Juniores: Vasco já projeta Copa São Paulo de Juniores de 2014

Quinta-feira, 03/10/2013 - 11:06
comentário(s)

A categoria juniores do Vasco da Gama perdeu na última segunda-feira (30/09) dois jogadores: o zagueiro Giordano Píffero e o meio-campo Fábio Lima. Os atletas acertaram a rescisão contratual e não jogam mais pelo cruzmaltino neste ano de 2013. O interesse do clube em preparar o time sub-20 para a Copa São Paulo do ano que vem contribuiu muito para o encerramento da passagem desses jogadores pelo Gigante da Colina.

Por serem nascidos no ano de 1993, os atletas estão no último ano de base e em 2014 não terão idade para disputar a importante competição citada. Na visão das pessoas que comandam as categorias de base do Gigante da Colina não há sentido manter em atividade atletas que não terão como contribuir com o cruzmaltino no ano que vem.

Jordi, Dieyson e Luan serão os únicos da geração 93 que deverão utilizados pelo treinador Aguinaldo Sorato até o final da temporada. O zagueiro retornou ao juniores para recuperar a forma física, perdida devido uma lesão adquirida no jogo de despedida de Paulo Autuori. Já o goleiro atuará a partir do momento que estiver recuperado para se manter com ritmo de jogo.

Os demais atletas nascidos em 93 (Eduardo, Thadeu Paraguai, Pereira, Malco, Matheus Celestino, Maurinho e Welber) serão avaliados pela comissão técnica do profissional. Após essa avaliação, alguns não terão contrato renovado e outros deverão ser emprestados. O volante Malco, que atualmente se recupera de um problema no ombro, é um dos que devem renovar. O atleta voltará a treinar na semana que vem com o grupo sub-20.

Possibilidades

Com as saídas de Fábio Lima e Danilo e as promoções de Jordi, Jhon Cley e Thalles, alguns jogadores devem ganhar espaço na equipe comandada pelo técnico Sorato. Diego, titular nos últimos jogos, e Gabriel Felix, titular na reta final da última Copa São Paulo, brigam pela vaga de goleiro titular.

O lateral-esquerdo titular do Vasco na próxima Copinha deverá ser o juvenil Lorran, que atuou nos jogos da Copa do Brasil sub-20. Titular na Taça Belo Horizonte, Alisson será o substituto de Luan na zaga. O meio-campo é o setor que deve sofrer mais modificações. Isso porque o clube não deverá ter no ano que vem Jhon Cley e Danilo.

A vaga de Danilo pode ser ocupada por Giorgio (recém contratado) ou Jonatas Paulista (se recupera de lesão). Matheus Índio e Guilherme Costa podem ocupar o lugar deixado por Jhon Cley. Caso o escolhido por Sorato para fazer a função de homem centralizado seja Guilherme, Marquinhos do Sul passará a fazer a função que o camisa 8 vem executando na ponta esquerda.

As opções para o comando de ataque são Wendell (artilheiro do time no atual Torneio OPG), Daniel Pessoa (titular na Taça Guanabara deste ano) e Renato Kayser (goleador da equipe juvenil). A tendência é que Daniel seja titular caso Thalles não possa disputar a Copinha.

Jogadores com idade para disputar a Copinha (apenas quem possui contrato profissional):

Goleiros: Diego, Gabriel Félix e Juninho (titular juvenil)
Zagueiros: Venício, Alisson, Sinval, Linderman, Kadu Fernandes, Gilson Júnior, Ítalo (juvenil), Luiz Felipe (juvenil), Matheus Gomes (juvenil) e Wendeyberg (juvenil).
Laterais: Eron, Gabriel dos Santos, Richard, Lucas Toledo e Lorran (juvenil).
Volantes: Matheus Batista, Jonatas Paulista, Márcio, Giorgio, Waldir, Danilo, Lucas Barboza (juvenil), Caio Faier (juvenil), Matheus Pinheiro (juvenil) e Hugo Lavouras (juvenil).
Meias: Jhon Cley, Guilherme Costa, Renan Casemiro, Matheus Índio (juvenil) e Igor Santos (juvenil).
Atacantes: Thalles, Yago, Marquinhos do Sul, Daniel Pessoa, Wendell, Renato Kayser (juvenil) e Lucas Choco (juvenil).

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco