Futsal: Na prorrogação, Vasco perde título carioca para a favorita ADDP/Cabo Frio

Quarta-feira, 09/07/2014 - 22:10
comentário(s)

O Vasco vendeu caro o título carioca de Futsal adulto, decidido na noite desta 4ª-feira (09/07) em Cabo Frio. Precisando derrotar a favorita ADDP (que disputa a Liga Futsal) no tempo normal e na prorrogação (devido à derrota no jogo de ida, em São Januário, por 2 a 1), o Gigante da Colina cumpriu metade da tarefa: venceu no tempo normal por 2 a 0 (Lucas Rabiola e Caio Lus), mas perdeu na prorrogação por 2 a 0 (Arthur e Ciro), com os gols saindo apenas nos últimos 90 segundos de disputa.

Para assistir à reportagem de uma TV local sobre o jogo, clique aqui.

Fonte: NETVASCO


Futsal: Vasco faz grande campanha e desafia favorita, mas perde na prorrogação e é vice-campeão Carioca adulto

“Sobre os peitos leais vascaínos brilha a cruz gloriosa de malta/Corações varonis, leoninos, que o amor pelo Vasco ainda exalta”. Este trecho do Hino Triunfal do Club de Regatas Vasco da Gama, composto em 1918 e sendo o primeiro hino da história centenária do clube, pode servir bem para resumir a campanha da equipe adulta de futsal do Gigante da Colina no Campeonato Carioca. O clube terminou com o vice-campeonato da competição, após vencer por 2 a 0 a favorita ADDP/Cabo Frio na noite desta quarta-feira (09/07), no ginásio Alfredo Barreto, em Cabo Frio, e perder por 2 a 0 na prorrogação. A vitória vascaína representou a quadra de uma invencibilidade de dez meses da ADDP/Cabo Frio, com vinte e cinco vitórias consecutivas.

Com um orçamento limitadíssimo e com dificuldades e grandes atrasos para o pagamento das ínfimas ajudas de custo dos atletas, o Vasco montou um time composto em sua maioria por atletas recém-saídos da categoria sub-20, alguns ainda na própria, e com algumas peças mais experientes. A competição tinha um favorito destacado: a ADDP/Cabo Frio, que conquistou as duas competições estaduais organizadas pela FFSERJ em 2013 (o Carioca e o Estadual, que, substancialmente, diferem apenas no nome) e, neste ano, além de ter conquistado a Taça Brasil da Segunda Divisão, ainda disputará, a partir deste próprio mês de julho, a Liga Futsal, a principal competição nacional da modalidade e que é uma das mais fortes do mundo.

Contra os outros adversários (Mendes, Magnólia e Grajaú Country), o Vasco não teve grandes dificuldades, batendo os três na primeira fase (4 a 1, 4 a 3 e 7 a 1) e superando na semifinal o Magnólia com duas goleadas – 6 a 3 e 7 a 1. No duelo contra a grande favorita na primeira fase, em Cabo Frio, um jogo duríssimo em que o Vasco desperdiçou oportunidades e acabou derrotado por 2 a 1.

A equipe da ADDP/Cabo Frio está em fortíssimo ritmo de treinamentos e, em tese, próximo da sua melhor forma, já que a estreia na forte Liga Futsal acontecerá na próxima terça-feira (15/07).

As duas partidas da final foram muito emocionantes e com muitas alternativas, sem um, talvez esperado por muitos, grande predomínio da ADDP. O treinador do Vasco, Marcelo Akra, como o próprio gosta de dizer, teve a humildade suficiente para ter a inteligência de assumir a superioridade do adversário. Desta forma, com um sistema de jogo bem arrumado, em ambas as finais optou por ceder a posse de bola ao adversário. Só que isto de maneira nenhuma significou um Vasco acuado. Em ambas as partidas, o Vasco teve várias chances de gol, principalmente no contra-ataque.

Na partida de ida, em São Januário – na última segunda-feira -, teve até muitas chances ao longo do primeiro tempo em contra-ataques, inclusive dois chutes da quadra defesa do Renato Paes Leme com o goleiro adversário adiantado que por centímetros não entraram (um indo para fora e outro com o goleiro tirando de cabeça). Além disto, Roniele chutou uma bola na trave. E, no segundo tempo, um equívoco da arbitragem que contribuiu muito para a definição daquele jogo e, por conseguinte, do posterior campeão.

Renan recebeu pela ala esquerda em contra-ataque, driblou para o meio e ficaria cara a cara com o goleiro, em clara chance de desempatar o placar. Entretanto, um atleta da ADDP fez a obstrução e falta foi marcada. Diante desta descrição, a aplicação do cartão amarelo era clara. Não fosse o “pequeno detalhe” que o infrator já havia recebido um cartão amarelo. O árbitro Flávio Sarmento, que estava em cima do lance, optou pela marcação da falta, mas pela não aplicação do segundo cartão amarelo e do consequente cartão vermelho. Nem o outro árbitro, Rodolfo Mannarino, tomou a decisão de expulsar. Vale ressaltar que ambos são árbitros da categoria CBFS e, desta forma, podem apitar jogos da Liga, que, “coincidentemente”, terá como único representante do Rio de Janeiro a ADDP/Cabo Frio. Vale citar também que o gol de empate, ainda no primeiro tempo, saiu de uma falta muito duvidosa, que pareceu a este Blog e a muitos outros presentes ao ginásio não existir. Renan marcou o gol do Vasco, com oito minutos do primeiro. Vinícius no primeiro tempo e Bruno Ciro, no segundo, viraram para o time visitante.

No segundo jogo, o treinador Marcelo Akra mais uma vez montou uma bela estratégia de jogo. Só que desta vez deu resultado. Em jogo muito estudado, e em que o Vasco tinha a obrigação de vencer no tempo normal, por qualquer placar, já que não há o saldo de gols como critério de desempate, e na prorrogação, já que o adversário teve a melhor campanha da competição até a final, o Cruzmaltino não se desesperou. E foi premiado no fim do primeiro tempo com um gol de Lucas Rabiola, atleta que foi campeão pelo sub-20 do Vasco em várias oportunidades nos últimos anos, sobretudo em 2011, quando o clube ganhou nos dois semestres.

No segundo tempo, o panorama da partida se repetiu: o Vasco muito bem fechado, e explorando os contra-ataques. Faltando pouco menos de quatro minutos para o fim do jogo, e com o adversário utilizando o goleiro-linha, o Vasco roubou a bola. A bola ficou com o goleiro vascaíno Caio Lus, que completa apenas 21 anos neste ano e teve um brilhante desempenho ao longo da competição. Ele, que chegou a São Januário com apenas oito anos de idade e percorreu todas as categorias do futsal, marcou um golaço de longa distância: Vasco 2 a 0.

Assim terminou a partida, e o campeão seria decidido na prorrogação, na qual a vantagem do empate era da ADDP/Cabo Frio. Não houve gols num intenso primeiro tempo da prorrogação. No segundo tempo, precisando do gol para ser campeão, o Vasco utilizou de maneira mais ostensiva o goleiro-linha. E pagou caro, sofrendo dois gols em contra-ataques, marcados por Arthur e Bruno Ciro.

Apesar de todas as dificuldades e da qualidade do adversário, que é credenciado por vários títulos recentes e por disputar a próxima Liga Futsal, fica um gosto amargo diante das circunstâncias das duas partidas. O Vasco poderia muito bem ter conquistado este título, que, sem dúvidas, entraria para a História do clube como um dos mais heroicos. Fica difícil citar destaques da campanha, mas podemos citar Roniele e Renato Paes Leme (12 e 8 gols, respectivamente), além do goleiro Caio Lus, que fez partidas brilhantes. Além deles, Lucas Rabiola, Renan e Douglas, além do goleiro Gabriel Miraglia, também tiveram grande participação. Além de vários atletas do sub-20, como Pedro Vargas, Eduardo “Buchecha”, Leonardo Moura etc. Também devemos citar o belo trabalho da comissão técnica, liderada pelo treinador Marcelo Akra e pelo auxiliar-técnico Danilo Mattos.

De qualquer maneira, estes atletas, que sofrem com várias dificuldades no dia a dia, como vários sem treinar durante a Copa do Mundo (enquanto o adversário da final fazia duas sessões de treinamentos diárias) e atrasos no pagamento da já pequena ajuda de custo, se superaram e honraram a gloriosa camisa do clube como poucos. Fica aqui o agradecimento e a congratulação do Blog CRVG – Em Todos os Esportes por esta belíssima campanha, que acompanhamos desde o dia 03 de fevereiro, quando trouxemos em primeira mão a notícia de que o Vasco voltaria a ter um time adulto próprio após dois anos e também os detalhes sobre a formação da equipe. E fica, é claro, a torcida e a cobrança para que o time não seja desfeito e permaneça para o segundo semestre, mesmo com o conturbado cenário do clube, devido às eleições para o Conselho Deliberativo, que definirão o próximo presidente. Casaca!

Artilharia do Vasco no Carioca 2014 Adulto:

12 gols: Roniele
8 gols: Renato Paes Leme
4 gols: Lucas Rabiola
2 gols: Renan e Leonardo Moura
1 gol: Douglas, Pedro Vargas, Eduardo ‘Buchecha’ e Caio Lus

Jogos do Vasco no Carioca 2014 de Futsal:

Primeira fase (Vasco – 2º colocado)

06/05 – Vasco da Gama 4 x 1 Mendes – Local: São Januário
12/05 – Vasco da Gama 4 x 3 Magnólia – Local: São Januário
16/05 – Grajaú Country 1 x 7 Vasco da Gama – Local: São Januário
28/05 – ADDP/Cabo Frio 2 x 1 Vasco da Gama – Local: Ginásio Alfredo Barreto, em Cabo Frio

Semifinal

01/07 – Magnólia 3 x 6 Vasco da Gama – Local: Magnólia, Petrópolis
03/07 – Vasco da Gama 7 x 1 Magnólia – Local: São Januário

Final

07/07 – Vasco da Gama 1 x 2 ADDP/Cabo Frio – Local: São Januário
09/07 – ADDP/Cabo Frio 0 x 2 Vasco da Gama (Prorrogação: 2 x 0) – Local: Ginásio Alfredo Barreto, em Cabo Frio

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes