Roberto Monteiro, do Identidade Vasco, fala sobre as adesões em massa

Quarta-feira, 16/10/2013 - 07:04
comentário(s)

Em entrevista ao programa Só dá Vasco na última terça-feira, Roberto Monteiro, vice-presidente do conselho deliberativo, comentou alguns temas importantes relacionados à política do Vasco.

Nota oficial

"Estamos soltando uma nota oficial do próprio grupo dizendo os objetivos da nossa proposta de filiação desde o fim de 2012; Entramos em 2013 também incentivando. Fizemos uma campanha que foi até explicitada por outdoors para aqueles que querem efetivamente a mudança, que não querem a volta do movimento capitaneado pelo ex-presidente. É uma rejeição que todos sabem que existe. Ninguém aguenta mais o ex-presidente. A rejeição é consolidada e também houve uma insatisfação por parte de muitas pessoas. Outra decepção foi com o presidente Roberto Dinamite e desde 2012, começamos a entender que precisamos renovar o Vasco. Não só a renovação de práticas".

Forças políticas

"Uma das coisas que mais ouço falar quando converso com as forças políticas do Vasco, é que gerações e gerações foram passadas pelo Vasco e foram mortas por conta da cultura do clube de perpetuação de poder. E o Dinamite em certo momento, mostrou que era possível uma renovação. Mas mostrou que não sabia conduzir as forças. Comparando as gestões, os 10 anos que o Eurico ficou a frente do Vasco, ganhou um estadual e teve muita bravata, dizendo que isso e aquilo não ia acontecer no Vasco, mas isso não é a renovação que o nosso clube precisa. Esse é um primeiro dado que é importante colocar. Nossa campanha foi legítima. É aquela história: "Se você quer a mudança do país, você tem que incentivar o jovem de 16 a votar e o idoso também".

Sistema do programa de sócios

"Infelizmente, o sistema de sócios do Vasco é totalmente deficitário. No primeiro mandato, teve uma justificativa porque não andou. No segundo, não teve justificativa nenhuma. Hoje podemos contatar que o programa de sócios do Vasco é um calo no pé. Deu muitos problemas, ações na justiça. Essas implicações persistem. Nessa nota que a gente colocou, nós incentivamos e queríamos colocar sócios da maneira legítima no clube. Quero dizer que todos participaram. Alguns, obviamente por falta de mobilização por estar iniciando o processo de grupos políticos, foram infelizes na sua intenção de ser sócios".

Resposta sobre noticia de mensalão no Vasco divulgada em site esportivo

"Quando fui perguntado pelo repórter. ele me questionou se conheço duas pessoas que tinham carteiras lá da na Vila Cruzeiro, só que não quis falar os nomes das pessoas. Como posso comentar algo se não sei o nome das pessoas e como adquiriram carteiras? Essas duas pessoas podem ser do grupo A, grupo B, grupo C.... Todas as nossas reuniões foram pra discutirmos incentivos de fidelização ao Vasco. Para fazer mudança.... Nós não vamos ficar policiando ninguém. Os critérios estatutários do "Identidade Vasco" foram todos cumpridos. Fizemos fazer na secretaria a proposta. Qual é o problema de assinar com o proponente? Proponente é apresentar como sócio um outro sócio. Diferente de alguns programas que aconteceram que não tiveram proponente, colocaram defunto e outras pessoas desinteressadas dentro do Vasco. O que não pode é ficar fazendo um monte de indagação, se tem mensalão ou não. Até o Otávio Gomes, grande benemérito, fez uma boa lembrança. Eu queria entender por exemplo em 2000, onde muita gente distribuía carteira sem foto e muitas coisas irregulares. Vi porta-bandeira da Unidos da Tijuca, que era flamenguista, votando. E na época ninguém falava nada, apenas alguns pequenos grupos que ninguém dava ouvidos. A vida é engraçada. Hoje pelo menos, grande parte desses sócios que entraram estão pagando o Vasco. E naquele tempo, nem pagar o Vasco pagavam. Eu só queria pontuar esse tema. Entendo que praticas erradas devem ser coibidas. Agora, se o cara está lá sedo incentivado por outros e concordando com isso, não tem problema. Eu vi muitos vascaínos indo ao clube se associarem".

União

"Estamos as portas da segunda divisão e as vezes parece que essa ficha não cai. Perdemos para o jogo contra o Criciúma em função de várias outras coisas que podemos questionar e ainda ficamos fomentando rodada por rodada pra sabermos se vamos pra segunda divisão. Se a gente cair pra segunda divisão, quem perde somos todos nós. Uma coisa que não gosto é de demagogia. Nesse momento, precisamos unificar as forças. Estamos nessa crise política por conta dessas pessoas que precisam de mídia".

Espírito da campanha

"Estamos construindo dentro de um cronograma a nossa campanha. O espírito tem sido de apoiar sempre o Vasco em todas as condições. Nós incentivamos a todos aqueles que querem fazer essa mudança se associarem ao Vasco para mudar. Se o outro grupo se mobilizou mais ou não, problema deles. Se tiveram problemas, apontam e mostrem os vícios".

Fonte: Facebook Só Dá Vasco