Juvenil: Queda de rendimento causa preocupação no Vasco

Quinta-feira, 26/09/2013 - 08:39
comentário(s)

O primeiro semestre da equipe juvenil do Vasco da Gama foi animador. Apesar terem sido eliminados nas quartas de finais da Copa Promissão, os Meninos do sub-17 terminaram a Copa Rio na terceira colocação e garantiram com tranquilidade uma vaga na decisão da Taça Guanabara. O detalhe é que os resultados positivos foram alcançados sem Danilo e Matheus Índio, considerados os dois principais jogadores da geração 96.

A casa começou a cair no dia 23 de julho. Após ter conquistado um excelente resultado no jogo de ida, realizado no Estádio Couto Pereira, o cruzmaltino decepcionou e acabou perdendo para o Coritiba dentro de São Januário, sendo assim eliminado de maneira precoce na Copa do Brasil. Quatro dias depois, o time comandado pelo técnico Cássio Barros perdeu para o Fluminense no Centro de Treinamento de Itaguaí e acabou ficando com o vice-campeonato do primeiro turno do Estadual.

Após essas duas derrotas inesperadas, a equipe sub-17 não foi a mesma. Apesar de ter conquistado vitórias em alguns jogos, o juvenil está longe de fazer uma boa campanha na Taça Rio. Dos sete jogos disputados até então, o cruzmaltino venceu três, empatou dois e perdeu outros dois, ficando assim seis pontos atrás do Flamengo, líder do grupo A. Comparando o desempenho atual com o da Taça Guanabara, nota-se que o Vasco já perdeu e empatou mais no segundo turno do que em todo o primeiro.

Além de não conseguir fazer uma boa campanha na Taça Rio, o Gigante da Colina também deixou a desejar no Torneio Guilherme Embry. Na última terça-feira (25/09), o clube de São Januário perdeu para o Fluminense no CT de Xerém e deu adeus a segunda competição estadual mais importante da categoria. O desempenho no primeiro turno do mesmo torneio também não foi muito bom.

O momento vivido pela categoria tem sido bastante lamentado pela direção das categorias de base. Em recente entrevista o programa "Só dá Base", Mauro Galvão afirmou que o sub-17 é o time que mais preocupa no momento. Para dar fim a essa fase ruim, o Vasco vem tomando algumas medidas. Alguns jogadores foram dispensados e outros estão sendo contratados. A intenção do clube é a de fortalecer a categoria, que em 2014 não poderá contar com jogadores nascidos no ano de 1996.

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco