Com falta de verba, Dorival efetiva 'renegados' e reformula time do Vasco

Terça-feira, 03/09/2013 - 10:32

Apesar da 14ª colocação no Campeonato Brasileiro, o Vasco comemora o trabalho do técnico Dorival Júnior nos bastidores. Apresentado há quase dois meses, o profissional lamentou a situação financeira do clube, mas fugiu das reclamações constantes e optou por garimpar o elenco. Desta forma, o treinador efetivou jogadores até então renegados e reformulou o time cruzmaltino.

Dorival Júnior não fugiu ao fator caraterístico em sua carreira. Ele apostou novamente em jovens valores e mudou a espinha dorsal do Vasco. O goleiro Diogo Silva, o lateral esquerdo Yotún, os meias Pedro Ken e Marlone e o atacante Willie foram os principais favorecidos na filosofia do comandante.

Sem recursos para contratar e também impedido de buscar atletas no mercado externo devido ao fechamento da janela de transferências, o Cruzmaltino viu Dorival chamar a responsabilidade diante dos protestos da torcida. O próprio goleiro Diogo Silva é alvo frequente de críticas, mas segue garantido pelo "chefe" no time titular.

"O torcedor vai continuar desconfiado, mas vamos contratar quem? Quero três nomes de goleiros. Não tem. Eu confio no Diogo Silva. O Michel Alves e o Alessandro também têm a minha confiança. Vamos trabalhar com esses meninos normalmente", afirmou.

A declaração de Dorival reforça o método de apostar nos jovens e tentar passar o máximo de confiança aos atletas. O peruano Yotún chegou a amargar o banco de reservas, mas retomou a condição de titular após uma conversa com o técnico. O meia Pedro Ken cresceu de produção e superou as vaias da torcida, sendo considerado um dos homens de confiança do comandante.

Mas as principais vitórias de Dorival Júnior estão nas apostas nos jovens Marlone e Willie. A dupla ganhou espaço após a transferência do atacante Eder Luis para o futebol dos Emirados Árabes. Marlone marcou o seu primeiro gol como profissional contra o Nacional-AM, enquanto Willie balançou as redes duas vezes na derrota por 5 a 3 para o Cruzeiro, domingo, no Mineirão.

O treinador não deixa de elogiar as promessas, que ainda convivem com a desconfiança dos vascaínos. Porém, pede cautela sempre que possível para trabalhar o amadurecimento dos atletas. Willie foi o alvo no discurso após o final de semana.

"O Willie vai ganhar a condição com a sequência de jogos. Se ele apresentar tudo o que mostrou contra o Cruzeiro, vai ganhar o seu espaço naturalmente. É um atleta que já vinha sendo preparado. Chegou ao clube ainda fora de forma e aos poucos vem entrando. Teve um bom início, mas ainda é cedo. Vamos com calma", encerrou.

Fonte: UOL