Vasco já começou a utilizar a geração 1998 na categoria Juvenil

Quarta-feira, 09/10/2013 - 10:12
comentário(s)

Não é só a categoria juniores do Vasco da Gama que vem se preparando para a próxima temporada. A juvenil também já iniciou o planejamento para o ano de 2014. A comissão técnica liderada pelo técnico Cássio Barros já começou a introduzir jogadores da geração 98 no sub-17. Os zagueiros Felipe Amaral e Rodrigo Fernandes, os laterais Gabriel Buriche e Allan Cardoso, o meio-campo Luan Martins e o atacante Gilberto Silva são alguns jogadores que já tiveram algum tipo de contato com o time de cima.

A intenção do Gigante da Colina com esse trabalho é a de facilitar a adaptação dos jovens e fazer com que eles não sintam tanto a mudança de categoria no início do ano que vem. De acordo com Luiz Felipe, treinador do sub-15, os jogadores que hoje levam o nome do Gigante da Colina ao topo no infantil estão prontos para servir o juvenil:

- Esses atletas do grupo 98 possuem muita qualidade e estão se desenvolvendo muito. Não apenas por conta da qualidade, mas também porque eles se dedicam muito nos treinamentos. Houve um crescimento muito grande desse grupo 98 na parte tática. A competição que eles tiveram a oportunidade de disputar na Itália serviu para que os jogadores entendessem que não se pode jogar apenas com a bola no pé. Eles perceberam que é importante ocupar os espaços e jogar quando estiver sem a posse da bola. Os garotos viram isso na Europa e passaram a comprar a ideia da comissão técnica. O crescimento desses garotos aconteceu devido ao aumento da consciência tática e a evolução física. Esses dois fatores ajudam muito na parte técnica. Eu tenho certeza que ano que vem o Vasco terá um grupo forte no juvenil. O grupo 98 se juntará ao grupo 97 e ajudará a formar um grupo muito forte - afirmou o comandante do infantil ao programa "Só dá Base".

Treinador da geração 98 no passado, Cássio Barros acredita que muitos atletas de qualidade se juntarão ao time sub-17 em 2014. Apesar de reconhecer o potencial de jogadores como Evander, Matheus Pet e Andrey, o atual técnico do juvenil não quer ver seus futuros comandados com a responsabilidade de conduzir a categoria ao sucesso, algo que acabou acontecendo em 2013 com os garotos da geração 97:

- É um grupo muito bom e que vai ajudar bastante o juvenil no ano que vem. Nós temos o Matheus Pet, o Evander, o Andrey, o Luan, o Hugo e outros jogadores de qualidade, mas não podemos pegar esses garotos e colocá-los para resolver dentro do grupo 97. Nós precisamos possuir um grupo 97 forte para que esses jogadores possam ir entrando gradativamente. É isso que temos que fazer, pois assim esses atletas 98 de potencial vão passar pelo processo ideal. Fazendo isso, eles não passarão pelo que passou o grupo 97 neste ano. Não podemos cometer o mesmo erro deste ano. Ficamos sem peças de reposição no grupo 96 e tivemos que utilizar os jogadores nascidos em 97. Eles ficaram com a responsabilidade de resolver tudo dentro da competição - disse o ex-lateral ao programa "Só dá Base".

O comandante revelou que cruzmaltino está no mercado em busca de jogadores nascidos em 97. A ideia é a de corrigir as deficiências e qualificar o grupo, fazendo assim com que ele possa dar um suporte para os meninos da geração 98. Vale lembrar que alguns atletas da geração 97 (Matheus Barbosa, Marquinhos, Bruno Cosendey e Caio Monteiro) são titulares do atual time juvenil:

- Nós temos um grupo que precisa ser reforçado. Apesar de ter qualidade e uma maturidade, o grupo 97 precisa de alguns reforços, precisa de peças de reposição. Não podemos deixar de contratar por conta da qualidade do grupo. A competitividade é importante. Se determinado jogador tem um concorrente, ele vai se dedicar muito mais para não perder a posição. O grupo é bom, mas ainda precisamos de peças para reforçá-lo - declarou o treinador do juvenil ao programa "Só dá Base".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco