo, ainda não decidiu qual medida deve tomar para resolver a questão. Ele cita os últimos dias do seu mandato - que termina na sexta-feira - como condição obrigatória para que os conselheiros coloquem o tema em pauta. Mas deixa no ar outras possibilidades.

- Terei que tratar disso antes do dia 9 (de agosto). Se vou fazer isso, vou fazer até o dia 9. Há outras possibilidades em estudo. mas ainda não posso te dizer. Existem soluções ainda para não embaralhar mais o sistema. O estatuto diz que posso fazer isso de canetada, o que não é o ideal - afirma Abílio Borges.

Fazendo questão de deixar claro que "não é candidato e não apoia chapa nenhuma", Abílio diz que está tentando ser o mais calmo possível mediador nesse fim de mandato. Na atrasada pauta do Conselho Deliberativo também há outros casos importantes. A votação do novo estatuto, a aprovação das contas de 2012 e 2013 e, ainda, o pedido de suspensão do quadro social de Eurico Miranda, candidato da chapa "Volta Vasco! Volta Eurico!". No entanto, nenhum dos temas será tratado enquanto a extensão de mandatos não for resolvida.

- São Januário está fechado, é importante resolver isso (dos mandatos) antes, o resto é consequência. Na hora que aclarar tudo, vamos buscar as pendências - diz o presidente do Conselho Deliberativo do Vasco.

Contrário ao adiamento das eleições, o grupo político de Eurico Miranda reagiu à decisão da Justiça. Em nota, o grupo do atual presidente do Conselho de Beneméritos, que é o último a ter o mandato expirado dos poderes do clube, disse que a possibilidade da extensão de mandatos será "só mais um capítulo do vergonho golpe e da deplorável administração que levou o clube ao fosso". "Com o adiamento, os torcedores e o quadro social do Vasco devem ficar muito preocupados. Pois o clube, acéfalo ou com mandatos prorrogados no golpe, tende a permanecer na mesma toada. Lembre-se que o time de futebol do Vasco em 14 rodadas na série B esteve apenas uma vez entre o grupo dos quatro que irão à série A. Hoje, é oitavo. A decisão é uma agressão à vontade dos torcedores e dos sócios. Ainda assim, seguiremos vigilantes e em campanha pela Volta do Vasco ao seu verdadeiro lugar. Faltam 3 meses para mandarmos essa corja de volta para os bueiros e faxinarmos o Vasco", diz um trecho da mensagem do Casaca!.

O "Identidade Vasco", de Roberto Monteiro, diz que recebeu "com perplexidade" à decisão de adiamento do desembargador do TJRJ e adianta que vai votar contra a extensão de mandato dos poderes do clube. "Essa decisão coloca em discussão a prorrogação dos mandatos dos atuais dirigentes do clube, que são os principais responsáveis pela pior crise de toda a história do Vasco. A Chapa Identidade Vasco adianta que manterá sua posição de votar contra a prorrogação dos atuais mandatos e não conciliará com aqueles que defendem interesses inconfessáveis contra o nosso clube.", afirma a nota do grupo de Monteiro.

Os outros concorrentes ao cargo de presidente da diretoria administrativa comemoraram o adiamento das datas. O "Sempre Vasco", de Julio Brant, o "Vira Vasco", de Nelson Rocha, o "Vasco Passado a Limpo", de Tadeu Correia, e o "Vasco Mais que um Gigante", de Eduardo Nery, defenderam o adiamento e questionaram a legitimidade dos associados investigados pelo Ministério Público, pela 17ª Delegacia de Polícia e pela Comissão de Sindicância. O presidente da Assembleia Geral, Olavo Monteiro de Carvalho, anunciou que o clube vai contratar uma empresa para fazer recadastramento na base de sócios do clube.

Fonte: GloboEsporte.com