Congolês que jogou basquete no Vasco trabalha hoje no resort que hospedará seleção da Bélgica em Mogi das Cruzes (SP)

Terça-feira, 10/06/2014 - 02:23
comentário(s)

Os 400 funcionários do resort que vai receber a seleção da Bélgica em Mogi das Cruzes estão ansiosos para a chegada da delegação nesta terça-feira. Para um deles, no entanto, a presença dos belgas na cidade da Região Metropolitana de São Paulo é muito especial. Nascido na República Democrática do Congo (ex-Zaire), país que foi colônia da Bélgica até 1960, o assistente de eventos Serge Luboya Ngambele poderá retribuir os ensinamentos que os europeus deram a seu povo.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o congolês é grato aos colonizadores belgas. Para ele, é um orgulho ter aprendido costumes e tradições da terra dos “Red Devils”. Ngambele acredita que seu país passou por uma transformação enquanto esteve sob domínio da Bélgica.

- O homem branco impôs as regras dele, mas nos deu um norte e aprendemos a usar a inteligência para tratar de diversas questões. Eu gosto muito da Bélgica e torço para eles na Copa. Quando soube que ficariam aqui em Mogi, fiquei muito feliz – disse o funcionário de 28 anos.

Ngambele está no Brasil há cinco anos. Depois de morar um tempo na França, onde tem família, ele veio para o país e acabou tentando a sorte como jogador de basquete. Com mais de 2m de altura, o congolês chegou a atuar pelo Vasco da Gama, mas a carreira chegou ao fim quando o time encerrou as atividades.

A vontade de continuar no Brasil fez ele procurar emprego, até que surgiu uma oportunidade como segurança do Paradise Golf & Lake Resort, que servirá de base para os treinamentos da Bélgica na Copa. Com a vaga garantida, o funcionário estudou e passou a se comunicar melhor em português. Na Copa de 2014, ele foi escalado para auxiliar o atendimento à delegação belga já que é um dos poucos que consegue se comunicar em francês, uma das línguas oficiais dos visitantes.

- Estar no Brasil é um sonho para mim, mas ainda mais recebendo os belgas. Poder falar francês com eles vai ajudar bastante e espero que eles possam se sentir em casa, como eu me sinto aqui.

Para a diretoria do hotel, a presença de Serge Ngambele é primordial não só pelo bom trabalho que ele desempenha, mas pela alegria contagiante e dedicação ao trabalho.

- O Serge é um grande reforço pro nosso time. Vai nos ajudar muito na troca de informações, ajuda com o idioma e certamente também vai conquistar os membros da delegação belga – comentou a gerente de marketing do hotel, Tatiana Alabarce.

A equipe de Hazard, Kompany e Courtois desembarca na noite desta terça-feira no Aeroporto de Guarulhos e segue direto para Mogi das Cruzes. A Bélgica está no Grupo H da Copa do Mundo e estreia no dia 17, contra a Argélia, no Mineirão. Na primeira fase o time ainda enfrenta a Rússia, no Maracanã, e a Coreia do Sul, na Arena Corinthians.



Fonte: GloboEsporte.com