Pré-Mirim: Treinador Fernando China comenta a conquista da Copa Cidade Verde

Terça-feira, 28/01/2014 - 08:13
comentário(s)

O mês número um do ano ainda não terminou, porém o futebol do Club de Regatas Vasco da Gama já conquistou um título na temporada. O primeiro troféu levantado pelo cruzmaltino em 2014 foi o da Copa Cidade Verde Sub-10, competição realizada no início de janeiro na cidade gaúcha de Três Coroas. Um dos grandes responsáveis pela excelente campanha do time pré-mirim neste campeonato foi o treinador Fernando China.

No comando da categoria desde 2012, o profissional levou a mesma a sua segunda conquista consecutiva. Na reta final do ano passado, os garotos do sub-11 venceram a Copa Light dentro do Centro de Treinamento de Itaguaí. O comandante conversou na última semana com a reportagem do Programa Só dá Base e analisou o desempenho do plantel vascaíno no torneio nacional.

Bate-papo exclusivo com Fernando China, treinador do pré-mirim:

Você conversou com nossa reportagem durante a competição e afirmou que a condição dos gramados do torneio vinha atrapalhando o time do Vasco, que possui um estilo de jogo mais cadenciado. O que foi feito para superar esse problema?

"Eu acho que a idade sente muito o campo pesado. A grama alta e o campo encharcado dificulta a vida de todas as equipes. Ao longo da competição a gente foi adaptando a nossa forma de jogar e conquistamos bons resultados. A equipe correspondeu muito bem. Tivemos vitórias e um empate durante o percurso. Esse empate aconteceu quando a gente já estava classificado. Aproveitamos a oportunidade para colocar em campo os atletas que não tinham jogado tanto. O resultado não influenciou na classificação geral. Saímos em segundo, mas o cruzamento com o Juventude seria apenas na final".

Muita gente acreditava que o Juventude levaria a melhor na decisão devido ao fator campo, porém o campeão foi o Vasco. Qual foi o grande segredo do Gigante da Colina neste torneio?

"A gente respeitou bastante o time do Juventude. Eles possuem uma equipe muito forte e qualificada, mas vejo que a nossa equipe esteve muito bem organizada defensivamente. Nós tivemos atletas de qualidade que resolveram na frente, mas o diferencial da nossa equipe foi também a parte defensiva. Falo dos zagueiros e dos volantes, que fizeram uma marcação bem firme. Em alguns momentos dessa última partida, o Juventude pressionou e chegou a acertar uma bola na trave. O nosso goleiro Hugo fez uma boa defesa na final, mas não trabalhou muito ao longo do torneio. A gente às vezes olha muito para o ataque. O Juan Batata fez muitos gols e foi o melhor jogador, mas muito me agradou também a postura defensiva. Conseguimos não dar aos adversários chances para finalizar ao longo de toda a competição. Destaco bastante esse equilíbrio do setor ofensivo com o setor defensivo".

Podemos dizer que o sucesso obtido no início desta temporada é fruto do trabalho de preparação realizado em 2013 com a Geração 2003?

"Nosso objetivo era manter a equipe trabalhando depois do Mundialito do ano passado. Por conta disso organizamos a Copa Terrana e esse grupo 2003 foi vice-campeão mesmo jogando contra . atletas nascidos em 2002. Depois colocamos eles para jogar como Vasco "B" na Copa Light. Esse trabalho vem desde o ano passado. Iniciamos o ano com uma base e um padrão definido de jogo. Isso foi fundamental para a gente conquistar esse título, até porque só tivemos três para treinar antes dessa competição. Esse título foi muito legal, pois ratifica todo o trabalho feito no ano passado. Atuar bem é muito legal, mas o título coroa aquilo que a gente busca e dá força para a gente conseguir outras metas".

Em 2013 o pré-mirim chegou a várias finais, porém acabou sendo derrotado na grande maioria. Qual a importância de iniciar a temporada com um taça?

"Eu penso que tivemos uma escada de evolução no ano passado. Não fomos bem na Rio Bonito e depois entramos na Terrana com o primeiro ano para dar experiência e rodagem aos jogadores. Fomos vice-campeões da Copa Zico, perdendo apenas nos pênaltis para o Fluminense, e terminamos o ano com o título da Copa Light. Esse ano começamos com o título. Começamos com o pé direito não só por conta do título, mas devido a todo o conjunto. Tivemos o artilheiro da competição, o melhor atleta e a defesa menos vazada. Conseguimos terminar a competição com um nível bem alto. Temos que lembrar que fizemos a final contra um clube qualificado. Para gente foi muito bom começar assim, mas sabemos que o título já passou e precisamos qualificar o grupo de uma maneira melhor. Observamos dois jogadores nessa competição e eles foram aprovados. A captação vai continuar, assim também como a qualificação do grupo. Não podemos sentar em cima do título, até porque os outros estão trabalhando e se qualificando".

Quais os objetivos da comissão técnica para o restante da temporada? O torcedor vascaíno pode esperar mais conquistas?

"Temos que comemorar muito esse título, até porque foi conquistado. Só podemos comemorar algo quando conquistamos e esse podemos comemorar. Esperamos manter o padrão de atuação nas próximas competições. Esperamos também conquistar outros títulos. Sabemos da qualidade das outras equipes do Rio de Janeiro e teremos que tomar cuidado com os detalhes para chegar ao título. Estamos confiantes e temos o objetivo de buscar mais dois títulos nessa temporada. Temos a Rio Bonito, a Copa Zico e a Copa Light. Estamos trabalhando para conseguir mais alguma coisa para deixar essa galera vascaína feliz".

Com informações do Programa "Só dá Base/Só dá Vasco".



Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco