Remo: Vasco participa com 2 barcos das eliminatórias do Brasileiro Júnior neste sábado

Sábado, 12/10/2013 - 08:03
comentário(s)

O Campeonato Brasileiro de Remo Júnior começa este sábado com uma demonstração do vigor da modalidade no país. Com 149 atletas entre 14 e 18 anos inscritos, a competição terá eliminatórias em seis das 13 provas, valendo vaga nas finais de domingo na futura raia olímpica Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

A disputa mais acirrada é no Skiff Masculino Júnior-B, que, salvo desistências de última hora, terá quatro eliminatórias e duas semifinais para definir os seis finalistas. São 22 remadores entre 14 e 16 anos representando 15 clubes de 10 estados, com sete deles tendo dois barcos inscritos na prova.

As meninas terão duas eliminatórias apenas no Skiff Feminino Júnior-B, que abre o programa de sábado às 9h, com 11 atletas de nove clubes de cinco estados. Os rapazes de 17 e 18 anos do Júnior-A terão de passar pelo filtro em três provas: Quatro Sem, Skiff Masculino e Oito Com, todas com duas eliminatórias.

Ao todo, atletas de 26 clubes de 11 estados disputam 13 provas distribuídos em 105 barcos. No domingo, serão seis finais femininas e sete masculinas, sendo quatro para Júnior B (duas de cada), em 1.500 metros, e nove para Júnior A (quatro femininas e cinco masculinas), na distância olímpica de 2.000m.

O Botafogo é o clube com barcos em mais provas, participando de todas, com 23 remadores, seguido de Flamengo e Vasco, em 10 disputas. Além dos cariocas, que têm 69 inscritos em 50 barcos, competem 80 atletas de outros 10 estados, sendo 17 de Santa Catarina, 15 do Espírito Santo, 12 de Pernambuco e do Rio Grande do Sul, sete do Pará e de São Paulo, cinco da Bahia, dois do Paraná e da Paraíba, e um do Rio Grande do Norte.

Como no Brasileiro Sênior, conquistado pelo Botafogo no fim de semana passado, o vencedor de cada final ganha 10 pontos, o segundo 6, o terceiro 3 e o quarto 1 ponto. O clube ou federação com maior pontuação será declarado Campeão Brasileiro de Remo Júnior 2013. A competição é organizada pela Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ), com apoio da Confederação Brasileira de Remo (CBR).

Participações do Vasco

Prova: 1X MJr - Skiff Masculino Junior B - Eliminatória B
Hora: 09:40
Thiago Francisco da Silva

Prova: 1X MJr - Skiff Masculino Junior B - Eliminatória D
Hora: 10:00
Igor Nunes Cunha

Fonte: CBR