Confira entrevista com Otávio Gomes, grande benemérito cuja denúncia sobre adesão de sócios resultou em inquérito policial

Sexta-feira, 09/05/2014 - 07:50
comentário(s)

ELEIÇÕES NO VASCO

"UM PLEITO QUE JÁ ESTÁ NA POLÍCIA"

EXCLUSIVO

OTÁVIO GOMES É GRANDE BENEMÉRITO DO CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA E DEPÔS, NA 17º DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL, DENUNCIANDO AQUILO QUE, EM SUA NARRATIVA, DENOMINOU DE UMA MANOBRA VISANDO FAVORECER O CANDIDATO EURICO MIRANDA, PRESIDENTE DO CONSELHO DE BENEMÉRITOS DO VASCO, NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, URDIDA PELO GRUPO CASACA E ROTULADA DE "MENSALÃO VASCAÍNO".

"ESTE MENSALÃO DESONRA A HISTÓRIA DO VASCO"
"ESTE MECANISMO (O MENSALÃO) AFASTOU DE PRONTO A CANDIDATURA FERNANDO HORTA. ÚNICO COM CHANCE REAL DE GANHAR DO EURICO MIRANDA"
"O EURICO FOI PEDIR AJUDA...SÓ QUE O FERNANDO HORTA NÃO ACEITA TUTOR E NA PARADA É RESPEITADO"
"SEGUNDO MINHA EMPREGADA, O INFERNO ESTÁ CHEIO DE BEM INTENCIONADOS"
"QUEM DEVERIA MATAR ESSA NO PEITO E COMANDAR O PROCESSO DE SINDICÂNCIA SERIA O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA GERAL. O PROBLEMA É QUE LHE FALTA COM- PETÊNCIA E, PRINCIPALMENTE, ATITUDE"
"ESSE (DINAMITE) NÃO TEM POSIÇÃO, É UM OPORTUNISTA. NESSE MAR REVOLTO É UM NÁUFRAGO A PROCURA DE UMA BOIA"
"UMA MENTIRA REPETIDA MIL VEZES SERÁ SEMPRE UMA MENTIRA, NÃO SE TORNA VERDADE"
"SÓ UMA INTERVENÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS COLOCANDO ALGUNS PARA CUMPRIR PRISÃO PERPÉTUA EM PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA" - SOBRE COMO SANEAR O PROCESSO POLÍTICO-ELEITORAL DO VASCO DA GAMA

1. OTÁVIO: GOSTARÍAMOS QUE VOCÊ NARRASSE O SEU "PASSO A PASSO" ATÉ CHEGAR À 17º DELEGACIA POLICIAL, EM SÃO CRISTÓVÃO, COM O OBJETIVO DE DENUNCIAR ESTE CHAMADO "MENSALÃO VASCAÍNO" QUE OBJETIVA, SEGUNDO SUA DENÚNCIA, FAVORECER O CANDIDATO EURICO MIRANDA. COMO VOCÊ DESCOBRIU O FATO; COMO SE CERTIFICOU DA MANOBRA QUE, DE ACORDO COM ESTE MESMO DEPOIMENTO, ESTÁ SENDO URDIDA POR INTEGRANTES DO GRUPO CASACA E SE TAL SITUAÇÃO, TAMBÉM, OCORRE COM RELAÇÃO AO CANDIDATO ROBERTO MONTEIRO?

R: Tenho 73 anos, portanto, não nasci ontem. Ao ver os sectários do Casaca promovendo essa campanha sórdida de conseguir novos sócios, pensei: Agora vão substituir o antigo esquema de fabricação de carteirinhas para “sócios de última hora”. Fiz uma coluna em "Notícias Da Corte" (NOTA DA EDITORIA: ESTA É A PÁGINA ASSINADA POR OTÁVIO GOMES NO FACEBOOK), alertando por quanto (em grana) poderia se comprar um Clube. Depois disso, um jornalista do Globoesporte.com quis fazer uma entrevista comigo. Procurou o Léo Gonçalves para pegar o meu telefone. Luiz Orlando; aí ele me telefonou e marcamos no seu "antigo escritório”, na Rua Assembléia, longe de fazer fofocas e apenas para esclarecer-los sobre o que eles leram em "Notícias Da Corte". Essa entrevista foi concedida a dois jovens jornalistas - Raphael Marinho e Raphael Zarko -. Veja Luiz; durante todo o longo reinado, em São Januário, do Dr. Eurico Miranda, os jovens cândidos do Casaca não fizeram nenhuma campanha para novos sócios. Eram sabedores de que não seria necessário porque havia o "esquemão" das carteirinhas. Quem está com o baralho (cadastro) na mão, dá as cartas (todas marcadas). Nunca pintei cabelo, não uso peruca e muito menos sou de "comer partido". Depois da reportagem do Globoesporte.com, eles começaram a se coçar; quanto mais se coçam, mais complicado fica. Nem os mais inocentes "comem partido" e, em apenas um dia - 30 de abril de 2013 -, ingressaram 1.730 sócios, no quadro social do Vasco. Tentaram desmentir os jovens jornalistas. Até agora "nem um honroso empate conseguiram". Mais precisamente, "estão perdendo de goleada". Não satisfeitos, incluíram mais 250 sócios, em maio de 2013, talvez para engordar uma eventual suplência. Em relação ao Dr. Roberto Monteiro, é um político; se, porventura, montou o mesmo esquema, foi "na escama", assim como os jovens da Cruzada que, segundo falam nos corredores infectados de São Januário, montaram um "mensalinho". Perto do Dr. Eurico Miranda, são "criancinhas de colo".

2. CASO VOCÊ CONFIRME O MESMO "EXPEDIENTE" UTILIZADO PARA FAVORECER EURICO MIRANDA, NO QUE CONCERNE À CANDIDATURA ROBERTO MONTEIRO, VOCÊ AFIRMARIA QUE MONTEIRO MENTIU, NA ENTREVISTA CONCEDIDA À REVISTA CapA-A-CapA ESPORTES, QUANDO NEGOU QUALQUER ENVOLVIMENTO COM ESTE TIPO DE MANOBRA, INCLUSIVE, CONDENANDO-A?

R: Se o Roberto Monteiro mentiu ao dizer que desconhece o chamado mensalão, não posso afirmar nada, mesmo porque é um jovem político. Nunca vi um político se auto condenar, portanto, tudo está dentro da normalidade.

3. VOCÊ QUALIFICA ESTE "MENSALÃO DO VASCO" COMO UM ESTELIONATO ELEITORAL?

R: Esse mensalão desonra toda a História do Vasco. O pior é que tem áulicos, acólitos e lambedores de bolsa escrotal tentando justificar esse batom na cueca, dizendo que o Vasco sempre foi assim. Os verdadeiros vascaínos não acreditam e não aceitam que a história do grande Vasco, possa ter sido construída com esses métodos espúrios. Não foi!

4. NA SUA OPINIÃO, ESTE MECANISMO LESIVO À LISURA DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, NO VASCO DA GAMA, TERIA SIDO ADOTADO PELOS DOIS CANDIDATOS POR NÃO ACREDITAREM EM SUAS POSSIBILIDADES DE VITÓRIA, NO PLEITO, A NÃO SER COM A UTILIZAÇÃO DESTES MÉTODOS CONDENÁVEIS PARA QUALQUER POSTULANTE A UM CARGO MAJORITÁRIO (OU NÃO) EM QUALQUER TIPO DE ELEIÇÃO?

R: Esse mecanismo afastou de pronto a candidatura do Fernando Horta. Ele avalia que sairia do barracão da Unidos da Tijuca sem chance de vitória. "Não teria dez no cadastro". "Baralho malhado, malandro dança". Horta, "sem chance de dar partido". Muito embora, em minha opinião, ele deveria se lançar candidato à presidência, com ou sem mensalão. Se vier, ganhará. É o único com chance real de ganhar do Eurico Miranda. Luiz Orlando; você é do samba e já deve ter sabido que o Eurico foi pedir ajuda... Só que o Fernando Horta não aceita tutor "e na parada é respeitado". Quando os pares estavam de férias, a Tesouraria da Liga ficou com o Horta. "Jamais ficaria na mão de um Pombo".

5. COMO VOCÊ ANALISA A CONDUTA, ATÉ AQUI, DA COMISSÃO DE SINDICÂNCIA FORMADA, NO CLUBE, COM O PROPÓSITO, JUSTAMENTE, DE APURAR TAL DENÚNCIA?

R: Aparentemente, são bem intencionados. Segundo minha empregada, o inferno está cheio de bem intencionados. Quem deveria "matar essa no peito" e comandar o processo de sindicância para apurar os malfeitos seria o presidente da Assembléia Geral. O problema é que lhe falta competência e, principalmente, atitude.

6. E A POSIÇÃO DO PRESIDENTE ROBERTO DINAMITE EM MAIS ESTE LAMENTÁVEL EPISÓDIO ENVOLVENDO O PANORAMA ELEITORAL, EM SÃO JANUÁRIO, COMO VOCÊ A CLASSIFICA?

R: Esse não tem posição, é um oportunista. Nesse "mar revolto é um náufrago a procura de uma boia". Como fez da ALERJ uma escola, é possível que escape apenas com leves escoriações.

7. OS ÚLTIMOS PLEITOS, NO VASCO, TERMINARAM NA JUSTIÇA E ESTE JÁ ESTÁ NA POLÍCIA, ANTES MESMO DE TER ACONTECIDO. O PANORAMA ELEITORAL, NA COLINA, APODRECEU DE VEZ?

R: Certamente esse pleito seguirá o mesmo caminho dos anteriores. Só não sei até quando o Vasco suportará tanta safadeza.

8. SE ISTO ACONTECEU, DE QUEM É A CULPA?

R: A culpa é da elite choldra que usou um ídolo pensando que ele seria um títere. Ele "provou do mel" e pensou consigo mesmo: “Esse mel agora é só meu. Daqui não saio, daqui ninguém me tira”.
No dia 5 de maio, li uma postagem em "Notícias da Corte", feita pelo amigo Emerson Conceição, de uma entrevista do Dinamite, concedida a revista Placar, com o seguinte título: Dinamite comemora "resgate do respeito" e diz ter fôlego para reeleição. Luiz Orlando; após a leitura, o meu estomago ficou embrulhado. O Dinamite driblou, na cara de pau, os dois rebaixamentos do time, o rebaixamento das cotas de TV, além de outras mazelas deste desastre administrativo que estão sendo esses seis anos de sua triste passagem pela presidência do Vasco. Abusou da nossa memória e tanbém da nossa capacidade de pensar. Joseph Goebbels (NOTA DA EDITORIA: GOEBBELS FOI O MINISTRO DA PROPAGANDA NAZISTA DURANTE O PERÍODO PRESIDENCIAL DE ADOLF HITLER DENOMINADO DE TERCEIRO REICH - 1933 A 1945) não tinha, não tem e nunca terá razão: uma mentira repetida mil vezes será sempre uma mentira, não se torna verdade.

9. COMO RESOLVER ESTE MEGA-PROBLEMA E SANEAR ESTE PANORAMA POLÍTICO-ELEITORAL NUM CLUBE DE ENORME TRADIÇÃO NO ESPORTE BRASILEIRO E MUNDIAL?

R: Só com uma intervenção das forças armadas colocando alguns para cumprir prisão perpétua, em presídio de segurança máxima.Da minha parte, faço o que estiver ao meu alcance. Em 05/05, protocolei uma carta, na Secretaria do Clube, dirigida ao presidente do Conselho Deliberativo (Abílio Borges), com cópia para os presidentes dos outros poderes, requerendo uma reunião extraordinária do Conselho em face da publicação intempestiva das demonstrações financeiras de 2013 e sem o parecer de Auditores Independentes, violando a “Lei Pelé”.

10. O QUE, AINDA, VOCÊ GOSTARIA DE DECLARAR AOS NOSSOS LEITORES E QUE NÓS NÃO ENFOCAMOS?

R: Estou muito feliz com o espaço democrático criado em "Notícias Da Corte"; já passamos de 3.000 membros. Sou apenas um sócio Grande Benemérito do Vasco atuando, todos os dias, para justificar a concessão deste honroso título. Para mim, não quero nada; apenas, um pedido: DEUS SALVE O VASCO!

OBRIGADO, OTÁVIO GOMES, POR SUA PARTICIPAÇÃO NESTA SÉRIE DE REPORTAGENS QUE ESTAMOS REALIZANDO SOBRE AS ELEIÇÕES NO VASCO.

LUIZ ORLANDO BAPTISTA
EDITOR-CHEFE DA REVISTA CapA-A-CapA ESPORTES

Fonte: Facebook Olho Vivo/Revista CapA-A-CapA Esportes