Remo: Argentinos conquistaram 2 ouros no Brasileiro; confira balanço da partipação vascaína

Segunda-feira, 07/10/2013 - 00:40
comentário(s)

Dentro de suas enormes limitações - tanto em termos de atletas quanto de barcos - , a participação vascaína no Campeonato Brasileiro Sênior de Remo (que envolveu competições nas categorias Sênior A e Sênior B, ou Aberta e Sub-23), que foi encerrado na manhã deste domingo (06/10) no Estádio de Remo da Lagoa, foi positiva e de acordo com o previsto pela Divisão de Remo do clube. As semifinais foram realizadas na quinta-feira e na sexta-feira (03 e 04/10) e as finais no sábado e no domingo. O Club de Regatas Vasco da Gama encerra a competição com a quarta colocação, com 21 pontos ganhos, resultantes de duas vitórias e um quarto lugar. Os argentinos Ariel Suárez e Cristian Rosso corresponderam a todas as expectativas e deram ao clube duas vitórias, tanto no single skiff (com Cristian) quanto no double. Com 141 pontos, o Botafogo de Futebol e Regatas confirma o favoritismo e conquista a competição, contra 132 pontos do Clube de Regatas do Flamengo, todos do Rio de Janeiro. Em terceiro lugar ficou o Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul, com 32 pontos.

A lamentar pelo Vasco na competição a participação do remador Marcos Ibiapina no single skiff sub-23, prova para qual era esperada a disputa por medalha e ele sequer se classificou à final, parando nas semifinais. Cada vitória valeu dez pontos, e o outro ponto vascaíno, totalizando 21 conquistados, foi através do excelente resultado do four skiff feminino, que terminou em quarto lugar.

Com apenas os argentinos como atletas Sênior A e poucos sub-23, a comissão técnica vascaína optou por usar esta importantíssima competição de alto nível do calendário brasileiro para dar experiência aos jovens atletas vascaínos, sobretudo do Júnior (cujo Brasileiro será disputado no próximo final de semana, dias 12 e 13, também na Lagoa Rodrigo de Freitas), para os anos seguintes. E também para a última regata do Estadual, na qual, no dia 20 de outubro, o Vasco depende apenas de si na categoria Aspirante, na qual seus atletas da categoria Júnior, que tiveram a oportunidade de adquirir experiência em competições de alto nível neste Brasileiro Sênior, buscam vencer o 4 com na última regata.

Com exclusividade ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco, o coordenador-técnico do remo vascaíno, Marcelo Neves dos Santos, fez um balanço da participação do Vasco no Campeonato Brasileiro Sênior:

- Os resultados aconteceram da maneira que a gente previa. O único senão foi no skiff sub-23 com o atleta Marcos Ibiapina, esperávamos que ele disputasse medalha e ele sequer conseguiu classificação à final. Não esteve bem em todo o final de semana, e nisso a gente vai ter que detectar quais foram as nossas falhas, o que aconteceu de errado, para que a gente possa corrigir. No mais, as duas vitórias dos argentinos já eram esperadas. Então o balanço é isso mesmo, colocamos essa garotada para "tomar porrada" mesmo, para ganhar experiência, para que a gente consiga dar prosseguimento ao trabalho e no ano que vem entrar com mais força. Para mim foi extremamente positivo o resultado, era o que nós esperávamos.

Argentinos confirmam expectativas e vencem suas provas

Os argentinos Ariel Suárez e Cristian Rosso venceram com extrema tranquilidade no sábado o double skiff, com mais de cinco segundos de diferença sobre o vice-campeão, o barco botafoguense: 03:19.20 a 03:24.88. A diferença só não foi mais gritante porque a prova teve metade da distância (mil metros em vez de dois mil) em virtude dos fortíssimos ventos que atrapalham as competições no sábado. Elas eram extremamente favoritos para o double, uma vez que na prova são os atuais quarto colocados na Olimpíadas (Londres, em 2012) e quinto colocados no Mundial (Chungju, em 2013).

No single skiff, Ariel, que ainda não está no melhor de sua forma, devido à grave infecção bacteria que sofreu em março que o deixou afastado até dos treinamentos por três e por dois meses prostrado em cima de uma cama, além de poder tê-lo feito parar de remar, sofreu com os problemas dos fortes ventos na manhã deste domingo. Embora menos intensos do que sábado, atrapalharam muito Ariel, que é muito alto e musculoso, tendo mais dificuldades do que Cristian para driblar essas dificuldades, com muita marola. Rosso, com melhores resultados no skiff (por exemplo, sexto colocados na etapa britânica da Copa do Mundo deste ano, em junho) e mais técnico, dominou completamente a prova e venceu com tranquilidade, com o tempo de 8:15.50 nos 2.000 metros da prova, levando novamente a bandeira vascaína ao lugar mais alto do pódio. Ariel terminou na quarta colocação, com o tempo de 8:31.40. Marcelo Neves comenta sobre as vitórias dos argentinos e sobre a final do single skiff:

- As vitórias dos argentinos já eram esperadas. Temos que colocar também que o Ariel não está no melhor da forma dele, já que ele vem de uma lesão grave, e a marola dificultou muito o trabalho dele. O Cristian, como é um atleta mais técnico, passou melhor na marola e foi.

Garotada obtém bons resultados

Colocando o que pode botar, ou seja, participando em apenas seis provas e na maioria delas com atletas muito jovens e bem abaixo da categoria Sênior A, o Vasco conseguiu dar importante experiência a essa garotada, que conseguiu bons resultados se levarmos em conta o grau de dificuldade da competição.

No four skiff femino, Rita de Cássia Queiroz de Oliveira, Sarah Ramos Reis, Jéssica Mudier dos Santos e Isabela Beatriz Ferreira alcançaram o último ponto vascaíno na competição. Chama a atenção sobretudo o fato de que Isabela, que comandou o barco e é tida como uma joia do remo vascaíno, tem apenas quatorze anos e é ainda da categoria Infantil, dominando sua categoria nas provas estaduais (venceu com boa margem de diferença o single skiff na terceira regata do Estadual na regata da Escola Naval). Além dela, as outras três componentes do barco também são bastante jovens e muito abaixo da categoria, sendo Júnior ainda: conseguir o posto de quarto melhor four skiff do Brasil diante da elite do remo nacional é, indubitavelmente, um baita resultado. Elas fizeram o tempo de 9:17.15.

Benílton Alves Barbosa, remador master do Vasco e auxiliar-técnico que trabalha com as meninas da categoria infantil, elogiou muito o resultado vascaíno nesta prova e também enfatizou o fato de que Isabela já vem alcançando resultados acima de sua categoria já há algum tempo:

- O resultado foi o melhor do que o esperado, principalmente porque elas correram acima da categoria delas, foi muito bom mesmo. Agora vamos ver o que elas podem fazer para melhorar para a prova delas: no Brasileiro Júnior, a Jéssica com a Isabela correm o double e depois tem o four skiff. A Isabela ainda é infantil, no ano que vem ela corre no Júnior B. A Isabela foi um caso diferente, porque, apesar de ela ser infantil, ela sempre teve uma melhora muito grande, com bons resultados. Então ela subiu de categoria. Ela provou e mostrou que pode competir numa categoria acima da dela.

Marcelo Neves também se mostrou satisfeito com o resultado do Vasco no four skiff sênior, ressaltando que ficaram a uma colocação da Bolsa Atleta, que é concedida a quem chega ao pódio no Brasileiro:

- As meninas do four são jovens e vão correr na próxima semana no Brasileiro Júnior, pontuaram e ficaram a uma colocação da Bolsa Atleta. Temos que levar em conta que tivemos uma menina do Infantil que correu na classe Aberta, uma menina de 14 anos. Ela se comportou muito bem. Para se ter uma ideia, as distâncias das provas dela são de 500 metros e ela correu 2.000 metros. E surpreendeu positivamente.

No oito com, composto por Bruno Henrique Ferreira de França (timoneiro), Ariel Suárez, Cristian Rosso, Vinícius da Silva Marques, Matheus Freitas de Souza, Matheus Cardoso da Silva Paulino, Jefferson Luiz Meira dos Santos, Felipe Damazio Fernandes Franco e Brenner Chagas de Mello, diversos jovens correram ao lado dos argentinos, que comandaram o barco. O balanço de Marcelo para esta prova também foi positivo, com o tempo de 07:12.50:

- Gostei muito do resultado do oito, com os dois argentinos e os garotos. Remamos de igual para igual com o União. Tivemos Flamengo e Botafogo mais à frente, com quase dois barcos à frente no final, mas disputamos a prova toda com o União, dificultamos o União. Ficamos em quinto. Isso foi muito bom para os garotos. Boa parte deles ainda é Júnior e vai correr no final de semana que vem.

Jefferson Luiz Meira dos Santos, Felipe Damazio Fernandes Franco, Matheus Cardoso da Silva Paulino e Brenner Chagas de Mello ficaram em quinto no 4 sem, com o tempo de 07:30.16, também neste domingo. No sábado, Marcelo ficou satisfeito com o resultado de Vinícius da Silva Marques e Matheus Freitas de Souza, atletas Júnior que, na mesma prova dos argentinos, terminaram em sexto lugar com o tempo de 03:38.29:

- Também é importante frisar que a participação do Vinícius e do Matheus no double foi muito legal, muito interessante. Vamos ver como eles vão se comportar no Brasileiro Júnior, ver se eles têm condições de pelo menos fazer medalha para ter direito à Bolsa Atleta.

Para finalizar essa entrevista concedida ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes/SuperVasco após o encerramento da competição, Marcelo faz suas últimas considerações acerca da importância da participação de jovens nesta competição sênior, no sentido de prover experiência com vistas ao desenvolvimento desses atletas. Ele ressalta que o Vasco faz isso por necessidade, porque só tem os argentinos como Sênior A:

- São garotos muito novos, é o primeiro Brasileiro que esses garotos estão disputando. Se compararmos com Brasileiros anteriores, no ano passado não participamos, havia uma mescla de atletas mais experientes com mais novos. E hoje nós só temos esses garotos, além dos argentinos. Era mais fácil ir para essas competições com atletas mais experientes, mas hoje eles estão sendo jogados às feras sozinhos. Então é normal que eles se intimidem um pouco, que eles sintam um pouco, mas eu tenho certeza de que a gente continuando com o trabalho ano que vem as coisas melhorarão mais ainda, eles virão com mais confiança. È importante também eles verificarem o parâmetro: saber que para ser campeão está a dez, está a quinze segundos do primeiro lugar. E eles trabalham já tendo esse parâmetro de melhora, essa necessidade que eles têm para melhorar. E isso é muito importante. Muitas vezes você sem parâmetro perde essa busca pela melhora – encerra Marcelo.

Participação do Vasco:

1° lugar:

Single skiff masculino: Cristian Rosso
Double skiff masculino: Ariel Suárez e Cristian Rosso

4° lugar:

Four skiff feminino: Rita de Cássia Queiroz de Oliveira, Sarah Ramos Reis, Jéssica Mudier dos Santos e Isabela Beatriz Ferreira
Single skiff masculino: Ariel Suárez

5° lugar:

4 sem masculino: Jefferson Luiz Meira dos Santos, Felipe Damazio Fernandes Franco, Matheus Cardoso da Silva Paulino e Brenner Chagas de Mello
8 com masculino: Bruno Henrique Ferreira de França (timoneiro), Ariel Suárez, Cristian Rosso, Vinícius da Silva Marques, Matheus Freitas de Souza, Matheus Cardoso da Silva Paulino, Jefferson Luiz Meira dos Santos, Felipe Damazio Fernandes Franco e Brenner Chagas de Mello

6° lugar:

Double skiff masculino: Vinícius da Silva Marques e Matheus Freitas de Souza

Pontuação final: 21 pontos
Classificação final do Club de Regatas Vasco da Gama: 4° lugar



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco