Com Martín Silva no banco, Uruguai enfrenta Colômbia pelas oitavas da Copa do Mundo neste sábado às 17h no Maracanã

Sábado, 28/06/2014 - 06:32
comentário(s)

Um confronto entre duas equipes sul-americanas, valendo vaga nas quartas de final de uma Copa do Mundo disputada no continente. Se os ingredientes para uma partida cheia de emoções entre Colômbia e Uruguai, neste sábado (28.06) às 17h, no Maracanã, já estavam postos, o duelo ganhou um tempero extra com a suspensão do atacante uruguaio Luis Suárez, que está fora do torneio e retornou a seu país.

O treinador da Celeste, Óscar Tabárez, fugiu ao protocolo na entrevista coletiva na véspera do jogo para discursar em defesa do camisa 9. Ele disse que o episódio uniu ainda mais o grupo. “Suárez, você nunca estará sozinho. A torcida uruguaia e nós estamos todos comovidos. Estamos feridos, mas com uma força incrível e com uma grande rebeldia, mais que tudo para a partida”.

Seria um incentivo para seus comandados? A raça da equipe, que se superou para vencer Inglaterra e Itália já é conhecida. Voltar ao palco em que foram campeões mundiais pela última vez era a última pitada que faltava na receita. Falta saber quem será o substituto do artilheiro da Celeste. A dúvida fica entre os atacantes Forlán e Stuani.

Apesar da ausência de Suárez, o técnico da Colômbia, José Pékerman, destacou as qualidades do conjunto rival. “Trata-se de uma equipe muito bem trabalhada, que todos se conhecem. Os jogadores confiam plenamente no treinador, que sabe tirar o melhor de cada um. Eles podem estar em desvantagem, que nunca vão perder a essência de acreditar na vitória. Além disso, eles têm bons jogadores na bola alta, como o Godín, e não sentem a pressão da partida”, exaltou.

Desconfiança e afirmação

Os uruguaios sabem que terão pela frente uma equipe motivada, que pode alcançar a sua melhor campanha na história das Copas, caso avance às quartas de final. A força da Colômbia está no ataque, comandado pelo camisa 10, James Rodríguez, e que terminou a primeira fase como segundo mais positivo entre as 32 seleções (nove gols). O colombianos também devem ser maioria nas arquibancadas do estádio carioca.

Pékerman sabe o que é perder a principal estrela da equipe. O atacante Falcao García, que não se recuperou de uma lesão, foi cortado da lista final para a Copa. No entanto, o treinador destaca que a seleção superou as desconfianças e mostrou que tem um grupo qualificado. Na vitória contra o Japão por 4 x 1, pela última rodada do grupo C, o time entrou com alguns reservas em campo.

“Comentamos que a equipe veio com muitos problemas, trabalhou forte para não perder o otimismo, manter a calma e seguir em frente. Mais do que nunca, temos que ter esse pensamento de superação. E por isso, o povo colombiano está feliz, porque sabe as dificuldades pelas quais passamos. Fiquei satisfeito, porque na última partida testei algumas alternativas e continuamos com o mesmo padrão. Mesmo com tantas mudanças, o jogo nos mostrou que temos jogadores que podem competir e podemos crescer”, analisou.

A equipe que se classificar para as quartas de final irá enfrentar o vencedor do confronto entre Brasil e Chile, que também será disputado neste sábado.

Escalações

O Uruguai deve ir a campo com: Muslera; Cáceres, Giménez, Godín e Alvaro Pereira; Arévalo Rios, Alvaro González, Cristian Rodríguez e Lodeiro; Forlán (Stuani) e Cavani.

Já a Colômbia deve ter: Ospina, Zuñiga, Zapata, Yepes e Armero; Sanchez, Aguilar, Rodriguez e Cuadrado; Ibarbo (Bacca) e Gutierrez.

Campanha e histórico

A Colômbia chega para o confronto com 100% de aproveitamento nas três partidas que disputou pelo Grupo C. A equipe venceu a Grécia por 3 x 0, a Costa do Marfim por 2 x 1 e o Japão por 4 x 1.

A classificação uruguaia foi mais sofrida. A Celeste passou como segunda colocada do Grupo D. Após perder de 3 x 1 para a Costa Rica na estreia, a equipe se recuperou com vitórias por 2 x 1 sobre a Inglaterra e por 1 x 0 contra a Itália.

Na história das Copas, Uruguai e Colômbia se enfrentaram apenas uma vez. O duelo foi válido pela primeira fase da Copa do Mundo de 1962, no Chile, e a Celeste venceu por 2 x 1.

Palco

A partida entre Colômbia e Uruguai completará a passagem de todos os vizinhos sul-americanos do Brasil pelo Maracanã. Após receber Argentina, Chile e Equador, a promessa é de arquibancada cheia mais uma vez. Na primeira fase, o estádio teve média de mais de 74,1 mil torcedores por jogo. Nesta sexta-feira (27.06), o gramado da arena foi poupado e as equipes treinaram no estádio de São Januário.

Fonte: Portal da Copa