Infantil: Técnico Cássio Barros analisa últimos insucessos e afirma: 'Acredito que esse grupo dará a volta por cima'

Sexta-feira, 02/08/2013 - 12:30

A última semana não foi nada boa para o juvenil do Vasco da Gama. Além de perder a decisão da Taça Guanabara para o Fluminense, o Gigante da Colina não conseguiu superar o Coritiba no Estádio de São Januário e acabou sendo eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. Os insucessos fizeram com que o time sub-17 recebesse as primeiras críticas na temporada.

Para entender os motivos que levaram o cruzmaltino a tropeçar em dois jogos decisivos, o Blog Meninos da Colina bateu um rápido papo com Cássio Barros, atual comandando do time vascaíno. A entrevista foi colocada no ar na última quarta-feira (31/07) no programa Só dá Base, da rádio Só dá Vasco.

Durante a conversa, o ex-lateral analisou o desempenho de sua equipe nas duas últimas partidas e revelou que os jogadores sentiram bastante a derrota para o Coritiba em São Januário. Apesar disso, Cássio garantiu que seus comandados darão a volta por cima no decorrer do ano de 2013. Vale lembrar que o cruzmaltino estreia neste sábado (03/08) na Taça Rio.

Confira o bate-papo exclusivo com Cássio Barros:

O Vasco não fez uma boa partida contra o Coritiba e acabou sendo eliminado da Copa do Brasil

"Essa categoria às vezes é um pouco diferente do profissional, até porque o atleta ainda não está totalmente maduro. Nós erramos muito no jogo contra o Coritiba. Temos alguns jogadores que estão acima da média de vários jogadores com essa idade, porém nessa partida eles não fizeram uma boa partida. O Danilo, por exemplo, foi destaque da Seleção Brasileira sub-20. Até mesmo por isso se criou uma expectativa muito grande em cima dele. Ele não esteve muito bem tecnicamente nesse jogo, esteve muito abaixo. O Índio, outro destaque nosso, também esteve abaixo. O Renato Kayser fez um grande Taça Rio, mas rendeu menos do que podia render. O Lorran, que esteve no profissional e agradou o Paulo Autuori, também esteve abaixo tecnicamente. Os principais jogadores nossos não foram bem. Quando jogadores desse nível não conseguem ter um bom desempenho, o time sofre, isso é normal. Os outros jogadores ficam esperando um respaldo desses jogadores e quando ele não vem, o rendimento da equipe fica comprometido".

Você acredita que esses insucessos recentes podem fazer o grupo sub-17 amadurecer?

"Com certeza. Isso faz parte do crescimento e do amadurecimento do atleta. Para eles é uma experiência também. É ruim ser eliminado, nós ficamos tristes, até porque o objetivo nosso era chegar bem mais longe nessa Copa do Brasil, mas não é porque perdeu que o time não tem mais perspectiva. A gente também não seria o melhor se tivesse vencido. A vida nossa continua e esses acontecimentos ajudam no desenvolvimento do atleta. Vamos continuar trabalhando. O Danilo, o Índio e o Lorran possuem muito potencial e ainda vão dar muitas alegrias para o torcedor vascaíno. Não só eles".

O que você achou do desempenho do seu time contra o Fluminense?

"Nós não fizemos um bom primeiro tempo. Nosso primeiro tempo foi muito ruim a nível de marcação, pois marcamos de longe e ficamos observando o Fluminense jogar. O Fluminense poderia até ter aberto um placar elástico no primeiro tempo. Eles criaram muito, mas não conseguiram transformar as chances criadas em gol. O jogo no segundo tempo foi totalmente nosso. Melhoramos a marcação e conseguimos criar várias situações. Empatamos o jogo e tivemos chances de virar a partida. O goleiro do Fluminense fez duas grandes defesas. No minuto final, quando nós tínhamos um jogador a menos, o Índio sofreu um falta, mas o juiz não marcou. Nós recuperamos o controle da bola e o árbitro solicitou que o nosso atleta colocasse a bola para fora. Ele pediu isso para que o Índio pudesse ser atendido. No retorno, o time do Fluminense não devolveu a bola e o juiz não parou o jogo. Acabou que os atletas se descontrolaram com a situação. Nós ficamos com dois jogadores a menos após a saída do Índio e não conseguimos reverter. Nosso time ficou revoltado com a atitude do Fluminense e esqueceu de marcar. Nessa desatenção nossa, num descuido, o Fluminense fez fez o segundo gol e não permitiu que o jogo fosse para os pênaltis. Apesar disso, acho que a atuação do time no segundo tempo foi louvável".

Por qual motivo você acredita que o time não conseguiu manter a regularidade nessas duas últimas partidas?

"É difícil de explicar. Não tem uma coisa lógica ou uma explicação básica. O time vem de boas campanhas, nós fizemos uma boa Copa Rio, e estava mantendo uma regularidade muito grande até o jogo contra o Coritiba em São Januário. Eu acho que uma coisa puxou a outra. Nosso desempenho não muito bom contra o Coritiba contribuiu para o resultado da final. Nós tivemos dificuldade para treinar durante a semana. Por conta da chuva, a gente só foi treinar na sexta-feira. O resultado contra o Coritiba para a gente foi muito frustrante, pois ninguém esperava ficar de fora da Copa do Brasil. Você ter que trabalhar a parte tática e a motivação do atleta é complicado. Já é complicado no profissional, onde os atletas já possuem uma maturidade maior, imagina na base. O menino às vezes não consegue esquecer acontecimentos como esses rapidamente. Nós trouxemos o resultado ruim da terça-feira para o jogo contra o Fluminense e demoramos um pouco para perceber que estávamos numa outra decisão. Demoramos para acertar. Eu acredito bastante nesse grupo, o grupo é bom. Temos totais condições de vencer a Taça Rio e enfrentar o Fluminense. Vamos fazer o possível para trazer esse título para o Vasco. Desde 2000 o clube não conquista o Estadual juvenil".

O que você espera do seu grupo daqui para frente?

"Acredito que esse grupo dará a volta por cima. É um grupo muito qualificado e comprometido com o trabalho. Eles são meninos que se dedicam e que estão sempre dispostos a fazer tudo aquilo que se pede. Eu tenho plena convicção de que nós vamos fazer uma grande Taça Rio e chegar na final de novo. Vamos fazer o possível para conquistar essa taça. É o nosso maior objetivo e creio que nós vamos fazer um bom segundo turno. Teremos o retorno de alguns jogadores que estavam lesionados. Eles vão ajudar a qualificar o nosso grupo e o nosso trabalho ainda mais. O trabalho tem que procurar sempre a formação do atleta".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco