Criticado como apoiador, Pedro Ken vira destaque como volante

Sábado, 05/10/2013 - 10:14
comentário(s)

Quem diria! Outrora meia de ligação, Pedro Ken vinha convivendo com algumas críticas, apesar de sempre ter a confiança da comissão técnica. Bastou, porém, Dorival Júnior ousar e improvisá-lo como volante para o jogador passar de coadjuvante a um dos principais destaques da equipe nas últimas partidas do Vasco.

Na vitória sobre o Internacional por 3 a 1, por exemplo, somou o maior número de desarmes entre todas as equipes na 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, com impressionantes 11 roubadas de bola, segundo o Footstats.

Com 42 jogos na temporada, o que o torna o jogador que mais atuou no elenco vascaíno, Pedro Ken curte a boa fase e o demorado reconhecimento.

– Foi um jogo (contra o Internacional) que marca um momento meu aqui no Vasco, jogando mais recuado, como volante. Acho que estou conseguindo aliar essa parte da marcação forte com a qualidade do passe, a saída de jogo, chegando algumas vezes de surpresa ao ataque. Já vinha fazendo bons jogos e, talvez, este tenha sido o melhor dos últimos tempos – comentou.

Pedro Ken já tinha atuado algumas vezes como volante no Vasco, mas sempre esporadicamente ou por necessidade. Agora, com Dorival Júnior, já emplacou o quinto jogo consecutivo nesta função, o que, para muitos, foram suas melhores apresentações com a camisa cruz-maltina. Mesmo se considerando um apoiador de origem, ele já começa a tomar gosto pela posição.

– Gosto de jogar nessa posição também. A minha principal qualidade é o passe e, vindo de trás, tenho ido bem, conseguindo armar o jogo também. Tento jogar em várias posições. O que eu quero é estar jogando e dando meu melhor para a equipe – destacou.

Gratidão ao amigo e parceiro de setor

Na opinião de Pedro Ken, o mérito de suas boas atuações está ligado à parceria que vem exercendo com o amigo Fillipe Soutto no setor. Companheiros de quarto nas concentrações, eles têm demonstrado também entrosamento em campo, o que tem rendido elogios do técnico Dorival Júnior.

– Quando o time encaixa, a individualidade aparece. O que tem me ajudado é que eu tenho jogado com o Soutto. Ele é inteligente, sabe se posicionar bem. Uma hora sai um, outra hora sai outro – diz Ken.

O agora volante lembra que, no início do ano, questionaram um meio de campo com os dois à frente da defesa vascaína:

– Foi a mesma dupla que começou o ano. Estávamos jogando bem, mas todo mundo falou que não podíamos jogar juntos, porque precisava de mais marcação. Depois disso, não jogamos mais juntos. Agora, estamos provando que podemos e isso foi bom para mim.

Pedro Ken e Fillipe Soutto vêm de três partidas consecutivas atuando juntos.

Bate-Bola

Pedro Ken

Em entrevista ao LANCE!

Como você se sente sendo o jogador que mais atuou na temporada pelo Vasco?

Me sinto honrado. Tem sido um ano de muitos altos e baixos, de troca de treinador, mas eu sempre me mantive jogando. Claro que tive momentos ruins, como a equipe toda teve, mas se eu estou jogando, é porque mostrei meu valor. Sempre procuro fazer o que os treinadores pedem. Acho que, uma hora, eu ia acabar sendo reconhecido. Espero que continue assim.

Jogar com o amigo (Fillipe Soutto) facilita dentro de campo?

Com certeza. É a mesma coisa que você jogar uma pelada com seus amigos. Você se sente melhor, mais feliz, dá mais confiança. De fato temos essa relação de amizade que construímos aqui no clube. Isso tem ajudado muito.

A vitória dá um alívio após um jejum de sete jogos sem vencer?

Foi importante. Há algumas rodadas vínhamos jogando bem, mas não conseguíamos as vitórias. Contra o Inter aliamos as duas coisas.

Ainda sem papo por renovação

Embora esteja se destacando nos últimos jogos do Vasco, Pedro Ken ainda não foi procurado pela diretoria do clube para uma possível renovação. Mesmo com seu contrato se encerrando em dezembro, o volante, que pertence ao Cruzeiro, ainda não prefere pensar no assunto.

– Procuro não focar nisso agora porque meu objetivo é tirar o Vasco dessa situação no Campeonato Brasileiro e tentar o título da Copa do Brasil. Ainda não tive conversa com a diretoria, mas acho que o Vasco, até por essa questão financeira, ainda não pôde resolver esse problema. Acho que ainda está um pouco cedo para isso, mas estou aberto a conversar – declarou o jogador.

Com a palavra

Dorival Júnior
Em entrevista coletiva após a partida contra o Internacional, em Macaé (RJ)

"Da era do especialista para o da multifunção"

"O futebol de hoje em dia o jogador tem que aprender a fazer multifunções, ou então fica para trás. Porque pode acontecer de o jogador marcar bem, mas quando sair para jogar, pode encontrar dificuldades em campo. Ganhamos mais opção com a entrada do Pedro Ken como volante.

Se o time abrir, ele ataca bem, quando fechar, ele sabe participar tanto na marcação quanto na criação. Estamos mudando da era do especialista em um setor para quem faz uma multifunção em campo, que é o cara que executa bem a função de volante e ainda chega na área para apoiar o ataque.

O Pedro Ken vem tendo um crescimento grande, assim como o Fillipe Soutto. Eles casaram bem ali no meio de campo e eu espero que mantenham isso e continuem nesta crescente, buscando cada vez mais esta evolução na equipe.

Fico satisfeito porque estou vendo uma equipe equilibrada, que está conseguindo um reequilíbrio no campeonato. Novamente fizemos uma boa partida, mas ainda não estamos em posição tranquila."

Fonte: Lancenet