Cris e Juninho, além de outros jogadores, vão se reunir com a CBF nesta 2ª

Segunda-feira, 07/10/2013 - 14:21
comentário(s)

Nesta segunda-feira à tarde, quatro jogadores do Bom Senso F.C. vão se reunir com a CBF, no Rio de Janeiro, para tratarem de melhorias para o futebol brasileiro. Paulo André, do Corinthians, Dida, do Grêmio, Seedorf, do Botafogo, e os vascaínos Cris e Juninho Pernambucano serão os representantes do movimento no encontro com o presidente José Maria Marín. O defensor do Timão, inclusive, foi liberado dos trabalhos no CT Joaquim Grava para poder viajar.

Além deles, o advogado João Chiminazzo também estará presente. Ele dá respaldo jurídico aos atletas em seus pedidos à CBF. Na semana passada, o Bom Senso enviou um ofício e solicitou reunião em caráter de urgência para abordarem cinco pontos em discussão: calendário, férias, pré-temporada, fair-play financeiro, que proíbe os clubes de terminarem as temporadas em dívida com os atletas, e representatividade nos conselhos técnicos.

Na última segunda-feira, o goleiro Rogério Ceni já havia dito, após encontro de 20 jogadores na capital paulista, que poucos atletas iriam à CBF. Segundo ele, “não seria uma rebelião, e sim uma reunião”. A expectativa é que o Bom Senso apresente nesta tarde algo em torno de 600 assinaturas de jogadores das Séries A e B, apoiando o movimento.

A ideia dos atletas é apresentar algumas diretrizes para que a entidade formule os calendários dos próximos anos. A indignação cresceu quando a CBF divulgou que os estaduais começariam, em 2014, no dia 12 de janeiro. Após a reclamação e o surgimento do grupo, algumas federações, como a carioca e a gaúcha, já cederam e cortaram datas.

Os jogadores vão sugerir fórmulas para que os clubes grandes disputem menos partidas, mas terão cuidado para não prejudicarem os pequenos, que, na visão deles, precisam atuar mais. Há também a preocupação para que o movimento não se torne elitista. Após o encontro, e dependendo do retorno que tiverem da CBF, os jogadores tentarão conseguir apoio de atletas de clubes menores, e também de profissionais das comissões técnicas.

Fonte: GloboEsporte.com