Dorival admite que defesa do Vasco precisa melhorar

Quarta-feira, 04/09/2013 - 08:26

Dizem que a melhor defesa é o ataque. O Vasco tem um bom ataque e é a quinta equipe que mais marcou neste Campeonato Brasileiro, com 26 gols. Mas, nem por isso, consegue ajudar o setor defensivo. O Cruz-Maltino sofreu 32 gols e tem a pior zaga da competição, com média de 1,88 gols sofridos por partida. Em comparação com o Brasileirão do ano passado, os números assustam.

A defesa do Vasco, na época formada por Dedé e Douglas, com entradas frequentes de Renato Silva, levou 40 gols em todo o campeonato. Ainda em comparação com outras temporadas, os números seguem assustando. Na campanha de 2008, ano em que o clube foi rebaixado para a segunda divisão, a média de gols sofridos por jogo era de 1,89, quase a mesma desta época.

Um fator que influencia no desempenho ruim do setor este ano é a falta de sequência entre a dupla de zaga. Nas 11 partidas em que comandou o Vasco neste Brasileirão, técnico Dorival Júnior realizou um verdadeiro rodízio na defesa, que teve três diferentes formações: Renato Silva e Rafael Vaz; Jomar e Rafael Vaz; Cris e Rafael Vaz. E, todas elas, sem uma grande sequência de jogos.

Após mais uma derrota por um placar largo, 5 a 3 para o Cruzeiro, Dorival Júnior, no entanto, afirmou que a equipe já encontrou um equilíbrio neste Brasileirão.

– Quando eu cheguei aqui, já tínhamos a defesa mais vazada. Continuamos tendo e estamos com algumas dificuldades. Encontramos um equilíbrio e o importante é que a equipe está reagindo. Eu procuro olhar o lado positivo, não tanto o lado negativo – disse o treinador.

Apesar de enxergar coisas boas, ele mostra estar ciente que a equipe ainda precisa de muito trabalho para melhorar neste setor.

– Reconheço que temos muito o que arrumar. Precisamos consertar algumas coisas para melhorar. Tem acontecido coisas boas com a equipe. Temos que valorizar também o que tem ocorrido de bom para a equipe do Vasco – declarou.

Com os problemas, a primeira providência da diretoria cruz-maltina foi contratar o experiente zagueiro Cris. Porém, o jogador ainda não se acertou e vem sendo contestado. Resta ao vascaíno torcer para uma solução, e que seja rápida.

Fonte: Lancenet