Uruguai e Colômbia treinaram em São Januário antes de duelo pelas oitavas da Copa do Mundo; confira detalhes e fotos

Sábado, 28/06/2014 - 01:47
comentário(s)

No primeiro dia sem jogos da Copa do Mundo, desde que o torneio começou, esta sexta-feira (27) foi de expectativa para os confrontos das oitavas-de-final. Em um desses confrontos, o sotaque espanhol vai dominar o Maracanã. Uruguai e Colômbia se enfrentam neste sábado, às 17h, garantindo mais um sulamericano na próxima fase.

Primeira colocada no grupo C, com 100% de aproveitamento, ao vencer Grécia, Costa do Marfim e Japão, a seleção colombiana treinou mais cedo. A atividade começou por volta das 16h e apenas 15 minutos foram liberados para os jornalistas. O técnico José Pekerman fechou o treino e fez mistério para encarar o adversário de amanhã. O que pôde ser observado foi apenas um trabalho de aquecimento com bola e nada mais. Foram a campo os destaques James Rodríguez e Cuadrado.

A partida é tida como a mais importante da história do futebol colombiano, pois a seleção nunca avançou às quartas. O melhor desempenho de La Tricolor foi chegar às oitavas, na Copa de 1990, disputada na Itália. A Colômbia, que conquistou a Copa América de 2001, deve colorir metade do Maracanã de amarelo e azul, como fez em todos os estádios onde a seleção jogou.

O outro lado será celeste. O Uruguai, bicampeão do mundo em 1930 e 1950, treinou às 18h e também abriu para 15 minutos para imagens da imprensa. A seleção do técnico Óscar Tabárez tenta superar a ausência do atacante Luiz Suárez, após julgamento e punição de nove jogos e quatro meses de banimento do futebol, pela mordida no ombro do zagueiro Chiellini, na última partida contra a Itália, que deu a classificação do Uruguai. A Celeste também só mostrou o aquecimento com bola e não revelou muita coisa, principalmente o substituto de Suárez.

Com boas recordações do Brasil, onde foi campeão do mundo pela última vez, o Uruguai também viu gente matando saudades. O goleiro Martín Silva, que integra a seleção uruguaia, pôde voltar à São Januário e treinar em um campo que lhe é muito familiar. Acompanhado dos outros goleiros Muslera e Muñoz e do preparador de goleiros Celso Otero, ex-goleiro da Celeste.

Martín é o primeiro jogador do Vasco a ser convocado para uma Copa do Mundo desde seu treinador no clube, o ex-goleiro e ídolo vascaíno Carlos Germano, que atuou na Colina de 1991 à 1999 e integrou a Seleção Brasileira vice-campeão do mundo em 1998, na França. O camisa 1 vascaíno é reserva imediato do titular Fernando Muslera, que defende as cores do Galatasaray (TUR).

O torcedor vascaíno pode acompanhar atento ao confronto entre Colômbia e Uruguai, porque, além de poder torcer para Martín Silva, o vencedor deste jogo encara quem sobreviver no outro duelo de sábado, entre Brasil e Chile. Ou seja, caso passe de fase, a Seleção Brasileira enfrenta mais um sulamericano no caminho do hexacampeonato.

Confira algumas fotos do treinamento das Seleções em São Januário:



Fonte: Site oficial do Vasco