Beach Soccer: Vasco vence o Urubu por 4 a 3 e é campeão estadual

Domingo, 23/02/2014 - 16:11
comentário(s)

O Vasco da Gama é campeão invicto do I Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de Beach Soccer 2014. Numa final emocionante, o Cruzmaltino levou a melhor, vencendo o rival Flamengo por 4 a 3 (gols de Bokinha, Lucão, Jordan e Jorginho, pelos vascaínos, Léo (2) e Casé, pelos rubro-negros) há pouco, na tarde deste domingo, dia 23, na Arena do Praião, em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu (Região dos Lagos), e escreveu o nome do clube com letras douradas como o o primeiro campeão da história da competição. O Botafogo terminou em terceiro lugar por ter feito a melhor campanha, conforme previsto no regulamento, superando o Prado Júnior. Após a decisão, a organização anunciou os prêmios individuais: Bokinha e Lucão (Vasco da Gama) dividiram o troféu de ‘Artilheiro’ (11 gols), Jordan (Vasco da Gama) foi eleito ‘Revelação’ e Cesinha (Vasco da Gama) escolhido o ‘Melhor Goleiro’. Festa em preto e branco diante das cerca de 2 mil pessoas que lotaram as arquibancadas e alegria ainda maior do ‘nome do campeonato’, o jovem Bokinha (Vasco da Gama), eleito o ‘Melhor Jogador’.

- Tenho que agradecer à nossa torcida, que nos apoiou e foi maravilhosa, e a esse grupo fantástico. Nos superamos, mantivemos a calma, fizemos um grande jogo e vamos comemorar muito esse título. Esse prêmio eu divido com a equipe, ninguém brilha sozinho aqui no Vasco, se não fosse pela união de todos, não seríamos vitoriosos. Estou muito feliz - vibrou Bokinha, atacante da Seleção Brasileira.

- Foi um jogo igual, lutamos até o fim, mas não aproveitamos as chances que criamos e isso foi fatal. O Vasco é uma grande equipe e está de parabéns, mas o Flamengo também merece os parabéns pela entrega, pela raça e pela maneira como se comportou ao longo da competição e pelo grande jogo que fez - afirmou Rodrigo ‘Chumbinho’ Stockler, técnico rubro-negro.

O JOGO

O Vasco estava invicto. O Flamengo queria ‘vingar’ a derrota sofrida na primeira fase (5 a 4), a única em quatro jogos no campeonato. Debaixo de sol forte, o time cruzmaltino buscava as jogadas com Lucão e Jorginho no ataque, tentando furar a forte defesa rubro-negra. Bueno deu o primeiro susto, cabeceando por cima do gol de William. Mas a resposta do Flamengo foi mais eficiente. Jorginho perdeu a bola para Léo, o camisa 10 arrancou e, mesmo puxado pelo capitão vascaíno, tocou por baixo de Cesinha: 1 a 0, aos 3’12". O Vasco não mudou sua maneira de jogar. Com mais posse de bola, não achava espaços e arriscava nos chutes de longe. Betinho obrigou William a voar no cantinho para evitar o empate. Alan, cobrando falta de muito longe, fez o camisa 1 da Gávea se esticar todo para manter a vantagem. Lucão, Mauricinho, Bokinha, Léo Braga usava todas as opções de ataque que tinha no banco em busca do empate. Deu certo. Cesinha lançou Lucão, que achou Alan. O camisa 5 percebeu a chegada de Bokinha e só rolou para a bomba de pé direito: 1 a 1, a 29 segundos do fim da etapa.

Casé acertou a trave logo no começo do segundo tempo. Bokinha deu o troco. Depois de ‘encarar’ Rafinha, o camisa 7 abriu para a direita e bateu forte, a bola pegou efeito e William apareceu bem novamente, mandando para escanteio. Na cobrança, Bueno quase fez de cabeça. O momento era do Vasco, Jordan encheu o pé de longe e William, de novo, salvou. Outro escanteio e, dessa vez, Jorginho não desperdiçou a chance, chutando no cantinho: 2 a 1, aos 3’20". Digo quase deixou tudo igual com a ajuda do ‘montinho’, que enganou Cesinha. O ‘Trem-Bala da Areia’ era mais perigoso. Enquanto Chumbinho, comandante rubro-negro, se desesperava pedindo atenção e mudança na marcação, Lucão dava outro susto em William. Jordan também arriscou e Bueno viu o camisa 1 do Flamengo crescer à sua frente para evitar o terceiro gol vascaíno, aos 10’10". A 1’20" do fim, Jordan cobrou falta de longe, no ângulo, e estufou as redes: 3 a 1. Olhos atentos na área VIP, Júnior Negão, técnico da Seleção Brasileira, acompanhava tudo bem de perto.

Doze minutos finais do torneio. Doze minutos para o Flamengo tentar a virada. André bateu bem a falta e Cesinha fez ótima defesa. O lance acordou a ‘Nação’, que passou a cantar e a jogar com o time. Em quadra, o Rubro-Negro atendeu, se mandou à frente, teve outra chance com André em bola parada, mas Cesinha mostrou segurança. Casé arriscou de longe e Cesinha espalmou. Só dava Flamengo e a pressão surtiu efeito. Casé, capitão da equipe, arrancou e bateu forte, sem chances: 3 a 2, aos 3’42". E incendiou a arena. Durante alguns minutos, só o Flamengo jogava. Mas deixava espaços e, num dos raros ataques do Vasco, Jordan tocou para Mauricinho que, após bate-rebate com a defesa rubro-negra, tocou para Lucão. O camisa 9 chutou, a bola desviou em Alan e foi parar no fundo do gol: 4 a 2, aos 8’39". Léo manteve o Rubro-Negro vivo: 4 a 3, aos 10’43", mas já era tarde. Invicto, o Vasco da Gama levantou o troféu de campeão do Rio de Janeiro.

O campeonato em Barra de São João teve uma das premiações mais altas já oferecidas em campeonato oficiais de clubes no país: R$ 20 mil, que foram distribuídos aos primeiros colocados. Além disso, a competição registrou média altíssima de gols: 150 em 15 jogos (média de 10 por partida).

VÍDEO

Clique aqui para assistir aos gols da partida.

GALERIA



CLASSIFICAÇÃO FINAL

Campeão - Vasco da Gama
Vice-campeão - Flamengo
Terceiro lugar - Botafogo
Quarto lugar - Prado Júnior
Quinto lugar - Fluminense
Sexto lugar - Búzios
Sétimo lugar - Cabofriense
Oitavo lugar - Casimiro de Abreu

GRUPO A - Vasco da Gama, Flamengo, Búzios e Cabofriense
GRUPO B - Fluminense, Botafogo, Prado Júnior e Casimiro de Abreu

TABELA COMPLETA

1ª rodada (19.02)
Jogo 01 - Vasco da Gama 14 x 5 Búzios
Jogo 02 - Fluminense 2 x 3 Prado Júnior
Jogo 03 - Botafogo 7 x 0 Casimiro de Abreu
Jogo 04 - Flamengo 6 x 2 Cabofriense

2ª rodada (20.02)
Jogo 05 - Fluminense 10 x 3 Casimiro de Abreu
Jogo 06 - Flamengo 8 x 3 Búzios
Jogo 07 - Botafogo 5 x 3 Prado Júnior
Jogo 08 - Vasco da Gama 14 x 6 Cabofriense

3ª rodada (21.02)
Jogo 09 - Búzios 8 x 6 Cabofriense
Jogo 10 - Botafogo (5p) (0) 1 x 1 (0) (4p) Fluminense
Jogo 11 - Casimiro de Abreu 1 x 10 Prado Júnior
Jogo 12 - Flamengo 4 x 5 Vasco da Gama

Semifinal (22.02)
Jogo 13 - Vasco da Gama 5 x 4 Prado Júnior
Jogo 14 - Botafogo 2 x 5 Flamengo

Final (23.02)
Jogo 15 - Vasco da Gama 4 x 3 Flamengo

Fonte: Divulgação

Nota da NETVASCO: O material de divulgação da competição afirma que este foi o 1º Campeonato Estadual realizado porque foi o 1º organizado pela entidade Nova FEBSERJ. O Vasco, entretanto, já se sagrou campeão estadual/carioca de Beach Soccer em 1999 e 2003. Saiba mais clicando nesta matéria publicada em 2003.