Vasco não tem tido sucesso ao apostar no mercado sul-americano nos últimos anos

Sábado, 04/01/2014 - 08:02
comentário(s)

A chegada do uruguaio Martin Silva e do paraguaio Eduardo Aranda ao Rio de Janeiro para realizar exames médicos e assinar contrato com o Vasco deu sequência a uma aposta que já virou tradição na gestão de Roberto Dinamite. A estratégia do dirigente em explorar o mercado sul-americano começou em 2008 e tem uma coleção de fracassos com nomes pouco conhecidos. Nesta temporada, no entanto, o Cruzmaltino buscou jogadores mais famosos no continente na tentativa de encerrar a série de vexames.

Silva e Aranda foram destaques do Olimpia-PAR na última temporada e chegam a São Januário com status de titulares. Opção na seleção uruguaia, mas considerado o melhor goleiro da última Copa Libertadores, Silva terá que conviver com cobranças por ser considerado solução após um ano de muitos problemas na meta cruzmaltina. O volante Aranda chega para ajudar na proteção da zaga, que também sofreu muito durante campanha no Campeonato Brasileiro – que acabou em rebaixamento do clube para a Série B do Brasileiro.

A dupla, para completar, irá enfrentar o peso de ter que ofuscar fracassos recentes de jogadores sul-americanos com a camisa do Vasco. Desde 2008, a lista de estrangeiros que passaram por São Januário sem deixar saudade só aumenta. Silva e Aranda têm a oportunidade de encerrar a série de fracassos cruzmaltino nas tentativas de buscar reforços fora do Brasil.

A primeira aposta de Dinamite foi com o chileno Maurício Pinilla. O atacante teve poucas oportunidades na temporada 2008 e logo foi liberado. No ano seguinte, o paraguaio Pedro Vera e o chileno Milton Benítez foram contratados. Os dois deixaram o clube sem nenhum ponto positivo a ser destacado.

Apesar dos vexames anteriores, o Vasco voltou a apostar em um estrangeiro em 2010. O argentino Matías Palermo passou pelo clube e é pouco lembrado pelos torcedores. O mesmo pode ser dito sobre as contratações de 2011: o argentino Leandro Chaparro e paraguaio Julio Irrazábal.

O Vasco contratou, para 2012, o argentino Matías Abelairas e o equatoriano Carlos Tenório. O primeiro teve poucas oportunidades e logo foi liberado pela diretoria comandada por Dinamite. O atacante, por outro lado, teve mais chances e defendeu o clube até o rebaixamento de 2013. "El Demolidor", porém, sofreu com diversas lesões e nunca se firmou como titular.

O ano de 2013 também foi de apostas nos sul-americanos. O peruano Yoshimar Yotún, o colombiano Santiago Montoya e o argentino Pablo Guiñazu foram contratados e tiveram atuações tímidas pelo clube. Agora, o Vasco retoma atenções nos países vizinhos de olho em negociações mais baratas e na possibilidade de apagar os fracassos dos últimos anos.

Fonte: UOL