Futsal Base: Vasco goleou por 4 a 0 Urubu na Gávea pelo Estadual Sub-20

Sexta-feira, 30/08/2013 - 14:26

O time sub-20 de futsal do Vasco da Gama estreou no Campeonato Estadual logo com um jogo que representa muito para o clube: contra o Flamengo, no ginásio da Gávea. Na noite desta quarta-feira (29/08), os vascaínos não tomaram conhecimento do arquirrival, impuseram sua superioridade em quadra e sequer tomaram gol: goleada por 4 a 0. O Clássico dos Milhões abriu o Campeonato, sendo o jogo isolado da quinta-feira.

O Vasco, depois do vice-campeonato no 1° semestre (Campeonato Carioca), se reforçou para esse segundo semestre, além de manter muitas das principais peças. A destacar das chegadas as transferências interestaduais do goleiro Caio Lus e do ala Calvin, que já jogaram durante muito tempo no clube, participaram de alguns dos muitos resultados significativos do Vasco na categoria nos últimos anos (vários títulos estaduais, além de três vice-campeonatos da Taça Brasil), saíram do Rio recentemente e agora retornam ao clube. O favorito é a Casa de España/Botafogo, que recentemente foi campeão da Taça Brasil de 2013, maior título nacional da categoria, é o campeão do primeiro semestre e manteve boa parte do time, além de também se reforçar. Porém, os vascaínos, comandados por Marcelo Akra, prometem fazer de tudo para o Vasco voltar a conquistar um título estadual na categoria (o último foi o Estadual de 2013, com a final, contra a Casa de España/Botafogo, sendo disputada no Maracanãzinho.

Regulamento e fórmula de disputa:

Após apenas cinco times disputarem o Carioca, no 1° semestre, no Estadual (ambos diferindo apenas no nome, tendo fórmulas de disputa similares) o número aumentou significativamente para oito (com o ingresso de tradicionais clubes como Canto do Rio e São Cristóvão), tanto que os clubes, reunidos em arbitral, entenderam que seria bom divididir as equipes em dois grupos, ao invés de uma chave única, como já é tradição no sub-20. O grupo A é composto por Casa de España/Botafogo, Grajaú Country Club, Canto do Rio e CAER; a chave B é composta por Vasco da Gama, Flamengo, ADDP e São Cristóvão.

O regulamento, definido em arbitral, estipula que os três primeiros de cada chave avançam à fase seguinte, onde serão divididas da seguintes forma, de acordo com a pontuação, independentemente de grupo: grupo C, com o 1° colocado no geral, o 4° e o 5°; e o grupo D, com o 2°, o 3° e o 6°. As equipes jogarão entre si dentro de suas respectivas chaves, em turno e returno, com os dois melhores de cada grupo se classificando às semifinais, fase na qual o cruzamento se dará da seguinte forma: 1° de C x 2° de D e 1° de D x 2° de C. Na semifinal serão disputados dois jogos, com o segundo jogo na casa da equipe com melhor índice técnico (número de pontos dividido por número de jogos). Esta equipe também teria a vantagem na prorrogação em caso de dois resultados iguais (dois empates ou uma vitória para cada lado, independentemente de saldo de gols).

A final também será em dois jogos, com o índice técnico, para fins de desempate, abrangendo todas as fases anteriores, inclusive as semifinais. A partir das semifinais, os jogos só poderão ser realizados em quadras com pelo menos 38 metros de comprimento e 18 de largura e capacidade para público de pelo menos mil espectadores.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco