Basquete Base: Vasco é bicampeão do Circuito Estadual Pré-Mirim

Segunda-feira, 11/11/2013 - 08:51
comentário(s)

O Jequiá Iate Clube, na Ilha do Governador, recebeu hoje o 8º Circuito Estadual de Basquetebol Pré-Mirim, no qual o Club de Regatas Vasco da Gama consagrou-se bicampeão estadual.

Em 2007 o Vasco havia conquistado os títulos estaduais infanto-juvenil e juvenil, desde então, foram 5 anos de angústia até o próximo grito de campeão no basquete em qualquer categoria, do pré-mirim ao adulto. Em 2012, em um trabalho focado na base, na formação do atleta, liderado pelo treinador David Gaglianone e pelo estagiário Cássio Santos, auxiliados pelas referências do basquetebol do Vasco e com anos de abnegação ao clube, Luiz Brasília e Christiano Pereira, atualmente supervisores do departamento e treinadores das equipes sub-17 e sub-19, fizeram com que o Vasco da Gama enfim voltasse a ter uma equipe competitiva, e na categoria inicial, a pré-mirim (sub-12).

Em meio ao caos político que o clube já vivia ano passado, a divisão de basquetebol do clube começava a lapidar a equipe pré-mirim, que mesmo com atletas com idade até bastante inferior do que a máxima permitida conseguiu uma brilhante campanha no Circuito Estadual do ano passado, e em 12 jogos, conquistou 12 vitórias, tornando-se campeão invicto e trazendo um título ao basquetebol do Vasco novamente após 5 anos.

Já no ano presente de 2013, a equipe pré-mirim é praticamente a mesma do título do ano passado, com apenas algumas peças que subiram de categoria ou outras que chegaram para compor o elenco, mas os principais nomes estavam mantidos no time.

Sendo assim, o Vasco começou a temporada como o principal favorito para a conquista do campeonato, e com chances reais de alcançar o bicampeonato. O Flamengo que também montou uma equipe forte era o time a ser batido. O Vasco começou o campeonato de maneira arrasadora, vencendo todos os jogos do 1º turno, inclusive no duelo contra o Flamengo, no qual derrotou por 24 a 20.

Mas logo no primeiro jogo do 2º turno, mais um duelo contra o rival rubro-negro, e dessa vez o time do Flamengo levou a melhor. Após uma tarde nada inspirada da equipe Cruzmaltina, o Flamengo venceu por 23 a 10 e começou a dividir a liderança com o Gigante da Colina e foi assim até o último Circuito, ou seja, até as 2 rodadas finais.

Na tarde de hoje, o Vasco tinha pela frente o Botafogo e a Liga Jacarepaguá de Basquetebol, e o Flamengo a mesma Liga Jacarepaguá e também a forte ABVRJ, caso um dos dois times tropeçasse e o seu adversário vencesse, ou seja, pontuasse mais do que o outro, automaticamente encerraria o campeonato em 1º isoladamente e não haveria necessidade de divisão de título.

C.R. Vasco da Gama 24 x 12 Botafogo F.R.

O primeiro duelo do Vasco do dia era o clássico contra o Botafogo. Sem maiores dificuldades, o Vasco dominou a partida desde o seu princípio. Mostrando tranqüilidade na defesa e competência no ataque. A equipe do Botafogo se sentiu acuada todo o jogo, principalmente com a imposição física na qual o Vasco fazia.

Em uma partida em que todos os atletas Cruzmaltinos foram bem, se destacou o armador Thiaguinho (foto ao lado), camisa 10 da equipe, o maestro e cestinha do time. Dos 24 pontos do Vasco na partida, 14 saíram das mãos de Thiaguinho.

Também pontuaram: Danielzinho (4), Igor Gabriel (3), João Pedro (3).

Com a vitória sobre o time de General Severiano, bastava o Vasco vencer a Liga Jacarepaguá para garantir o seu bicampeonato, independentemente de o Flamengo vencer suas duas partidas ou não, já que o pior que poderia acontecer é ter que dividir o troféu com o rubro-negro.

C.R. Flamengo x Liga Jacarepaguá de Basquetebol

Na sequência de Vasco e Botafogo, o Flamengo tinha pela frente a Liga Jacarepaguá e parece que entrou de salto alto achando que teria um duelo fácil pela frente. O time do Jacarepaguá começou fazendo uma forte marcação e um jogo duro contra o rubro-negro, deixando o placar com uma mínima diferença para o Flamengo ao final do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Flamengo parece que acordou e viu que teria que jogar mais do que estava jogando e deslanchou no placar, vencendo por uma diferença de cerca de 10 pontos.

C.R. Vasco da Gama 36 x 22 Liga Jacarepaguá de Basquetebol

Ao contrário do rival rubro-negro, o Vasco entrou em quadra com humildade, pronto para mostrar o que tinha de melhor, e foi o que fez. Em mais um início arrasador, o Vasco não deu a mínima chance para a equipe da Zona Oeste e praticamente já matando a partida no primeiro quarto, quando aplicou o placar de 15 a 2.

Após mais uma vitória no segundo quarto por 09 a 06, fechando o primeiro tempo em 24 a 08, o treinador David Gaglianone deu oportunidade para os jogadores que estavam no banco. E os mesmos ainda conseguiram vencer o terceiro quarto por 10 a 04, totalizando 34 a 12, ou seja, 22 pontos de diferença, o que deu tranqüilidade suficiente para o último quarto, no qual teve vitória da Liga Jacarepaguá, fechando o jogo em 36 a 22.

Com esse resultado o Vasco da Gama consagrou-se bicampeão estadual seguidamente, e a festa foi enorme na quadra após a vitória. Os jogadores invadiram a quadra com a bandeira do Vasco em mãos e aos gritos de ‘bicampeão’, abraçavam-se e comemoravam a conquista.

Mas a festa poderia ser ainda maior caso o Flamengo tropeçasse diante da ABVRJ, o que daria o título isoladamente para o Vasco, sem a necessidade de divisão.

Pontuadores do Vasco na partida: Thiaguinho (14), João Pedro (6), Igor Gabriel (5), Danielzinho (5), Matheus Jordan (2), Bruno Alves (2) e Gustavo (2)

C.R. Flamengo 17 x 16 ABVRJ

E novamente parecia que a equipe rubro-negra achou que teria vida fácil pela frente, e novamente se enganou. Em um jogo duríssimo, com muitos erros de ambos os lados, o Flamengo em nenhum momento conseguiu se impor diante a equipe da ABVRJ.

A ABVRJ com um time muito bem armado, conseguia neutralizar todas as jogadas do time rubro-negro, e por pouco não terminou a frente do placar no primeiro tempo, que terminou 11 a 10 para o Urubu.

Na volta para o segundo tempo, jogo ainda mais truncado, só que a ABVRJ conseguiu a virada por 13 a 12 e as equipes foram se alternando na frente do placar até o Flamengo chegar a fazer 17 a 16 faltando um minuto para o término do jogo.

Nesse um minuto o Flamengo teve duas grandes chances de sacramentar a vitória e o título, mas pecou no próprio erro e em contra-ataques o Liga Jacarepaguá sofreu duas faltas, tendo a oportunidade de 4 tiros livres, caso acertasse somente 1 dos 4, ou seja, empatando o jogo e fazendo o Flamengo tropeçar, o Vasco seria campeão sozinho do Estadual Pré-Mirim, o que não aconteceu, já que a ABVRJ errou todos os 4 lances livres e o Flamengo juntamente ao Vasco foi campeão Estadual de Basquetebol Pré-Mirim 2013. Vasco e Flamengo encerram a competição com 62 pontos (15 vitórias e uma derrota, exatamente para o rival) cada. Como não há critérios de desempate no Circuito Estadual, o título foi dividido.

O ressurgimento do Gigante Vasco da Gama no Basquetebol

A CRVG – Em Todos os Esportes vem a público agradecer a Divisão de Basquetebol do C.R. Vasco da Gama por toda abnegação durante todos esses anos ao clube. Mesmo em um período de grandes dificuldades, em momento algum quem estava e ainda está lá, deixou de brigar para que o basquete do Vasco permanecesse a existir e aos poucos o reestruturando para torná-lo forte como merece e sempre foi.

Essa conquista é a maior prova de que um trabalho feito com seriedade com uma grande dose de amor pelo clube e pelo que fazem, faz sucesso. Foi assim em 2012, foi assim esse ano e será assim pelos próximos que ainda virão.

Em nome da torcida do C.R. Vasco da Gama, agradecemos aos atletas campeões, aos pais dos jogadores que colaboraram de todas as maneiras possíveis, algumas vezes até mesmo financeiramente, ao treinador David Gaglianone, aos estagiários Cássio Santos e Tadeu Leonardo, aos supervisores e ídolos Christiano Pereira e Luiz Brasília, ao mordomo e vascainíssimo Thiago Cunha, ao preparador físico Marcelo Mascarenhas, ao Marcelo Barreto, fisioterapeuta, e aos dirigentes Marco Bruno, Gerente do DP de Quadra e Salão, e Ricardo Leon Haddad, vice-presidente do Departamento de Quadra e Salão.

O Vasco pela 4ª vez em sua história conquista o título estadual pré-mirim de basquetebol, e pela segunda vez, dois títulos consecutivos, já que assim como 2012 e 2013, o Vasco foi campeão também em 1997 e 1998.

Campanha do Vasco da Gama no Circuito Estadual de Basquetebol Pré-Mirim de 2013:

28/04 - Vasco da Gama 32 x 8 Municipal
28/04 - Vasco da Gama 24 x 20 Flamengo A
26/05 - Vasco da Gama 24 x 8 Botafogo
26/05 - Vasco da Gama 31 x 1 Flamengo B
23/06 - Vasco da Gama 39 x 23 Nova Friburgo
23/06 - Vasco da Gama 30 x 15 Jequiá
14/07 - Vasco da Gama 35 x 12 Liga Jacarepaguá de Basquete
14/07 - Vasco da Gama 22 x 7 Fluminense
18/08 - Vasco da Gama 10 x 23 Flamengo A
18/08 - Vasco da Gama 22 x 2 Flamengo B
15/09 - Vasco da Gama 36 x 6 Mackenzie
15/09 - Vasco da Gama 35 x 12 Municipal
20/10 - Vasco da Gama 28 x 7 Jequiá
20/10 - Vasco da Gama 19 x 16 ABVRJ
10/11 - Vasco da Gama 24 x 12 Botafogo
10/11 - Vasco da Gama 36 x 22 Liga Jacarepaguá de Basquete

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA CAMPEÃO ESTADUAL!




Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco