Futsal: Artilheiro do Carioca com 12 gols, Roniele relembra final e fala sobre sua carreira

Quinta-feira, 10/07/2014 - 11:43
comentário(s)

Um dos principais destaques do Vasco na campanha que rendeu ao clube ao 2ª colocação no Campeonato Carioca de futsal adulto, Roniele Neves, camisa 10 da equipe, foi premiado como o artilheiro da competição, com doze gols marcados. Em entrevista ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes, o atleta, que também passou pelo clube nas categorias de base, quando conquistou títulos no sub-20, comentou a partida da noite desta quarta-feira (09/07), quando o Vasco venceu a ADDP/Cabo Frio na Região dos Lagos por 2 a 0 e perdeu por 2 a 0 na prorrogação. O time da Região dos Lagos havia vencido a partida de ida, disputada na última segunda-feira (07) em São Januário, por 2 a 1, e tinha a vantagem da igualdade no tempo extra por ter a melhor campanha do certame até a final. A vitória vascaína representou a quadra de uma invencibilidade de dez meses da ADDP/Cabo Frio, com vinte e quatro vitórias consecutivas. Ele exaltou a disciplina tática da equipe.

- Nós entramos em quadra não admitindo outro resultado que não fosse a vitoria! Entramos muito focados e concentrados na partida para colocar em pratica tudo que treinamos e que o professor Marcelo Akra pediu. E conseguimos! Com muita determinação, união e vontade, conseguimos durante quase todo o tempo conter as investidas de ataque do adversário, e tendo chances de marcar.

O artilheiro do futsal carioca no 1° semestre de 2014 fez questão também de exaltar a brilhante atuação do sistema defensivo e, em especial, do goleiro Caio Lus, com quem conquistou vários títulos na categoria sub-20, sobretudo dois títulos estaduais em 2011, e foi vice-campeão brasileiro, na Taça Brasil:

- Muito mérito do nosso sistema defensivo e do nosso goleiro, que foi um monstro. E fomos premiados ao fim do primeiro tempo com o gol. No segundo tempo mantivermos a mesma proposta, e, quase no fim, ampliamos o placar e seguramos bem para levar à prorrogação.

Sobre a prorrogação, Roni, como é chamado, fez questão de ressaltar que os dois gols do time cabofriense foram oriundos de equívocos da arbitragem, os quais ele fez questão de descrever. Vale ressaltar que a ADDP/Cabo Frio estava com cinco faltas no segundo tempo, número que levou para a prorrogação. Qualquer falta que cometesse resultaria em tiro livre de dez metros para o Vasco:

- Na prorrogação, mantivemos a mesma postura e o mesmo proposito, buscando uma bola para definir o jogo. Até que no segundo tempo da prorrogação aconteceram dois erros absurdos e cruciais da arbitragem. Um em que ele deu a saída de bola, que não chegou nem a ser duvida, porque ficou uma pequena parte da bola sobre a linha, e o restante da bola inteiramente dentro da quadra. O lance se passou comigo. Então o goleiro adversário iniciou rapidamente o ataque e fizeram o primeiro gol. O segundo gol, quase ao fim da prorrogação, foi gerado por um lance em que houve o chute do nosso jogador que bateu na mão do adversário, e também por acaso seria a sexta falta e o tiro de 10 metros para a nossa equipe, e o arbitro mandou seguir o lance. Na sequência, conosco sem goleiro, eles marcaram novamente. Depois disso se passaram alguns segundos e acabou a partida.

Roniele ainda comentou o que representou esta belíssima campanha do time, que sofreu com inúmeras dificuldades desde o começo de fevereiro, quando de apresentou para os treinamentos, como atrasos nas ajudas de custo e problemas na estrutura de treinamentos. Problemas que ficam ainda mais evidentes quando o rival é um clube em regime profissional, que treina em tempo integral e que disputará a próxima Liga Futsal, a principal competição brasileira da modalidade. Ele também relata o que o prêmio de artilheiro significou para ele:

- Tudo isso representou o trabalho, a superação, a união e a força de vontade. Não só minha, mas de toda a equipe, que se doou e deu o melhor de si em quadra. A minha principal intenção e objetivo sempre foi poder ajudar a equipe de toda de qualquer forma possível. E graças a Deus uma dessas formas foi marcando gols. Se eu disser que não almejava a artilharia, eu estaria mentindo (risos), mas meu principal objetivo era o título, para coroar o trabalho do nosso grupo, que era muito merecedor. Fora de quadra, por superar tudo, e dentro de quadra, que mostramos durante os jogos.

Para finalizar a entrevista concedida ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes após a finalíssima desta quarta-feira, Roniele explicou quais são os seus planos como jovem e promissor jogador de futsal para o curto e médio prazo. Tendo apenas vinte e dois anos, completados neste ano, ele sabe das dificuldades inerentes, nos últimos anos, a querer jogar futsal em alto nível no Rio de Janeiro, mas não desiste de seu sonho:

- Meus planos futuros para breve são trabalhar e trabalhar, continuar nesse mesmo intuito e dedicação a esse esporte que amo e não vivo sem. E deixar que Deus reserve o melhor pra mim. Tenho certeza que podem vir coisas boas por ai. É estar pronto e esperar para quando acontecer – finalizou o camisa 10 da Colina e artilheiro do Campeonato Carioca de 2014. A nossa torcida é para que o Vasco tenha um projeto para o futsal adulto capaz de manter os vários talentos que têm e seu plantel e, com a vinda de reforços, e colocar o clube novamente na Liga Futsal, com vistas a retomar o seu papel hegemônico na categoria adulta do esporte.

Confira os 12 gols de Roniele na competição:

1 gol: 12/05 – Vasco da Gama 4 x 3 Magnólia – Local: São Januário
4 gols: 16/05 – Grajaú Country 1 x 7 Vasco da Gama – Local: São Januário
4 gols: 01/07 – Magnólia 3 x 6 Vasco da Gama – Local: ginásio do Magnólia, em Petrópolis
3 gols: 03/07 – Vasco da Gama 7 x 1 Magnólia – Local: São Januário



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes