Basquete: Além de técnico e preparador, Vasco também terá jogador no Mundial 3x3: Douglas Motta

Terça-feira, 03/06/2014 - 16:42
comentário(s)

O treinador Christiano Pereira e o preparador físico Marcelo Mascarenhas, ambos do Vasco da Gama, se apresentaram no último sábado (31/05), na Fortaleza de São João (Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro), à Seleção Brasileira de basquete 3×3, que se prepara para a 2ª edição do Campeonato Mundial.

A competição, que é organizada pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), será disputada de 05 a 08 de junho em Moscou, capital da Rússia, no Luzhniki Park. Haverá competição tanto no feminino quanto no masculino. A delegação viaja na noite desta terça-feira (03), em voo marcado para as 22:15h, no Galeão.

Marcelo Mascarenhas não viajará para a Rússia, mas efetuou a preparação física dos times em todos estes dias – sábado, domingo, segunda e terça – em que os (as) atletas treinaram na Urca, dirigidos por Christiano.

No final de semana (sábado e domingo), ocorreu a seletiva nacional da categoria sub-18, com vista a arrolar atletas para a disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude, que ocorre em agosto, em Nanjing, na China. Christiano também será o comandante da equipe, e, é claro, participou da seleção dos atletas. Mascarenhas também marcou presença na Seletiva.

O basquetebol 3×3 (disputado em quadra com metade do tamanho do basquete regular e, como o nome já explicita, com três atletas de cada lado, além de ter apenas um cesto) é uma modalidade recente e vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. A Seleção Brasileira masculina conquistou a última Copa América, disputada no começo deste ano. A regra estipula que são relacionados para um jogo apenas quatro jogadores, com três em quadra e um fora.

Christiano (foto à esquerda) possui 28 anos consecutivos no Vasco da Gama, clube no qual também atuou como jogador. Atualmente, ele é treinador das equipes juvenil e adulta em São Januário. Ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes, ele demonstrou bastante satisfação por ser novamente convocado pela Confederação Brasileira de Basquetebol, o que não ocorria já há um bom tempo. Ele ressalta a forma como esta modalidade está crescendo nos últimos anos:

- Para mim foi uma injeção de ânimo ser lembrado após sete anos. O meu último ano foi 2006/07 na Confederação. Foi uma decisão tomada por mim mediante um problema que existiu, uma imposição que não aceitei. Nunca me desestimulei, nunca deixei de trabalhar, nunca deixei de tratar a minha profissão com respeito. Depois de sete anos, voltei a ser lembrado para abraçar um projeto que tem tudo para alavancar no Rio de Janeiro. Como foi o voleibol de praia, o basquete 3×3 tem chance de se tornar esporte olímpico. Agora que eu estou me aprofundando mais porque estou no meio, ea coisa está crescendo de uma tal maneira que tem ranqueamento de jogador, ranqueamento nacional e mundial de jogadores. É muito bem organizado, e, por estar sendo lembrado nesse projeto para tentar alavancar, e tentar atrair mais jogadores para esse tipo de esporte, me senti lisonjeado. Espero corresponder no trabalho do dia a dia.

Em entrevista concedida ao site da Confederação Brasileira de Basquetebol, Christiano falou sobre o seu trabalho e suas expectativas para o Mundial:

- Todos estão bastante motivados. Estou passando para eles situações táticas para colocarem em prática durante os jogos do Mundial. Segundo as regras da modalidade, não posso passar as instruções durante a partida, então tenho agora a missão de ajudá-los nas tomadas de decisões futuras. Todos são bastante talentosos e possuem condições de fazer boas partidas no Mundial.

Também em entrevista ao site da CBB, Marcelo Mascarenhas explicou no que consiste seu trabalho nestes quatro dias de preparação antes da viagem para Moscou. Ele enfatiza a importância da presença de um preparador físico:

- Acredito que nessa parte inicial dos treinamentos, a preparação física é essencial para o alongamento e aquecimento dos atletas que estão se preparando para jogos de alto nível de exigência física. A presença de um preparador físico é muito importante para auxiliar o técnico no controle de carga e intensidade do treino. Para o período de jogos, em Moscou, a orientação é mais na parte de recuperação, repouso e alimentação.

Além de Christiano e Mascarenhas, o Vasco tem também um atleta de basquete regular que disputará o Mundial. Trata-se de Douglas Motta (36 anos), que chegou recentemente ao clube para formar o time adulto que está disputando o Torneio Carioca. Além de Douglas, Gustavo Bracco, Davi Rossetto e Marcos Vinícius Inácio compõem o time masculino Brasileiro. No feminino, as atletas são as seguintes: Simone Souza, Cristal Rocha, Marley Wyne e Flávia Santos.

Tanto no masculino quanto no feminino, vinte e quatro países disputam a competição, divididos em quatro grupos de seis. No masculino, o Brasil está no grupo C, com Porto Rico, Nova Zelândia, Uruguai, Estônia e Turquia. Os dois primeiros de cada chave se classificam às oitavas de final. A partir daí, serão disputadas também as quartas de final, as semifinais e a final, que terá transmissão ao vivo do SporTV no próximo domingo. No feminino, está no grupo D, ao lado de Rússia, Itália, Hungria, Estados Unidos e Alemanha. O Brasil é o cabeça de chave em ambas as competições. Os países se enfrentam dentro de seus grupos, totalizando cinco partidas antes do mata-mata. O canal no YouTube do 3×3 Planet transmitirá ao vivo os jogos disputados na quadra principal do complexo: http://www.youtube.com/3x3planet



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes