Futebol 7: Divulgado grupo do Vasco na Liga Fut 7

Quarta-feira, 04/09/2013 - 08:14

A segunda edição da Liga FUT 7, tradicional campeonato do futebol 7 brasileiro, segue tomando forma, com as datas e regras do torneio definidas e a divisão dos participantes. A competição vai reunir 16 clubes, dividos em quatro grupos de quatro times cada. A temporada 2013 do torneio começa no dia 15 de novembro, com os jogos dos grupos A e B, até o dia 17. No final de semana seguinte, entre os dias 22 e 24, jogam as equipes das chaves C e D.

Estas partidas da fase inicial acontecem no Ginásio São Marcos, em São José dos Pinhais, no Paraná. A segunda fase, semifinais e a decisão acontecem no mês de dezembro, na Arena Coberta do Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.

O capixabas do Rio Branco-ES, que foram convidados para participar pela segunda vez consecutiva da Liga FUT 7, estão no Grupo D, ao lado de Vasco, Atlético-PR e América-MG. Um verdadeiro 'grupo da morte', pois o Vasco conquistou o Circuito Nacional em cima do time Capa Preta no Espírito Santo, no fim de 2011. O Brancão deu o troco em 2012, com o título do da etapa carioca do circuito sobre o mesmo time cruzmaltino, no Rio de Janeiro. Já o América-MG é o atual líder da Chave B do Brasileiro de Clubes, grupo no qual o Rio Branco é o vice-líder. E o Atlético-PR já é tradicional em solo paranaense e jogando em casa, busca alçar voos mais altos em âmbito nacional. Outras equipes tradicionais do futebol brasileiro também vão participar da competição, como Flamengo, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Cruzeiro, Botafogo, Bahia, Coritiba e Portuguesa.

Na primeira edição da Liga FUT 7, que aconteceu no mês de junho de 2012, na arena montada na represa Guarapiranga, em Sâo Paulo, o Rio Branco-ES não fez uma boa campanha. Em tres partidas disputadas, foram três derrotas e a eliminação precoce no campeonato. No primeiro jogo, o Brancão perdeu para o Corinthians, por 2 a 0. Na segunda partida, novo revés, agora para o Avaí, por 3 a 2. E já eliminado, o time Capa Preta apenas cumpriu tabela na terceira rodada, fez um jogo duro, mas foi vencido pelo Flamengo por 4 a 3. Na ocasião, o grande campeão foi o Botafogo que venceu o Fluminense na grande final, por 5 a 2.

Conheça os quatro grupos e os times participantes da primeira fase da Liga FUT 7 2013



Regulamento

O sistema de disputa da competição é igual ao de 2012. A primeira fase da Liga FUT 7 2013 acontece em dois finais de semana de novembro, na cidade de São José dos Pinhais-PR. As 16 equipes participantes foram divididas em quatro grupos de quatro times cada, que se enfrentam apenas em jogos de ida (turno único), dentro do próprio grupo. Os times dos grupos A e B jogam entre os dias 15 e 17 de novembro. No fim de semana seguinte, entre os dias 22 e 24, atuam as equipes das chaves C e D.

Os dois melhores colocados de cada grupo avançam à segunda fase, que acontece na Arena Coberta do Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul-RS, local também das semifinais e da grande final. Na segunda fase, entre os dias 13 e 15 de dezembro, os classificados novamente se dividem, desta vez em dois grupos de quatro times, que disputam jogos em turno único, com os dois melhores avançando às semifinais, que rola no fim de semana seguinte, no dia 21 de dezembro. Os vencedores garantem vaga na grande final da Liga FUT 7, que acontece ujm dia depois das semifinais, em 22 de dezembro.

De acordo com as regras da competição, cada time deverá ter em seu elenco um 'ex-jogador famoso', reconhecido por ter atuado no futebol profissional brasileiro. O Bahia conta com Edílson Capetinha, já o Fluminense deve ter em seu elenco o craque Washington 'Coração Valente' e o Flamengo conta com o talento do sérvio Petkovic.

O Rio Branco-ES já teve em seu elenco o atacante Sorato, o artilheiro Edmundo e o lateral-esquerdo Athirson, mas para esta edição da Liga FUT 7, guarda à sete chaves o nome do atleta que brilhou nos gramados e que vai emprestar seu talento ao time Capa Preta no campeonato.

Fonte: GloboEsporte.com