Basquete: Treinador Christiano Pereira comenta preparação do time juvenil para o Estadual

Terça-feira, 25/02/2014 - 09:02
comentário(s)

A equipe juvenil (sub-19) de basquetebol do Vasco da Gama já tem dia, hora, local e adversários confirmados para a estreia no Campeonato Estadual: será no dia 28 de março, às 18:30h, em São Januário (ginásio do Forninho), contra o Fluminense. O Tricolor, aliás, foi o algoz do Vasco no mata-mata do Estadual do ano passado, eliminando o Gigante da Colina, que acabou terminando em quinto lugar na classificação final, nas quartas de final. O resultado final foi bem melhor do que o de 2012, quando o clube terminou no sétimo lugar. Ainda assim, todos sabem que tudo isto ainda está muito aquém das tradições vascaínas no esporte e na categoria juvenil em especial (foi campeão da categoria pela última vez em 2007), mas, diante das enormes limitações, o melhor vem sendo feito, à base de muito trabalho e dedicação dos atletas e da comissão técnica. Mesmo que o título esteja, a não ser que algo muito surpreendente ocorra, fora de cogitação. A Associação Macaé de Basquete é a atual campeã, vencendo o Flamengo na final.

Para este ano, a equipe perdeu o seu principal destaque ao longo de 2013: o armador Rodriguinho, segundo maior cestinha do Campeonato com quatro jogos a menos do que o primeiro, foi para o Botafogo. Além disso, o segundo principal pontuador do time, o ala Alexandre, estourou a idade. Por outro lado, o Vasco se reforçou com a chegada de atletas como Magal e Hamilton, vindos do Fluminense, e os ala-pivôs Lucas e Rafael, oriundos de Municipal e Jacarepaguá, respectivamente. Além deles, vieram de outros estados com boas referências Matheus (vindo de São Paulo) e Igor (de Fortaleza/CE). Este último ainda é da categoria infanto-juvenil (sub-17), mas também reforçará o time juvenil.

Como principal fator a ser comemorado em relação ao ano anterior está a média de idade da equipe: se no ano passado ela era composta majoritariamente por atletas do infanto, com apenas pouquíssimas peças com idade de juvenil, neste ano é o contrário. A base do time infanto-juvenil subiu de categoria, estando em seu primeiro ano de juvenil em 2014 e já com a experiência de ter disputado um campeonato inteiro de sub-19 no ano anterior: são atletas como Gabriel, Dudu, Matheus Rodrigues etc., além do pivô Athila e do armador Marvin, que ainda tem idade de sub-17, mas comporão o elenco superior. Além disso, os reforços que chegaram são majoritariamente com idade de sub-19 (18 ou 19 anos completados no ano da competição). Além de uma equipe mais experiente, o garrafão também está fortalecido

Por outro lado, o experiente treinador Christiano Pereira (foto), que possui 28 anos de Vasco somando-se os períodos como jogador e treinador, procura uma forma de substituir o armador Rodriguinho, comandante e principal peça de sua equipe ao longo de 2013. Ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes, além de falar sobre as chegadas e saídas de atletas, ele ainda deixou claro qual o objetivo para esta temporada:

- A expectativa para esse ano é conseguir um resultado melhor do que o do ano de 2013. Investimos em alguns jogadores de primeiro ano no ano passado, e tivemos uma "calça arriada" neste ano, que foi a saída do Rodriguinho, que no ano passado foi o segundo cestinha do Campeonato com quatro jogos a menos do que os jogadores das outras equipes. Por conta da mudança de local do treinamento, ficou inviável ele continuar no clube, e perdi meu armador, meu principal jogador, o maior pontuador da minha equipe. Acredito que isso enfraqueceu bastante a nossa equipe para este ano, estamos em busca de outro jogador para repor a ausência dele. A outra saída foi do Luiz Felippe, mas que foi reposta com um jogador talvez com a qualidade até um pouco melhor do que a dele, o Lucas, que veio do Municipal. Recebemos mais dois jogadores, um do Fluminense e outro do Jacarepaguá, para a posição de ala-pivô, que era um carência nossa no ano passado. Acredito que a equipe fique competitiva a partir do momento em que esses jogadores começarem a pegar a forma de trabalho aqui do Vasco da Gama. Os demais jogadores todos continuaram, a maioria era segundo ano de infanto, e subiu para o juvenil neste ano. Acredito que tenhamos uma equipe competitiva para este ano de 2014.

Christiano ressalta a importância de voltar a treinar e jogar em São Januário

O ginásio principal de São Januário foi interditado em meados de 2011, e desde então o Vasco utiliza para treinos e jogos o ginásio da ABVRJ. Nos últimos anos, algumas categorias passaram a treinar e/ou jogar no ginásio do Forninho, na Colina, mas o juvenil foi o único que manteve o seu dia a dia integralmente na Praça da Bandeira. Após diálogos com o diretor de vôlei (outro esporte que utiliza o Forninho), Edson Silva, houve acordo para a divisão do ginásio secundário do Vasco, e todas as categorias do basquete passaram a treinar (segundas, quartas e sextas-feiras) e jogar em São Januário.

Christiano Pereira ressalta o fato de que com a saída de São Januário muitos atletas e a equipe juvenil como um todo perderam muito da identificação com o clube, chegando ao ponto de atletas que passaram pelo Vasco jamais terem pisado na Colina Histórica. Como é uma quadra com piso de poliuretano, ele ressalta que ela precisa estar bem limpa para evitar que fique escorregadia, além de não ver problemas em jogar numa quadra acanhada e com pouca área de escape entre o fim do espaço de jogo e a parede:

- Acho que isso não é problema, o problema maior nesse tipo de quadra é de que ela precisa estar limpa, coisa que normalmente nunca está, e fica muito escorregadia, dificultando o dia a dia de treinamentos. Há males que vem para o bem, e talvez estivéssemos precisando desse empurrão para resolver algumas questões e voltar para a nossa quadra. Foram três anos trabalhando longe de São Januário, jogadores que passaram pelo Vasco não pisaram em São Januário, e por isso tem perda de identidade. Não só dos jogadores, mas da equipe de uma forma geral. Acho que o retorno para casa tem diversos fatores, dentre eles a volta da identidade da equipe com o clube. Ou seja, vivenciar o dia a dia do clube, chegar mais cedo, não para nós da comissão técnica, mas para o grupo. Foi um mal necessário, e estou muito satisfeito por ter voltado a trabalhar aqui no Vasco - finalizou o treinador ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes.

Outro fator a ser ressaltado em decorrência da volta em São Januário vem sendo comemorado pelo preparador físico Marcelo Mascarenhas, que agora conta com uma estrutura melhor para exercer seu trabalho, com os atletas tendo direito, inclusive, a utilizar uma sala de musculação na sede vascaína, como pode-se ver na foto abaixo (retirada do twitter Basket do Almirante - @bktcrvg).

Confira equipes participantes e todos os jogos do Cruz-Maltino:

Equipes participantes: Vasco da Gama, Flamengo, Fluminense, Tijuca, Botafogo, Club Municipal, Associação Macaé de Basquete, ABIG (Associação Amigos do Basquete da Ilha do Governador) e Jacarepaguá Tênis Clube

28/03 - 18:30h: Vasco da Gama x Fluminense (local: São Januário)
02/04 - 20h: Tijuca x Vasco da Gama (local: Tijuca Tênis Clube)
16/04 - 20h: Flamengo x Vasco da Gama (local: Gávea)
30/04 - 20h: ABIG x Vasco da Gama (local: Jequiá Iate Clube)
09/05 - 18:30h: Vasco da Gama x Municipal (local: São Januário)
17/05 - 9:30h: Jacarepaguá x Vasco da Gama (local: Jacarepaguá Tênis Clube)
30/05 - 18:30h: Vasco da Gama x Botafogo (local: São Januário)
06/06 - 19h: Associação Macaé de Basquete x Vasco da Gama (local: Tênis Clube de Macaé)
05/07 - 11h: Vasco da Gama x Jacarepaguá (local: São Januário)
11/07 - 20h: Fluminense x Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
18/07 - 18:30h: Vasco da Gama x Tijuca (local: São Januário)
01/08 - 18:30h: Vasco da Gama x Flamengo (local: São Januário)
08/08 - 19h: Vasco da Gama x Associação Macaé de Basquete (local: São Januário)
15/08 - 18:30h: Vasco da Gama x ABIG (local: São Januário)
20/08 - 19h: Municipal x Vasco da Gama (local: Club Municipal)
03/09 - 20h: Botafogo x Vasco da Gama (local: General Severiano)




Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco