Peralta responde questionamentos da chapa Sempre Vasco sobre a lista de eleitores

Terça-feira, 05/08/2014 - 21:14
comentário(s)

Esclarecimento: Listagem de sócios para Eleições 2014

Diante dos questionamentos e acusações sobre inconsistências encontradas na lista de eleitores, por parte da Chapa Sempre Vasco, o Club de Regatas Vasco da Gama declara que cumpre rigorosamente as regras de seu Estatuto e vem por meio deste esclarecer e justificar os pontos em questão.

Após o fechamento da lista oficial e passado o período de impugnação, nenhuma informação da listagem pode ser alterada, incluída ou excluída. Em um universo de mais de 13 mil sócios aptos a votar na eleição deste ano, foi encontrado um pequeno número de cadastros (que representa menos de 0,001% da base eleitoral) teoricamente em duplicidade, uma vez que se referem a uma mesma pessoa com mais de um plano ativo. Esta situação ocorreu devido a caracteres especiais nos nomes, inclusão de espaçamento duplo entre palavras ou abreviação de sobrenomes e, devido a este motivo, foi gerada a duplicidade de cadastro. Contudo, estes sócios terão direito a apenas um voto, uma vez que o sistema de acesso à eleição acusa a participação do associado e bloqueia automaticamente o seu retorno à área de votação.

Outro ponto levantado foi a existência de dois sócios cadastrados com a mesma matrícula, entretanto esta informação não procede. Apesar de ambos os sócios possuírem títulos da categoria Benfeitor Remido, o primeiro se refere à matrícula 1671-14 e o segundo à 29-14.

A seguinte questão apontada menciona sócios já falecidos. Para que o Clube tenha conhecimento do falecimento de um sócio e o elimine/afaste da atividade do quadro social, é necessário que a família entregue um atestado de óbito ou comunicado por escrito à secretaria do Clube. Ainda que seu nome conste na listagem de eleições, o seu direito a voto não terá valor, uma vez que não será permitido acesso de pessoas com matrícula e documentos de terceiros. Haverá um rígido controle de acesso ao clube e à mesa eleitoral. Além disso, foi informado de forma indevida na matéria que o nome do falecido sócio João Carlos Gomes Ferreira constava na listagem. Para conhecimento, seu nome foi retirado da lista, de acordo com ata elaborada no dia 16/07/2014, assinada pelo Presidente da Assembleia Geral e disponibilizada na Secretaria do Clube para consulta.

Acerca dos cadastros sem informação de residência ou preenchidos com o endereço do Clube e sua Divisão de Cobrança, há uma parte de sócios que estava habituada a realizar o pagamento de suas mensalidades no clube e, por este motivo, os endereços de seus respectivos cadastros eram centralizados no Vasco. Há anos, é de praxe o Clube realizar ações de recadastramento e atualização cadastral, já que possui uma base de dados centenária. As campanhas englobavam envio de mala direta, comunicação em dias de jogos em São Januário, ações de telemarketing ativo, convocações no site oficial e disparos de e-mail marketing, a fim de atingir todas as faixas de público da nossa base cadastral. Infelizmente, uma pequena parcela de associados não respondeu aos chamados do Clube até a presente data e seus cadastros se mantêm desatualizados.

Por fim, sobre a ausência dos campos CPF e RG na listagem publicada, o Estatuto do Clube não faz menção à necessidade de expor essas informações e dados confidenciais dos associados e, assim, optamos por não divulga-los para consulta pública.

O Clube está empenhado em realizar uma eleição justa, transparente e igual para todos os candidatos. E que vença o que for melhor para a instituição!

Antônio Frutuoso Pires Peralta
1º Vice-Presidente Administrativo e Vice-Presidente de Comunicações

Fonte: Site oficial do Vasco