Basquete: Marcellus e Diego Conceição falam sobre o retorno do Vasco à modalidade

Sexta-feira, 25/07/2014 - 11:37
comentário(s)

Quando montou sua equipe para a disputa do Torneio Carioca, o Vasco e o treinador Christiano Pereira tinham noção de que a chegada de dois atletas em especial traria um enorme incremento. E assim o foi, havendo uma espera para tanto. O armador Marcellus e o ala-pivô Diego Conceição estrearam somente na quarta rodada da competição, e de lá até a final contra o Macaé mostraram em quadra o porquê de serem considerados as duas principais peças do time.

Os dois estavam no CEUB/DF, no qual foram campeões da Copa Brasil Centro-Oeste em abril e da SuperCopa Brasil, que envolve os campeões regionais, no começo de junho. Aliás, justamente devido à disputa desta última competição, eles só se apresentaram em São Januário no dia 09 de junho. Três rodadas do Torneio Carioca já haviam sido disputadas. O Vasco havia vencido as três, mas teve muitas dificuldades no duelo contra o ABIG/Jequiá, vencendo apenas na prorrogação – 71 a 67.

Eles estrearam somente no dia 14 de junho, em vitória por 114 a 52 sobre a UFRJ. E se destacaram daí em diante, contribuindo com experiência e muita qualidade técnica e decidindo partidas que se complicaram. Trata-se das quatro vitórias sobre a Associação Macaé de Basquete, em que duas delas foram obtidas com viradas no último quarto (com o Vasco perdendo por seis e quatorze pontos, respectivamente, ao final do terceiro período), no qual estes dois atletas, além de outros, tiveram muita importância. Ambos têm experiência no Novo Basquete Brasil – NBB: Marcellus disputou a competição em três oportunidades (uma pelo Flamengo e duas pelo Tijuca) e Diego, em duas (uma pelo Tijuca e uma pelo Joinville).

Ambos já haviam passado pelo Vasco. Marcellus é cria de São Januário, onde atuou por todas as categorias de base, desde o mirim. Ainda com dezessete anos, participou do Campeonato Estadual adulto em 2005, quando o Vasco, com uma equipe bastante jovem e comandada pelo mesmo treinador de hoje (Christiano Pereira), foi eliminado nas semifinais pelo Flamengo apenas no terceiro jogo da série melhor de três, tendo vencido uma parte sobre o favoritíssimo rival. Diego Conceição, aliás, embora tenha construído toda a sua trajetória nas categorias de base no rival rubro-negro, defendeu o Vasco em 2005, ainda bastante jovem (18 anos). Hoje, Marcellus tem 26 anos e Diego, 27.

Pôde-se comprovar a importância dos dois justamente na final da competição, em que o Vasco se sobrepujou à Associação Macaé de Basquete sem a necessidade do terceiro jogo. Na partida de ida, em Macaé, o Vasco começou o último período com 14 pontos de desvantagem no placar (29 a 43) e acabou vencendo a partida por 58 a 49, com boas atuações dos dois nos últimos dez minutos de jogo. Na segunda partida – na noite desta quarta-feira (23/07), no Club Municipal -, eles foram novamente importantes, com velocidade, bons arremessos de média e longa distância e boas infiltrações, além de eficientes combinações de passes entre ambos: Marcellus fez 22 pontos, sendo o cestinha da partida, e Diego, 16, sendo os dois principais pontuadores cruzmaltinos e da partida.

Após a conquista desta quarta-feira, ambos conversaram com o Blog CRVG – Em Todos os Esportes. O tom foi parecido: alegria pela conquista, mas alertando a necessidade de continuidade no projeto para o Vasco voltar à elite do basquetebol. Com muitos anos de São Januário da bagagem, Marcellus tem noção da importância do basquete para o clube e seus torcedores:

- Eu não tenho nem palavras. Eu vim para cá com este intuito. Nós montamos o time sabendo que poderíamos montar um time forte e lutar para ser campeão e honrar a camisa do Vasco, a história que o clube tem no basquete. A gente quer mostrar que pode muito mais agora.

Diego Conceição endossou as palavras do companheiro e acrescentou outros detalhes:

- Quando eu recebi o convite do Christiano, eu não pensei duas vezes. Reencontrei aqui alguns amigos, e com muitos desses jogadores eu já joguei na base. Fico muito feliz em poder jogar com eles. Quando eu cheguei é claro que o objetivo era ser campeão. Fico feliz em poder participar desse retorno do Vasco no cenário estadual e até mesmo nacional. Agora a gente espera que o Vasco dê continuidade a esse trabalho e que possamos conquistar e comemorar mais títulos.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes