Beach Soccer: Com vascaínos, Brasil estreia nesta 6ª-feira na Copa América

Sexta-feira, 03/01/2014 - 08:48
comentário(s)

Após conquistar o tricampeonato da Copa das Nações nas areias de Boa Viagem, em Recife, a seleção brasileira volta à mesma praia em busca do 10º título da Copa América, de 3 a 5 de janeiro, com transmissão do SporTV. O Brasil terá pela frente Argentina, México e El Salvador, seu adversário na estreia, nesta sexta-feira, às 12h30 (de Brasília). A decisão será transmitida pela TV Globo dentro do Esporte Espetacular. Com uma base que mescla experiência e juventude, com cinco destaques do Corinthians (SP), atual campeão mundial e brasileiro, e cinco do Vasco, celeiro de atletas na modalidade, a equipe canarinho quer manter a escrita. Até hoje, a seleção ainda não sabe o que é perder no torneio e garantiu o lugar mais alto do pódio em 2013, 2012, 2003, 1999, 1998, 1997, 1996, 1995 e 1994.

Júnior Negão, que completou um ano no comando da seleção brasileira, frisou a importância do processo de renovação e destacou que as promessas precisam virar realidade. Em uma temporada à frente do time, o treinador disputou sete torneios e 28 partidas, sendo 24 vitórias e apenas quatro derrotas.

- A seleção brasileira ainda não enfrentou El Salvador, mas sabemos que será um jogo duro, afinal, eles jogaram contra a Espanha na Copa do Mundo, estavam vencendo, mas acabaram perdendo por 3 a 2 no fim. Vamos respeitar o time, não será fácil. Mas o mais importante é consolidar os jovens e o processo de renovação. As promessas precisam virar realidade. Jovens como o Mauricinho, que jogou muito bem a Copa das Nações, o Lucão, que marcou três gols, e o Bokinha e o Filipe, que vão jogar agora. São jogadores que precisam se firmar - contou Júnior Negão.

Eleito o melhor jogador e artilheiro da Copa das Nações, com cinco gols, Mauricinho é uma das grandes revelações do futebol de areia do país. Revelado pelas categorias do Vasco da Gama e com passagens pelo Inter de Milão, o carioca criado na comunidade carioca do Morro dos Cabritos foi convocado pela primeira vez em 2012 e hoje já tem a confiança do treinador.

- Fazer parte da seleção brasileira é um sonho realizado. Todas as vezes que servi a seleção, dei o meu melhor e, graças a Deus, pude ajudar minha equipe a conquistar o título, que era o nosso maior objetivo. Entramos em todas as competições em busca do primeiro lugar, pode mudar o time, mas o pensamento é sempre o mesmo. Com humildade e dedicação, vamos colocar o Brasil ao topo. É muito gratificante fazer parte desse processo de renovação. Até outro dia, eu via esses craques darem show na televisão da minha casa. Hoje, estou jogando ao lado dessas feras, aprendendo com os campeões. Está sendo maravilhoso para jovens como eu e Bokinha representar o nosso país. Vamos aproveitar a oportunidade que o Júnior Negão nos deu - analisou Mauricinho.

Com apelido do craque francês Zinedine Zidane não só pela semelhança física, mas pelo talento e habilidade com a bola nos pés, Daniel Zidane é um dos mais experientes da equipe. Tricampeão da Copa do Mundo (2009/08/07) e dono de quatro títulos do Mundialito (2010/07/06/05) pela seleção brasileira, o defensor do Corinthians e ex-Flamengo está confiante.

- O nosso grupo está bom e muito unido. Temos jogadores jovens e com muito potencial, além de outros experientes para manter a hegemonia da Copa América. Acredito que os adversários mais complicados serão Argentina e México, mas vamos respeitar todas as seleções em busca de mais um título, com um elenco renovado. Tivemos pouco tempo para treinar, mas fechamos 2013 com um título e queremos começar 2014 com o pé direito - afirmou Zidane.

Confira a programação completa da Copa América:

Sexta-feira - 3 de janeiro

11h30 - Jogo 1 - Argentina x México (SporTV)
12h30 - Jogo 2 - El Salvador x Brasil (SporTV)

Sábado - 4 de janeiro

10h45 - Vencedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2 (SporTV)
12h - Vencedor Jogo 2 x Perdedor Jogo 1 (SporTV)

Domingo - 5 de janeiro

8h30 - Perdedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2
10h15 - Vencedor Jogo 2 x Vencedor Jogo 1 (TV Globo)

Fonte: GloboEsporte.com