Futsal: Técnico Marcelo Akra e preparador Danilo Mattos comentam campanha do Vasco nos Cariocas Adulto e Sub-20

Sábado, 26/07/2014 - 04:29
comentário(s)

Com mais de 80% de aproveitamento, a equipe adulta de Futsal do Vasco da Gama encerrou sua participação no Campeonato Carioca com um honroso segundo lugar. O clube de São Januário ficou atrás apenas da ADDP Cabo Frio, única equipe do Rio de Janeiro a possuir um elenco capaz de disputar a Liga Futsal, torneio que é considerado o Campeonato Brasileiro da modalidade.

Além de ter conseguido chegar à decisão, o Gigante da Colina acabou uma longa invencibilidade do adversário, que estava quase dois anos sem perder. A excelente campanha cruz-maltina só foi possível graças ao excelente trabalho realizado pela comissão técnica, liderada pelo treinador Marcelo Akra. Com um histórico vencedor, o profissional apostou na juventude e por pouco não recolocou o time vascaíno no topo do Rio de Janeiro.

Na competição, metade do elenco almirante foi composto por jogadores da categoria sub-20. A outra parte do grupo contava com atletas nascidos entre os anos de 1990 e 1992 que foram revelados em São Januário. A identificação dos mesmos com o Vasco foi um fator preponderante para o sucesso do projeto, conduzido pelo vice-presidente de Quadra e Salão Ricardo Leon Haddad e sua equipe, que conta com nomes como Marcelo Morais e Marco Bruno.

- Nosso elenco contou com jogadores que já haviam conquistado títulos estaduais e nacionais com a camisa do Vasco na base. Tivemos uma certa dificuldade, pois a maior parte desses atletas estavam profissionalizados em outras equipes do país. Eles aceitaram participar do nosso projeto por conta da grandeza do Vasco. Esquecemos os problemas do clube e procuramos sempre ter um bom desempenho para representar bem a marca Vasco da Gama - afirmou Marcelo Akra.

Por utilizar diversos jogadores do sub-20, que também encerrou o Carioca na segunda colocação, o Vasco precisou traçar um planejamento para não sobrecarregar os atletas. Preparador físico das duas categorias, Danilo Mattos afirmou que o comprometimento do grupo facilitou bastante o trabalho. O profissional destacou também o entrosamento de todos, principalmente da comissão técnica, que trabalha junto faz um bom tempo.

- Nossa preparação foi um grande desafio. Tivemos que preparar esses atletas para um carga de trabalho muito grande. Muitas vezes eles disputavam três jogos na mesma semana. A nossa sorte foi a compreensão do grupo e meu entrosamento com o Marcelo. Trabalhamos juntos um ano e meio. Isso foi fundamental e ajudou o trabalho a dar certo. A preparação física moderna tende a ser cada dia mais específica. O jogador tem que saber onde vai correr e entender o jogo. Buscamos trabalhar da melhor forma possível o nosso objetivo, que era disputar essas duas finais. Acredito que o trabalho foi realizado com sucesso - declarou Danilo.

"Jogadores do sub-20 estão preparados para o adulto"

O sub-20 e o adulto não conseguiram subir ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Carioca, mas na opinião de Marcelo Akra, comandante das duas categorias, o Vasco não fez feio. Na visão do profissional, o cruz-maltino atingiu o objetivo traçado no início da temporada.

- Fizemos uma primeira fase excelente e tivemos 90% de aproveitamento. Enfrentamos na final a única equipe profissional do Rio, que é o Cabo Frio. Perdemos o primeiro jogo, mas na volta conseguimos vencer uma equipe que não perdia faz dois anos. Nós simplesmente conseguimos vencê-los e levar a decisão para a prorrogação, fato que deixou os locais surpresos. Tivemos êxito no nosso projeto - disse o treinador, que rasgou elogios para os atuais componentes do time júnior de futsal vascaíno.

- O nosso sub-20 foi montado faz um ano. Nós já havíamos disputado as duas finais possíveis do ano passado. Conseguimos o feito da manutenção da equipe. Eles já haviam recebido convite de outras equipes, mas 90% elenco preferiu apostar no nosso trabalho. Escolheram representar a marca Vasco da Gama. Os atletas que fizeram parte do adulto estão prontos para compor a categoria não só segundo semestre, mas também no ano que vem. Sou a favor de aproveitar os atletas formados no clube - concluiu Marcelo Akra.

As finais dos Estaduais sub-20 e adulta de Futsal foram realizadas no início de julho. Nas duas categorias, o Vasco da Gama enfrentou e foi superado pelo ADDP Cabo Frio, única equipe carioca a possuir um alto investimento na modalidade. Em ambas decisões, o cruz-maltino acabou deixando o título escapar na prorrogação.



Fonte: Site oficial do Vasco