Carlos Germano: 'O Vasco é muito grande para pegar reservas de outros times'

Terça-feira, 06/08/2013 - 22:02

Ídolo e atual preparador de goleiros do Vasco da Gama, Carlos Germano participou na noite desta terça-feira (06/08) do programa Só dá Vasco. Na oportunidade, o ex-goleiro analisou o momento vivido por Diogo Silva e rasgou elogios para Hélton, atualmente no Porto.

Confira a transcrição da entrevista:

O que você achou da atuação do time contra o Botafogo? Como avalia o momento do Vasco?

"Foi um jogo que podemos ver uma coisa de positiva no Vasco. O time vai se arrumando, alguns ainda vão estrear. Tivemos uma evolução com o Dorival. O Botafogo é um time que vem jogando junto faz dois anos com vários destaques, Seedorf, Lodeiro e alguns jovens. O Vasco ainda está em formação. Apesar da derrota, o Vasco tem tudo para fazer uma boa campanha e brigar nessa competição, incomodar muita gente aí. Quem sabe a gente não pensa em título?"

Qual avaliação você faz do Diogo Silva

"Estou muito feliz com o Diogo. Ele vem mostrando uma evolução muito grande. Ele estreou contra o Flamengo e foi bem também contra o Fluminense. A gente nessa posição de goleiro passa por momentos de instabilidade, mas eu elogio o Diogo pelas partidas dele. A gente torce para que dê certo e para que ele siga nessa evolução. Estávamos falando sobre os lances dos tiros de meta hoje do Diogo, sobre a reposição. Não é tão fácil assim quando não tem opção. O Botafogo marca em cima e eu o orientei a não colocar a bola numa posição que gerasse desconforto para o time. Quando sai uma bola errada, corre o risco de sofrer até o gol. Ele tinha que esperar o pessoal sair para não correr esse risco, porque se sai o quarto gol ficaria difícil. Então foi um pedido meu para ele ter paciência nessa reposição de bola para não cometer erros. Quando vai cobrar o tiro de meta, tem até a opção do zagueiro, mas como o jogo estava muito pegado, sair com eles seria complicado".

Você está torcendo pelo Diogo Silva?

"Eu estou torcendo muito para dar certo. Ele é um garoto que tem dois anos com a gente. Venho trabalhando para que ele não sinta o peso da camisa do Vasco. Quanto mais ele jogar, mais confiança ele vai adquirir. Em 2009, o Fernando Prass estava esperando uma oportunidade apenas de estrear e quando conseguiu não saiu mais. O Diogo vem nessa situação também. Chegou o Dorival, ele apostou e foi feliz. Só quem saiu ganhando foi o Vasco".

O que você poderia falar sobre o Roberto, ex-goleiro do Vasco e que hoje defende a Ponte Preta?

"Roberto é um amigão nosso. Eu gostava muito dele. Embora eu quisesse que ele continuasse conosco, veio o Rafael e aí ele acabou perdendo posição. O Roberto é vascaíno e estou muito feliz que ele está indo bem pela Ponte. Desejo toda sorte para ele, mas o Vasco tem que vencer na quinta (risos)".

Como você avalia os gols sofridos pelo Diogo Silva?

"Com o tempo o Diogo vai pegando maturidade e tranquilidade. Tudo é um momento para que ele se saia melhor. Fala-se muito em contratações e que o Vasco precisa de goleiro e tudo mais, mas eu acho que se o Vasco trouxer um reserva do Botafogo, do Fluminense, por exemplo, vai sair perdendo. Vamos ficar com vários goleiros. Se é para trazer alguém que traga um nome de peso como é o o Hélton".

Então o Hélton seria uma boa?

"O Hélton é o Hélton. Se ele for vir é outra coisa. Na época do René ia vir o Júlio Cesar, que era reserva no Corinthians. O Vasco é muito grande para pegar reservas de outros times. Se for vir que venha nome de peso.

Sensação ao ouvir o nome gritado no Maracanã

"A gente pensa em ficar no Vasco eternamente por conta do carinho da torcida. É muito emocionante. Sinto uma vontade de retribuir isso aí. Eu até volto no tempo".

Fonte: Só Dá Vasco