Roberto Monteiro fala sobre proposta de reforma do Estatuto e política do Vasco

Quinta-feira, 17/10/2013 - 07:46
comentário(s)

Em entrevista ao programa Só dá Vasco na última terça-feira, Roberto Monteiro, relator da reforma do estatuto, comentou sobre esse tema e ainda esclareceu outros temas interessantes para o torcedor vascaíno.

Proposta de reforma

"Quero esclarecer algumas coisas: Primeiro, que isso é um projeto, uma proposta. E uma proposta é pra ser discutida. A pior coisa que tem, ainda mais em um processo de democracia é uma parte não querer ouvir a outra. Não ouvir o contraditório, não ajuda em nada. A comissão foi formada no segundo mandato da gestão do Roberto Dinamite, basicamente quase uma imposição do conselho deliberativo. Foi tirado uma comissão da mesa diretora. Tivemos o cuidado ali de ver os grande beneméritos, os beneméritos... Eu acho que em função, os debates começaram a ocorrer. Tem toda a questão legal do estatuto. E tinham as questões políticas que seriam debatidas. Primeiro, o nosso cuidado é que sempre que existia um tema polêmico, jogávamos sempre pra frente pra podermos debater depois. A gente via sempre o melhor horário e dia para todos os grupos poderem debater. Eu acho que ao final, chegamos a conclusão... foi um trabalho desgastante, ninguém aguentava mais reunião"

Saída de Silvio Godody e processo de conversa

"Silvio Godoy, largou a reunião depois de uma discussão com um membro e ele formalizou que não queria mais participar. Disse que o conselho de beneméritos não estaria sendo prestigiado. Até que ainda fosse assim, nós tivemos todos esses cuidados de trazer essas discussões pro conselho deliberativo. Eu vi uma petição do presidente do conselho de beneméritos encaminhada ao deliberativo. Não tinha paridade na comissão, queria saber quando teve paridade na última gestão do clube, de quantas pessoas ele expulsou.. Não ha nada no estatuto que diga que precisa ser paritária. Não houve uma decisão da comissão que botasse goela abaixo a reforma do estatuto. O cuidado está sendo tão grande que estamos levando ao conselho deliberativo, que fazem parte os membros natos. O conselho de beneméritos está dentro do conselho deliberativo. Eu pessoalmente, não tenho problema nenhum de ir em qualquer fórum do Vasco e discutir sobre o Vasco. Precisamos entender o que a outra parte quer e conciliar os interesses".

Aumento de conselheiros e assembléia geral

"Ao longo desses anos, com todo respeito ao conselhos de beneméritos, hoje a nossa concepção maior é que a assembleia geral devem prevalecer. Se o clube entende que eleger uma determinada chapa é eleger um determinado representante, nada mais justo que ela tenha uma parte maior no conselho. Aumentaram mais 50. Eu acho que isso é normal. Isso é consolidação da maior vontade do clube, que é a assembleia geral. Aumentar 50 é manter a instância importante, que é o conselho de beneméritos, mas a assembleia geral tem que ter uma ligeira maioria. É uma proposta. As pessoas têm que entender isso. Tem que vim pra discussão e dizer o que não está feito. Teve coisa que não teve consenso mesmo. Podem existir algumas falhas. Existe aqui uma lógica de adequação. Tivemos a lógica de manter o estatuto nas datas estabelecidas antigamente. A justiça disse que deveria ter 3 anos de mandato e adaptadas para junho/julho, qual é o cuidado que tá se tendo? Se o estatuto for aprovado na assembleia geral, as outras eleições acontecerão em 2017. Ninguém vai ser insano de fazer uma assembleia só para o estatuto. Junto com as eleições, fazemos a assembleia geral e falamos do estatuto. Não há a preocupação de colocar uma data que não era pra colocar".

Final do ano

"Ao final do ano, a comissão vai sistematizar todas as emendas. Já vi sugestões altamente positivas. O conselheiro fará uma proposta e o conselho verá se isso será positivo ou não. O conselho de beneméritos participa do conselho deliberativo. Não é questão de ter privilégio ou não. A questão é de colocar tudo no mesmo ambiente. Existem vários pontos onde o objetivo maior é discutir. Não pode dizer que não vai participar e depois ficar criticando. Eu não quero isso porque isso é uma regra. O problema de qualquer governo é quando se perpetua, porque fica com vícios no governo e isso prejudica demais. O estatuto desse pra quem quer renovação de poder, pra quem quer prestigiar a assembleia geral aqui colocados, esse realmente é um estatuto que realmente será contraditório. Agora venha e diga que não concorda: "Não concordo com uma eleição direta".

Críticas

"A critica é na pessoa jurídica. Nós estamos colocando isso no campo das ideias. Agora colocando as ideias fica mais facil de combater. A lei está acima de um estatuto, contrario a qualquer lei federal. Qualquer estudante de direito sabe que a lei está acima de qualquer estatuto. É importante que haja um consenso que até vamos ter problemas para aprovar por conta do ambiente. Não é favor de clube-empresa, mas trazendo isso para o clube, nós vamos dar sinais que somos uma instituição série e tem gente séria lá. Vamos debater no campo das ideias. Temos que corrigir algumas distorções. Se a pessoas discordam disso, eu quero entender o porquê. Não podem ficar caladas. Todas as questões de títulos fazem parte do debate. Os conceitos de sócios mudaram demais. Essas foram algumas ponderações de maneira geral que foram feitas para que a gente não rotule qualquer concepção. É uma proposta que todos podem dar suas opiniões as vezes essas pessoas podem estar com a razão, mas isso tudo precisa ser falado".

Fonte: Facebook Só Dá Vasco


Roberto Monteiro fala sobre vários assuntos relacionados à política vascaína e comenta jogo contra o Goiás na Copa do Brasil

OPINIÃO DO SÓCIO SOBRE O NOVO ESTATUTO

"Os representantes do Sócios são os natos e os eleitos. É como se fosse a casa do povo, como por exemplo a Câmara de Vereadores e a Câmara Federal. Eu fui abordado por algumas pessoas e elas me disseram que seria ideal abrir a discussão para os sócios. Não tenho nada contra, mas ainda não pensamos como isso pode ser feito. Por isso achamos por levar isso para o Conselho Deliberativo. Eles representam o quadro social. Eu não tenho nenhum problema em levar para discussão a opinião do sócios. Optamos por recepcionar esse emendas na secretária através de protocolo para agilizar esse fator. O importante entender que esse é um processo que precisa ser discutido. É preciso citar o artigo e escrever qual é a nova proposta. Não vejo problema nenhum dessa proposta surgir de algum sócio. Só fizemos isso para agilizar o processo. A melhor forma é o conselheiro fazer isso. Ele precisa protocolar na secretaria e ela irá ser passada para aprovação. Será colocada em votação e cabe ao Conselho Deliberativo aprovar ou não. Ficou bem avançada a discussão sobre aquilo que a comissão queria propor. A comissão de uma contribuição importante para a história do Vasco abrindo a possibilidade de modificação do estatuto".

PROPOSTA RECUSADA, MAS CONSELHEIRO INSISTE NA MESMA

"Vamos deixar a pessoa fazer a defesa. A comissão fará o contraponto, mas se houver um consenso dos argumentos apresentados e não afrontar lei, ela pode ser incluída no estatuto. Tem propostas que são iminentes políticas. Essa questão dos conselheiros, do número deles, é questão política. Cada grupo vai votar de uma forma diferente. Cada um precisa assumir a sua votação. O voto é livre".

DISCUSSÃO DA PROPOSTA

"Se tem alguma coisa que esse estatuto não está apregoando é um contrato de adesão. Não tem nada que impeça de ser apresentada uma proposta já para votação. O que estamos fazendo é abrir uma discussão sobre o assunto, até para colocar todos os setores do clube para participar. Não há problema nenhum se chegar uma proposta melhor. Acho que é legítimo analisar as propostas das outras pessoas, mas se o cara quer que o presidente tenha 20 anos de mandato tem que chegar no público e dizer. Não tenho problema nenhum de ser derrotado. Espero que seja feita uma boa discussão".

NÚMERO DE VICE-PRESIDENTES

"A ideia que o presidente apresentasse para o conselho deliberativo quantas vice-presidentes seriam necessários para sua gestão. O conselho iria analisar e ver quais cargos precisam ser criados para essas Vps possam funcionar".

RENOVAÇÃO DO VASCO

"O tempo será o maior aliado para se preparar. Está no estatuto que o candidato precisar ter pelo menos dez anos de vida ativa no clube. O Vasco está no momento de renovação dos quadros. Nossa geração participa mais do clube. Isso oxigena o clube. É importante por isso na metodologia adotada resguardar essa situação. Se o voto é direto, é direto. O sócio precisa ter dez anos para se candidatar a presidência do Vasco. Pode ser que existam outros mecanismos mais eficazes do que o solicitado".

REGIMENTO DO VASCO

"O regimento serão elaborados após a formatação e aprovação do estatuto pelos poderes. O regimento não pode confrontar a norma estatutária, assim como o estatuto não pode confrontar a lei. O pessoal conta umas bravatas...Nós concordamos com leis que modificam a vida dos clubes? Se efetivamente o clube quer buscar esses recursos de incentivo, eles precisam se adequar as normas da lei. Se amanhã ou depois surge uma lei que um mandato por ser de no máximo oito vamos, o estatuto precisa se adequar. Mas isso está em fase de discussão. Se isso acontecer, todas as instituições precisarão se adequar. Essa reforma tentou se enquadrar de toda a discussão que está no congresso, mas puxando sempre para a realidade do Vasco. Temos que entender a cultura do clube".

AUMENTO DE PESSOAS NO CONSELHO FISCAL

"O que foi colocado é o seguinte: Avançou na questão de cinco nomes. Hoje o Conselho Fiscal está sobrecarregado no âmbito dessa fiscalização. Eles dividem hoje a fiscalização das pastas do Vasco em três. Se tivesse cinco, a resposta seriam mais rápida. Ninguém em nenhum momento contestou essa situação".

CONTRATOS PARA ANÁLISE DO CONSELHO

"Esse foi um debate interessante. O Aníbal Rouxinol ajudou muito nessa discussão. Tem a questão dos contratos, mas em alguns momentos os contratos por ordem da empresa precisam ser preservados. A gente tinha uma avaliação que seria preciso um resultado menor para aprovação do Conselho Deliberativo. Nosso objetivo é fiscalizar. O que for prejudicial para o futuro do Vasco, passará por votação do conselho deliberativo. É preciso que pelo menos o Conselho Fiscal tenha ciência. Em alguns casos específicos, o contrato vai para votação no conselho. Isso é importante também para direção, pois a responsabilidade vai ser também do Conselho, que representa os sócios do Vasco. Pode parecer algo exagerado, mas quem tem boa fé não pode temer essa fiscalização".

"Essa confidenciabilidade é para não prejudicar o início da negociação. É preciso entender isso. Essa cláusula não é uma norma, pode ser modificada".

SABER QUE É CONSELHEIRO

"Esse tema foi debatido. Não me recordo como ficou a redação final. Tem coisas que agora eu não consigo me recordar. Isso foi debatido e foi decidido que é preciso ter algum tipo de anuência a respeito do assunto. Não sei como ficou a redação, mas isso foi acordado"

"Iniciei a construção desse grupo político no final de 2012. Fizemos algumas reuniões para definir quais propostas iremos apresentar para os sócios do Vasco. Fomos crescendo e fizemos visitas a alguns sócios do Vasco. Nosso grupo tem crescido e crescido bem. Fazemos reuniões abertas e depois divulgamos fotos e o que aconteceu. Apresentamos parte do nosso programa de campanha. Eu sempre digo que nós temos uma clareza. A renovação só vai se dar se ela for para valer. Você não pode retornar ao passado para renovar. Tivemos a ideia dos comitês gestores. Eles já tocam os nossos gestores e nossas propostas. Entendemos que nosso ambiente é de renovação, mas que respeita toda a história do clube. Todos aqueles que quiserem agregar ao projeto serão bem-vindos".

ADESÕES DE PESSOAS LIGADAS AO ROBERTO DINAMITE E UNIDADE DE COMANDO

"Essas pessoas que estão vindo não possuem compromisso com o cargo ou determinada posição. Nosso programa é de renovação. Eu acho que a gestão Eurico Miranda já deu sua contribuição. Acho que ela não pode dar nenhuma contribuição mais para o Vasco. É preciso um pouco de humildade para essas pessoas. Se a contribuição realmente ocorreu, ela já aconteceu. A culpa não é só dos que estão lá, mas de todos que passaram. Entendemos que seria um retrocesso para o Vasco o retorno dessas pessoas. O Roberto Dinamite é o maior ídolo do Vasco, mas falhou no comando. Se ele não tivesse falhado, muitas pessoas não teriam saído. Se um sai, é normal, mas se muita gente sai, não é muito bom. Estamos trazendo as pessoas sem nenhum compromisso de cargo. Aquilo que for melhor para o Vasco será desempenhado. Esse é um processo de formação do campo prático do que no campo pragmático. Quem quiser vir verá que o nosso plano de governo é esse que estou falando. Nós temos que ajudar essa gestão chegar até o final. Queremos que ela salve o time da segunda posição. Antes do Vasco ficar nessa situação, em 2012, dissemos que não iríamos ficar nem do lado do Roberto Dinamite e nem do lado do Eurico Miranda. Eu torço para que o Vasco saia dessa situação. O Vasco é minha paixão. O Vasco é o que nos move e o resto é consequência. Eu vou a São Januário desde os meus 12 e 13 anos. O Vasco faz parte da minha vida e não quero ver o Vasco vivendo uma situação ruim. O importante hoje é que a gente comungue em sintonia e ajude o Vasco a sair desse momento difícil. Quero ajudar o Vasco a criar um ambiente saudável para o Vasco. Temos que largar de mão dessa briga política. É preciso ter unidade e dar força para as pessoas que lá estão. Se a gente fizer isso, elas conseguirão dar um pouco de paz ao grupo de atletas".

JOGO CONTRA O GOIÁS NO MARACANÃ

"Concordo com o jogo no Maracanã. A torcida do Vasco é grande e enche o Maracanã. Se a gente conseguir ter um bom resultado nessa semana, a gente motiva a torcida e ela lota. A Copa do Brasil pode nos dar um título ainda neste ano. A torcida costuma responder quando é convocada, mas é preciso ser chamada. A diretoria precisa fazer uma cobrança justa e convocar a torcida do clube".

Fonte: Facebook Só Dá Vasco