Guerreiros do Almirante divulga nota sobre os acontecimentos do jogo Atlético-PR x Vasco em Joinville

Quarta-feira, 11/12/2013 - 06:10
comentário(s)

Nota oficial do Movimento Guerreiros do Almirante – GDA sobre os acontecimentos da partida Atlético/PR x C.R. Vasco da Gama

Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2013

O GDA vem à público se posicionar sobre os tristes fatos ocorridos no domingo último, na cidade de Joinville (SC), durante o jogo entre Atlético/PR e Vasco da Gama, válido pela derradeira rodada do campeonato brasileiro de futebol.

Nesse momento de profunda tristeza com os caminhos de nosso clube, somos obrigados a deixar de lado o resultado do campo para falar exclusivamente da barbárie que o mundo inteiro viu, sem nenhuma surpresa, mas com profunda vergonha.

Os nossos componentes saíram do Rio de Janeiro, com todas as despesas custeadas pelos seus próprios meios, se juntando aos Guerreiros de SC e DF, além de Vascaínos de todas as partes do Brasil, componentes ou não, de torcidas organizadas, que foram apoiar o clube (não os jogadores e muito menos essa diretoria) num dos momentos mais sombrios dos seus 115 anos de existência.

Lá foram surpreendidos pela ausência de escolta policial no trajeto, bem como dentro das dependências da Arena Joinville.

A catástrofe era iminente e previsível, até para quem não acompanha o cotidiano do futebol.

Não estamos aqui para relatar os acontecimentos. São agora tristemente notórios...

Esse instrumento é de repúdio ao que estamos observando e que, no nosso entendimento, parece comum na sociedade brasileira do século XXI:

A INVERSÃO DA VERDADE EM BENEFÍCIO DE INTERESSES INCONFESÁVEIS!

Os torcedores do Vasco, independente de qualquer outra análise, foram agredidos pelos atleticanos e abandonados, seja pelas autoridades, seja pelos nossos próprios dirigentes.

Como o MP catarinense impediu que a PM local fizesse a segurança interna do Estádio, o mandante do Jogo, ou seja aquele que organizou o jogo, o Clube Atlético Paranaense deveria ter contratado uma quantidade maior de seguranças e não tentar culpar a ausência de PMs dentro do estádio, fato este que já era de conhecimento do Atlético antes do jogo, para que fosse dada toda a segurança aos torcedores de ambos os times

E agora a culpa é nossa?

O mandante do jogo, que tem total responsabilidade sobre a segurança do jogo, contrata um número insuficiente de seguranças, os distribui de forma errada, facilitando a invasão por parte da sua própria torcida e os culpados somos nós?

Nossos amigos e irmãos são abandonados à própria sorte pela mais omissa diretoria que já tivemos, tendo que se defender com seus próprios meios e achar maneiras de retornar para casa e agora os torcedores é que são os culpados?

Independente da GDA não estar com seu nome vinculado a essa briga, não podemos aceitar as generalizações que estamos vendo na imprensa e até mesmo por integrantes do STJD, imputando uma CO-RESPONSABILIDADE aos Vascaínos que lá estiveram com o intuito de torcer pelo seu clube de coração, reforçando ainda mais o abominável discurso de que “torcedor é marginal” ou que “as torcidas tem que acabar”, paulatinamente repetido por alguns veículos de comunicação.

Exigimos respeito. Exigimos que a verdade seja mostrada. E exigimos que essa patética diretoria se pronuncie contra as ridículas acusações proferidas pelo presidente do clube paranaense, de tão triste memória no futebol brasileiro, com seu nome ligado ao escândalo do Banestado, e contra um texto reproduzido no site oficial do CAP, uma obra prima da hipocrisia e da má fé dessas pessoas.

Também não concordamos com a tentativa de colocar a culpa na briga nos torcedores do Vasco que apenas estavam se defendendo de uma injustificável agressão. As imagens e o depoimento do chefe de segurança contratado para o jogo, são claras em demonstrar que as agressões partiram da torcida do CAP, que invadiu o setor destinado a torcida do Vasco, que apenas em total Legitima Defesa, teve que usar da força para não ser covardemente agredida, face a ausência de aparato de segurança no local.

Todos os torcedores do Atlético Paranaense que foram vitimados nessa briga estavam localizados no setor destinado a TORCIDA DO VASCO, ou seja, eles estavam invadindo um espaço, com o único intuito de agredir homens, mulheres e crianças que ali estavam para torcer para o seu clube nesse momento complicado.

Somos torcedores, somos sócios, somos cidadãos e não ficaremos calados diante de todo esse circo de horrores que está sendo montado.

Que se punam os verdadeiros culpados e ninguém mais!

Liderança do Movimento Guerreiros do Almirante - GDA


Fonte: Facebook oficial Guerreiros do Almirante