Basquete: FBERJ quer fazer Estadual com 8 clubes e convidará o Vasco

Sexta-feira, 28/02/2014 - 08:44
comentário(s)

Após ter promovido um Campeonato Estadual Masculino de Basquete do ano passado, co apenas três clubes — Flamengo, Macaé e Campos — o presidente da Federação Estadual de Basquete do Rio de Janeiro (Fberj), Álvaro Lionides quer que a modalidade dê a volta por cima no Estado. Para isso, tão logo caiam as fantasias e parem de repicar os tamborins, ele pretende convocar uma reunião com pelo menos oito clubes, visando ao Estadual, que irá de agosto a novembro.

— Ano passado, tivemos apenas três times, que já estão garantidos para este ano. Agora, vou buscar um contato com dirigentes de Botafogo, Fluminense, Tijuca, Riachuelo e Vasco. Em março, logo depois do carnaval, vou convocar os três clubes que disputaram o Estadual do ano passado e mais esses outros cinco, para tentarmos o reerguimento do basquete do Rio — revelou Lionides ao GLOBO.

Sua intenção, conforme deixou claro, é tentar fazer com que o basquete carioca reviva o tempos dos grandes clássicos entre os quatro grandes clubes, no Maracanãzinho, o que era comum nos anos 80, 90 e começo dos anos 2000, quando Vasco e Flamengo, por exemplo, decidiram o antigo Campeonato Brasileiro, ganho pelos vascaínos. À época, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco tinham grandes equipes, que dominavam o Estadual e lutavam por títulos e boas colocações no Nacional. Para o dirigente da Fberj, a cultura esportiva do Estado do Rio se baseia principalmente na força do futebol:

— Na nossa cultura, aqui no Rio, mesmo nos outros esportes, pesam muito as camisas de futebol. É muito diferente do estado de São Paulo, cujo interior é muito forte.

Lionides vai aguardar também que a delegação do Flamengo retorne de Xalapa, no México, onde vai disputar as semifinais da Liga das Américas, de sexta-feira a domingo, para que dirigentes rubro-negros também tomem parte nessa reunião de reconstrução do basquete do Rio. Desde 2005 o Flamengo vem sendo campeão estadual, isto é, nove vezes seguidas, além de ter três títulos brasileiros, dois deles da liga Novo Basquete Brasil, o NBB, e um da Liga Sul-Americana.

— Acredito que possa contar com Botafogo, Fluminense e Tijuca. O Vasco terá eleições este ano, e talvez mude algo por lá. A atual gestão só tem feito as categorias de base. O Riachuelo tem muita tradição, já foi três vezes campeão carioca (1937, 1940 e 1941) e já revelou grandes jogadores. Estou sempre em contato com esses clubes, para que invistam no adulto — disse Lionides. — Precisamos de um bom produto, isto é, um grande campeonato, para podermos tentar patrocínio e transmissões na TV.

O presidente reconhece, porém, que no caso de times de camisa, como Botafogo, Fluminense e Vasco, é mais difícil que esses clubes montem times médios que acabariam perdendo de 30 pontos de diferença para o Flamengo, rival também no futebol, o que causaria a revolta das outras torcidas. Segundo Lionides, ano passado, equipes que não são de futebol, como Campos e Macaé, fizeram bons jogos contra o Flamengo. Em seu entender, os mesmos jogadores talvez pudessem ter um desempenho ainda melhor se contassem com o apoio, no ginásio, de torcidas de futebol.

Fonte: Globo Online