Presidente do STJD prevê penas severas para Vasco e Corinthians por briga em Brasília

Terça-feira, 27/08/2013 - 16:22

Corinthians e Vasco terão que responder no Superior Tribunal de Justiça Desportiva pela confusão em que se envolveram membros de organizadas dos dois clubes, em Brasília, no último domingo. Foi o que o próprio presidente do STJD, Flávio Zveiter, afirmou nesta terça-feira. O advogado ainda prevê punição rigorosa aos clubes para que o caso não se repita. .

"Tomei conhecimento que a Procuradoria vai apresentar denúncia até a próxima quinta-feira. A partir do momento em que isso chegar ao Tribunal, eles serão notificados", disse em entrevista ao SporTV antes de comentar que o tribunal deverá agir com rigor.

"No jogo entre Vasco x Corinthians, que já ha uma rixa entre as torcidas, necessariamente deveriam ter mais policiais fazendo a segurança. Terá uma reunião em Brasília e acredito que medidas serão tomadas. Infelizmente depois que a coisa acontece é que se tentam tomar medidas para não voltar a acontecer. Mas no que depender do Tribunal de Justiça, episódios como esse ou qualquer outro semelhantes serão punidos com penas graves para que não ocorram novamente", disse.

Caso sejam considerados culpados, os clubes terão que pagar uma multa que vai de R$ 100 a R$ 100 mil ou poderão perder mandos de campo. É comum que as equipes distribuam entradas para torcedores organizadores, os quais, na visão do próprio Zveiter, são os maiores culpados pela violência.

"Os clubes precisam se envolver para acabar com isso. Quem vai ao estádio para brigar não é torcedor, é criminoso. Eles vão para o jogo com ingressos cedidos pelos clubes. Precisamos de uma participação das equipes, do Ministério Público e da Justiça para que essas coisas não se repitam", afirmou, lembrando que o STJD não tem permissão para punir ou impedir que torcedores entrem no estádio. "Isso cabe à Justiça comum."

Corinthians e Vasco empataram por 1 a 1 no Mané Garrincha, no último domingo. Como não havia divisão do público na maior parte da arena, projetada para a Copa do Mundo, membros de organizadas do time paulista partiram em direção ao espaço onde estavam as do clube cruz-maltino.

Havia poucos policiais no local, e a confusão só foi encerrada com a chegada de um efetivo maior. Cassetetes e sprays de pimenta foram usados na solução do problema, que causou ferimentos e afetou quem nada tinha a ver com as brigas. Quatro corintianos foram detidos para prestarem depoimento, mas acabaram liberados horas depois.

Fonte: Terra