Beach Soccer: Campeão estadual, Vasco vai disputar Copa do Brasil, em Manaus, em março

Terça-feira, 25/02/2014 - 13:38
comentário(s)

Depois de ter conquistado invicto o primeiro Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de Beach Soccer, neste domingo, na Arena do Praião, em Barra de São João, ao vencer, de virada, o Flamengo por 4 a 3, o Vasco vai disputar a quarta edição da Copa Brasil, em Manaus, de 19 a 23 de março. Primeiro campeão mundial da Fifa, em 2011, o clube já havia erguido a Copa do Brasil em 2012. A competição é um sucesso nautal de público, com dez times de vários estados. Uma das maiores concentrações de torcida foi de 35 mil pessoas num Vasco x Flamengo.

Neste domingo, em final emocionante, perante duas mil pessoas na arena, o Vasco levou a melhor por 4 a 3, gols de Bokinha, Lucão, Jordan e Jorginho. Pelo Flamengo, assinalaram Léo (2) e Casé. Atual vice-campeão mundial da modalidade, o rubro-negro foi vice também no Estadual. O Botafogo terminou em terceiro lugar por ter feito a melhor campanha, conforme previsto no regulamento, superando o Prado Júnior.

Bokinha, do Vasco, foi aclamado o Melhor Jogador. Talento descoberto em comunidade carente no Rio, o jogador vem começando a se destacar também no cenário nacional da modalidade.

— Estou vivendo um momento excelente na minha carreira. Tenho trabalhado muito em busca dos meus objetivos e preciso agradecer aos companheiros, à comissão técnica e, principalmente, à torcida, por me apoiarem, por estarem ao meu lado e me ajudarem a alcançar o que procuro. Este começo de ano tem sido especial para mim, estou muito feliz, conquistando títulos pela seleção brasileira e pelo Vasco. Estou tentando aproveitar as oportunidades que estão me dando. Júnior Negão (técnico da seleção) e o Leo Braga (treinador vascaíno) me dão muita confiança, e agora é continuar focado, me dedicando, tenho muito ainda a aprender e para evoluir — declarou o artilheiro. — Vamos disputar a Copa Brasil, em Manaus, e a conquista desse título carioca nos dá mais moral para chegarmos fortes e lutar pelo bicampeonato na Copa.

Em ótima fase, Bokinha fora artilheiro e melhor jogador da Copa América (em janeiro), além do Campeonato Estadual. Logo após a final, um jogo de muitas alternativas, em que o Vasco começou perdendo, mas reagiu e prevaleceu, o craque fez questão de agradecer à torcida, que, segundo ele, deu muito apoio a um grupo fantástico:

— Nós nos superamos, mantivemos a calma, fizemos um grande jogo e vamos comemorar muito esse título. Esse prêmio eu divido com a equipe, ninguém brilha sozinho aqui no Vasco, se não fosse pela união de todos, não seríamos vitoriosos. Estou muito feliz.

De acordo com a nova Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro (Febserj), Bokinha e Lucão (ambos do Vasco) dividiram o troféu de Artilheiro (11 gols), Jordan (Vasco) foi eleito a Revelação, e Cesinha (Vasco), o Melhor Goleiro. O campeonato teve uma das premiações mais altas em campeonatos de clubes no país: R$ 20 mil, aos primeiros colocados. Em quadra, o Estadual registrou 150 gols em 15 jogos (média de 10 por partida).

Em Manaus, na Copa do Brasil, há a possibilidade de novos clássicos cariocas. Lá estarão Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Avai, Sport, Vitória, Sampaio Correa, Vila Velha e uma equipe local, a ser confirmada. O torneio vem sendo jogado sempre na capital amazonense. Em 2011, o vencedor foi o Botafogo, em 2012, o Vasco, e no ano passado, o Flamengo.

Balanço do Estadual:

Grupo A - Vasco da Gama, Flamengo, Búzios e Cabofriense
Grupo B - Fluminense, Botafogo, Prado Júnior e Casimiro de Abreu

1ª rodada (19.02)

Jogo 01 - Vasco da Gama 14 x 5 Búzios
Jogo 02 - Fluminense 2 x 3 Prado Júnior
Jogo 03 - Botafogo 7 x 0 Casimiro de Abreu
Jogo 04 - Flamengo 6 x 2 Cabofriense

2ª rodada (20.02)

Jogo 05 - Fluminense 10 x 3 Casimiro de Abreu
Jogo 06 - Flamengo 8 x 3 Búzios
Jogo 07 - Botafogo 5 x 3 Prado Júnior
Jogo 08 - Vasco da Gama 14 x 6 Cabofriense

3ª rodada (21.02)

Jogo 09 - Búzios 8 x 6 Cabofriense
Jogo 10 - Botafogo 1 x 1 Fluminense (Botafogo 5 a 4 nos penais)
Jogo 11 - Casimiro de Abreu 1 x 10 Prado Júnior
Jogo 12 - Flamengo 4 x 5 Vasco da Gama

Semifinal (22.02)

Jogo 13 - Vasco da Gama 5 x 4 Prado Júnior
Jogo 14 - Botafogo 2 x 5 Flamengo

Final (23.02)

Jogo 15 - Vasco da Gama 4 x 3 Flamengo

Fonte: O Globo online